Publicado em 18/09/2017
Tradicionalmente comemorada no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha será celebrada oficialmente em Santa Catarina pela primeira vez. O governador Raimundo Colombo sancionou, no mês de agosto, o projeto de lei do deputado estadual Darci de Matos, que prevê a comemoração entre os dias 13 e 20 de setembro para valorizar a cultura e oficializar as festividades da Semana Farroupilha no Estado Catarinense.
O MeatShop celebra as tradições gaúchas há mais de seis anos e, este ano, não será diferente. Ao som da cantora Ana Negrello, o público poderá participar da mateada ao redor do fogo de chão, enquanto o cordeiro inteiro será assado pela maestra assadora Beth Schreiner.
Para a veterinária e maestra assadora Beth Schreiner, o dia 20 de setembro se comemora os ideais da Revolução Farroupilha e a reivindicação dos produtores rurais de proteger as riquezas do Sul do país. “Aproveitamos esta semana para homenagear os produtores que trabalham no campo cuidando dos animais, valorizando a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul”, explica Beth Schreiner.
A Festa Campeira celebrará a Semana Farroupilha por meio da culinária e da música. Para animar o jantar, a cantora gaúcha Ana Negrello sobe ao palco com um repertório especial para homenagear seus conterrâneos. Formada em música pela Universidade Federal de Santa Maria e radicada em Florianópolis há sete anos, Ana Negrello canta de MPB a música latino-americana.
O jantar será preparado com pratos típicos da culinária gaúcha, acompanhado de bons vinhos e cervejas artesanais. A entrada será linguiça artesanal; bolinho de arroz e mandioca frita; os pratos principais são arroz de carreteiro; moranga caramelada; feijão mexido; vazio, bife de chorizo, frango e costelinha suína. Após o jantar, as sobremesas ambrosia, pudim de leite condensado, arroz de leite e sagu serão servidas.