Publicado em 05/02/2018
A Volvo deu início à fase de pré-venda do novo XC40 no Brasil. Sua chegada às concessionárias está agendada para março e deverá representar um aumento de 50% nas vendas da montadora no país, saltando de quatro mil para seis mil unidades. A novidade será o que o XC 40 será o SUV com capacidade semiautônoma mais barato do país. O preço do Volvo deve partir de R$ 169.950.
Ao todo, serão três versões disponíveis: T4, T5 Momentum e T5 R-Design. Os dois últimos modelos também contarão com a série especial First Edition. Veja por quanto serão vendidos os modelos do Volvo XC40 no Brasil:
XC40 T4: R$ 169.950 (R$ 145.950 para PCD)
XC40 T5 Momentum: R$ 189.950 (R$ 165.950 para PCD)
XC40 T5 R-Design: R$ 209.950 (R$ 185.950 para PCD)
XC40 T5 Momentum First Edition: R$ 199.950 - limitada a 40 unidades
XC40 T5 R-Design First Edition: R$ 219.950 - limitada a 30 unidades
Novo Volvo arrasa no desempenho e no conforto
O Volvo XC40 não veio para brincadeiras. A novidade traz de fábrica um motor 2.0 turbo a gasolina e câmbio automático de oito marchas para todas as configurações. Na versão mais barata, a XC40 T4, o propulsor gera 190 cv, o que já é um número surpreendente. No entanto, as configurações mais potentes (XC40 T5 Momentum e XC40 T5 R-Design, além da série First Edition) desenvolvem impressionantes 252 cv. Os SUVs mais caros também aceleram de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, com velocidade máxima estimada de 230 km/h.
Nos modelos mais avançados, o XC40 terá todos os sistemas de segurança já vistos nos modelos maiores da marca: frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, além do Pilot Assist, sistema de condução semiautônoma (como dito anteriormente), estarão disponíveis. Há ainda o sistema de conectividade e entretenimento Sensus, acessado por uma tela sensível ao toque de nove polegadas, o que torna o carro com uma interface simples, rápida e intuitiva.
O primeiro SUV compacto da marca sueca não decepciona em desempenho e conforto de rodagem. O veículo é estável nas curvas, sem comprometer o conforto. Há também o modo off-road que condiciona de uma outra forma a tração integral para quem gosta de cair na estrada. Além disso, ele é o primeiro modelo a ser construído na plataforma CMA, uma base mais compacta que usa materiais como o alumínio e aços de alta resistências.
Embora o XC40 seja compacto por fora, ele é bem espaçoso por dentro. Com seus 4,42 metros de comprimento e 1,86 m de largura, o banco de trás oferece um bom vão para pernas e cabeças. O porta-malas, por sua vez, acomoda impressionantes 460 litros e possui abertura e fechamento elétrico sem uso das mãos, um diferencial na categoria. Já a cabine segue as linhas elegantes e minimalistas da Volvo, com materiais nobres e macios ao toque como o como couro e alumínio.
Veja a configuração completa do Volvo XC40
Se todas essas características lhe impressionaram e você decidiu comprar um Volvo XC40, confira abaixo a configuração completa do novo modelo:
Motor: Transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo e compressor mecânico, injeção direta a gasolina;
Potência: 252 cv a 5.500 rpm;
Torque: 35,7 kgfm a 1800 rpm;
Câmbio: Automático de oito marchas; tração integral;
Direção: Elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na frente e multilink atrás;
Freios: Quatro freios à disco com quatro discos ventilados;
Pneus: 245/45 R20;
Dimensões: 4,42 metros (comprimento) x 2,03 metros (largura) x 1,65 metros (altura) x 2,70 metros (entre-eixos);
Tanque: 54 litros;
Porta-malas: 460 litros (fabricante);
Peso: 1.762 kg.