Publicado em 01/02/2018
Em 2017, a Barco lançou o desafio a 100 cervejeiros caseiros para que produzissem IPAs com sabores bem brasileiros. O carioca Marcelo Destefano foi quem apresentou a receita com adição de manga e ficou em segundo lugar, mas a receptividade do público foi tão boa que a Barco decidiu produzi-la também, depois da campeã IPA Goiaba, lançada em novembro de 2017.
A Brazilian IPA Manga já chama atenção pela cor. A manga madura confere um amarelo vivo e intenso, além de um aroma doce e complexidade. Um amargor na medida se contrapõe à doçura da fruta, realçando um antagonismo que surpreende o paladar. Há a utilização de lúpulos que realçam o aroma tropical.
O 6º Beermatch foi realizado, em 2017, em duas etapas. A primeira foi eliminatória, com a avalição das 100 receitas inscritas por uma banca de 30 especialistas. Desta fase, saíram sete finalistas para o teste do consumidor final. Cem pessoas foram convidadas para apreciar as sete receitas e escolhera a melhor com base em critérios utilizados em tradicionais concursos cervejeiros. A vencedora foi a Brazilian IPA Goiaba, receita do xxxxxx, e que teve seu primeiro lote vendido em uma semana.
A cervejaria Barco foi criada a partir da realização de um Beermatch. O concurso é uma tradição da marca e ratifica a característica inovadora dela. O hábito de lançar com frequência novas receitas conferiu à Barco um crescimento orgânico e uma identificação com os fãs de cerveja artesanal. Em 2017, a marca cresceu 60% com relação ao ano anterior.