Publicado em 26/06/2018
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à sua 17ª edição, de 30 de junho a 8 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo, com atrações para a família, aos fins de semana, e Sessões Escola, de segunda a sexta. Para estudantes de escolas públicas, a Mostra oferece transporte gratuito até o teatro. Além disso, haverá uma sessão especial para jovens na FIESC e uma Mostra Itinerante nos bairros mais afastados do teatro.
O Encontro Nacional do Cinema Infantil abre a programação adulta, em 30 de junho, das 10h às 12h, no Centro Administrativo do Governo do Estado, com a participação dos diretores de filmes que serão exibidos no festival. Neste ano a mostra volta a ter o show de encerramento gratuito no Teatro Governador Pedro Ivo com a atração “Tchiribim Tchiribom cantando pelo Mundo com Fortuna”. Outra novidade é a Sessão Família, no Jurerê Open Shopping, em 30 de junho e 7 de julho, sábados, às 18h. Durante todas as sessões haverá distribuição gratuita de pipocas.
As atrações integram narrativas dos povos originários, das infâncias latino-americanas e negras, além de filmes que abordam temas como a inclusão de pessoas anãs e de pessoas com deficiência. Sessões com acessibilidade para cegos, surdos e ensurdecidos, por meio da audiodescrição, libras e legenda, permitem que o encontro entre as diversas crianças seja ainda mais inclusivo. “A Mostra está cada dia mais plural permitindo que todas as crianças se vejam na tela e tenham a oportunidade de acessar a diversidade da infância brasileira”, afirma a diretora Luiza Lins.
Totalmente gratuita, a mostra exibirá cerca de 70 filmes do Brasil e do mundo. A parceria com o Canal Futura para a premiação em dinheiro continua. Para as produções nacionais, serão quatro prêmios no valor de R$ 5 mil: Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças.
Entre as atrações da 17ª edição estão as oficinas inéditas “Claquete” e “Dublagem original” para crianças. As crianças selecionadas na oficina participarão da dublagem ao vivo da mostra competitiva internacional.
A Sessão de Longa Internacional abre o primeiro dia de exibições. O “O livro de Lila”, uma produção da Colômbia e Uruguai, dirigida por Marcela Rincón terá dublagem ao vivo. O longa é a primeira animação infantil dirigida por uma mulher na Colômbia. Um filme sobre o valor da memória, dos livros e do crescimento em meio às novas tecnologias.
A mostra vai exibir três longas nacionais: “Sobre Rodas”, ficção de Mauro D’Addio, a produção Brasil - Espanha “Tropa de Trapo - Na selva do Arco-Íris”, animação de Alex Colls, e “Os detetives do Prédio Azul”, ficção de André Pellens. Após cada sessão haverá bate-papo com diretores e produtores.
O destaque desta 17ª edição é a quantidade de curtas de diretores e produtores negros, fomentados por políticas afirmativas do Ministério da Cultura. A primeira sessão de Curtas Nacionais, em 30 de junho, sábado, traz dois filmes que abordam a infância das crianças negras “Lá do alto”, de Luciano Vidigal, e a Fábula de Vó Ita”, de Joyce Prado. Após a exibição haverá debate com a participação dos diretores.
No domingo, 1, a sessão de Curtas Nacionais destaca o lançamento do documentário catarinense “As quatro estações”, de Lícia Brancher. Também haverá bate-papo com a diretora.
A sessão Fici Longa Internacional exibe a animação “Os comedores de Meia”, de Galina Miklínová, uma produção da República Tcheca, Eslováquia e Croácia. Na sessão de curtas internacionais destaque para o espanhol “Fish”, ficção de Javier Quintas, o alemão “Night Moves”, animação de Falk Schuster e o iraniano “Autumn leaves”, ficção de Saman Hosseinpuor. Pela primeira vez, filmes da Islândia e Índia passam a compor a programação, respectivamente: as ficções “Footsteps”, de Hannes Thor Arason, e “Dreams”, de Athithya Kanagarajan
Na sessão Longa Internacional a ficção alemã “Do meu tamanho”, de Auf Augenhöhe, aborda a história de um menino que vive em um orfanato e, ao sair em busca de seu pai, descobre que ele é um anão.
Além da programação no Teatro Pedro Ivo, a mostra segue em outros espaços de Florianópolis e outras cidades do estado, com o Cineclube da Mostra aos sábados, às 16h, no cinema do CIC, o Circuito Estadual de Cinema Infantil nos municípios catarinenses, e as Mostras Itinerantes em escolas e organizações.
A programação completa pode ser conferida no site www.mostradecinemainfantil.com.br.
Programação adulta
Além do Encontro Nacional do Cinema Infantil, integra a programação adulta o Fórum de Cinema e Educação, voltado para professores, com a palestra “A experiência lúdica e a liberdade de brincar na escola”, que será ministrada por Nélio Spréa, diretor dos filmes “O fim do recreio” e “A escola do ensino fundamental”. A atividade ocorre segunda-feira, 2 de julho, das 14 às 17h, no cinema do CIC. No dia 5, quinta-feira, no Teatro Pedro Ivo, acontece a “Conversa com André Catoto Dias, Gustavo Steinberg e Gabriel Bitar”, diretores do filme de animação Tito e os Pássaros, longa-metragem selecionado no Festival de Annecy 2018. No último domingo da mostra, às 15h, ocorre o lançamento da edição fac-similar artesanal do livro “Novos Contos”, publicado originalmente em 1954 quando o autor, de Rogério Sganzerla, ainda era criança.
Palquinho
No hall do Centro Administrativo, onde está localizado o Teatro Pedro Ivo, haverá café, sala de leitura e livraria. Nos finais de tarde tem Palquinho da Mostra. A abertura será especial com a participação das crianças do povo Guarani no Coral Mbora’i vy’a. A programação segue nos próximos dias com “Taiko Shimadaiko”, “Hoje é dia de Jazz Bebê”, e “Cartilha do Choro com Geraldo Vargas e Grupo.”
Acessibilidade
A mostra sempre foi pioneira em sessões com acessibilidade. Haverá quatro sessões com audiodescrição, libras e legendas aos finais de semana para que cegos, surdos e ensurdecidos possam acompanhar. Um intérprete de libras estará presente durante toda a programação.
Serviço:
O que: 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 30 de junho a 8 de julho
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis
Quanto: gratuita