Publicado em 25/04/2018
Para quem gosta de cerveja, não é necessário ser especialista em maltes, lúpulos e leveduras para se apaixonar pelo mundo das cervejas especiais. Com um território vasto de opções, é possível desenvolver diversos sabores e deixar a criatividade “dar vida” a verdadeiras preciosidades em harmonização, geralmente desenvolvidas após meses de estudo e degustações até chegarem à mesa dos bares e prateleiras.
Em um mercado extremamente concorrido, que contabiliza cerca de 500 cervejarias no Brasil, pensar fora da caixa é necessário para aqueles que querem de destacar. É o caso da microcervejaria Ashby.
Combinar sabores e aromas com bom gosto, trazendo experiências sensoriais exclusivas aos consumidores, é uma tática da empresa que está dando certo. De acordo com a empresa, boa parte desse sucesso vem da vontade de surpreender o consumidor com novos sabores e aromas. A outra parte é do compromisso com a qualidade.
Trazendo esse olhar diferenciado, o portfólio da Ashby conta com 12 rótulos cervejas especiais, tendo opções que levam aromas como laranja e framboesa com pêssego. Saiba mais sobre os rótulos:
Ashby Wheat Raspberry
É uma cerveja de trigo frutada, cerveja de alta fermentação. De cor escura opalescente, com aroma de cravo, canela, características do malte framboesa e pêssego e sabor balanceado e amargor moderado.
Teor alcoólico: 6,7%
Garrafa: 300ml
Ashby Wheat Orange
É uma cerveja de trigo frutada, cerveja de alta fermentação. De cor amarelo claro, opalescente, com aroma de cravo, canela, características do malte e laranja, além de sabor balanceado entre malte e lúpulos especiais.
Teor alcoólico: 6,7%
Garrafa: 300ml
O mercado da cerveja no Brasil
No Brasil a prática possui um mercado com grande potencial. Prova disso, são os números que revelaram a forte tendência de consumo dos brasileiros. Em 2014, o país produziu 14 bilhões de litros de cerveja, faturando R$ 70 bilhões e ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de fabricação da bebida, atrás apenas da China e Estados Unidos, e na 27ª posição mundial, com consumo de 66,9 litros por pessoa.
Números atualizados apontam que a produção artesanal hoje representa 1% do setor cervejeiro nacional, representando aproximadamente 91 milhões de litros anuais, mas, há estimativas que o país alcance 2% da fatia do mercado de cervejas em 10 anos. Tudo isso acontecerá, porque as pessoas passaram a buscar a experiência de consumo e produtos que tenham uma história, uma conectividade maior com os próprios gostos.
O ano de 2015 fechou com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa, em média, uma nova cervejaria por semana.
Estimava-se que em 2016 cerca de 60 novas cervejarias iniciaram a produção, o que levaria o país ao número de 432 cervejarias artesanais. A aposta era que em 2017 este número chegasse, a pelo menos, 500 cervejarias artesanais.
Um dado interessante é que, apesar do vasto território, 91% das micro cervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em 6 dos 27 estados do país.