Publicado em 08/12/2017
Um documentário que une literatura, história, dramaturgia e arte. Assim é o Letras Catarinas – a trajetória de uma Academia, que será lançado na próxima segunda-feira (11), às 19h. O filme resgata fatos marcantes dos 97 anos da Academia Catarinense de Letras (ACL). Criada a partir de pesquisa histórica, a narrativa do filme é costurada com cenas de dramaturgia, depoimentos e recitais com os acadêmicos atuais.
A dramaturgia foi inspirada em episódios importantes que envolvem personagens como José Boiteux, fundador da Academia, Maura da Senna Pereira, primeira mulher na ACL), Othon D’Eça, um dos significativos presidentes, e Delminda Silveira, mulher relevante para a literatura catarinense. O filme é uma coprodução da Contraponto e da TVi e teve como parceira a própria Academia Catarinense de Letras.
“Este projeto é o primeiro a dar luz à memória da Academia Catarinense de Letras. Nossa proposta foi resgatar o legado de quase um século de história dedicada à literatura. Com este documentário, pretendemos democratizar a memória e o saber literário produzido em Santa Catarina”, diz a jornalista Maria Thereza Cordeiro, que é uma das idealizadoras do documentário.