img


Florianópolis, 29 de novembro de 2024



TURISMO

Pesquisa da FGV revela impacto econômico do turismo em Santa Catarina

Publicado em 08/03/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Pesquisa da FGV revela impacto econômico do turismo em Santa Catarina



Estudo encomendado pela Embratur mostra que impacto econômico do setor no verão foi de R$ 10,1 bilhões

O verão de Santa Catarina este ano comprovou a força do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, com entrada de divisas e geração de empregos. Durante os três meses da temporada, cerca de 2,5 milhões de turistas visitaram o estado e geraram um impacto de R$ 10,1 bilhões na economia. Os dados são de pesquisa encomendada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz esses números mostram a importância do turismo para a economia de Santa Catarina e de todo o país e defende mais investimentos em promoção internacional para produção de mais resultados positivos.

“Dados dessa natureza mostram a pujança deste setor para a economia e o alto retorno em curto prazo que a atividade oferece. Santa Catarina e o Brasil como um todo têm grande potencial para o turismo, que deve ser tratado como prioridade e fazer parte da agenda econômica e política do país”, defende Lummertz.

O estudo foi realizado com base nos dados da Fecomércio (SC) em relação ao número de turistas brasileiros e estrangeiros e a relação entre o gasto diário e o tempo de permanência médio nos destinos do estado. Foram usadas também informações da Infraero, Polícia Federal e Ministério do Turismo.

A FGV utilizou como metodologia a matriz do IBGE que mostra o efeito multiplicador do impacto dos gastos dos visitantes nos 52 segmentos que são envolvidos pela atividade turística. O impacto direto na indústria de turismo (hotéis, transportes, atrativos turísticos, bares e restaurantes) foi de R$ 7 bilhões e o indireto (energia, comunicação, agricultura, combustíveis, hospitais) foi de R$ 3 bilhões.  

De acordo com a projeção, o impacto econômico gerou R$ 735 milhões apenas em impostos nas esferas municipais, estaduais e federais. Durante o período, 299 mil pessoas trabalharam no setor de turismo, sendo 123 mil trabalhadores diretos e 176 mil indiretos. Do número total de turistas que visitaram o estado, 2,09 milhões eram brasileiros e 383 mil estrangeiros.

AÇÕES

O PL 2724/2015 que transforma a Embratur em serviço social autônomo (agencia) e pode potencializar o orçamento de promoção internacional, por não ficar mais dependente unicamente de recursos da União, está para ser votado em caráter de urgência na Câmara dos Deputados. Em 2017, o orçamento da autarquia foi de US$ 17 milhões, valor abaixo de concorrentes como México, Peru e Argentina.

Apesar dos poucos recursos orçamentários disponíveis, recentes ações pontuais da Embratur tiveram papel importante para o grande número de turistas e o consequente impacto positivo na economia de Santa Catarina revelado na pesquisa da FGV.

A campanha publicitária “O sul é o meu destino” voltada para promover os estados da região e também o lançamento da primeira campanha totalmente digital do Instituto e voltada para países da América Latina, por exemplo, que registrou em dois meses mais de 50 milhões de views dos vídeos, e resultou no maior movimento de turistas sul-americanos ao Brasil dos últimos cinco anos. As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.

A emissão do visto eletrônico para turistas australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos também já registra números que superam as expectativas. No balanço feito após a adoção da medida, levando-se em conta os primeiros 22 dias do mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2017, o Ministério das Relações Exteriores registrou um aumento de 80% nos pedidos de visto nos Estados Unidos. Também foi apontado um aumento de 35% nos pedidos feitos no Japão, assim como de 64% na Austrália. Quanto ao Canadá houve um aumento de 23%.

Outra medida, foi o acordo com a Polícia Federal na fronteira para facilitar a entrada no país de argentinos que viajam de automóvel, que estimula a vinda de mais estrangeiros e fortalece a imagem do Estado.

“Com a modernização da Embratur e o consequente aumento nos investimentos para a promoção internacional, poderemos fazer ainda mais pelo turismo brasileiro que irá gerar impactos ainda maiores para economia nacional”, completa Vinicius Lummertz.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...