Publicado em 10/08/2017
Mais uma vez, o evento que promove qualificação e capacitação para a hotelaria traz pertinentes discussões, neste ano, as tendências e novidades são abordadas com o intuito de tornar mais eficiente e competente a gestão de hotéis e meios de hospedagem.
Osmar José Vailatti destacou em seu discurso que o evento se constitui para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considera Osmar Vailatti.
Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt, bem como, a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.
Quem também deixou sua mensagem foi o presidente da ABIH Nacional Dilson Jatahy Fonseca, que falou sobre a importância do evento para a hotelaria nacional, mencionando que o atual momento econômico não está favorável e que todas a iniciativas devem ser prestigiadas. “O Encatho é um dos grandes encontros nacionais da hotelaria, uma referência no setor. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirmou o Dilson.
Para Leonel Pavan, Secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Estado de Santa Catarina, o Encatho & Exprotel tem uma importância social e econômica muito grande, pois além de movimentar a economia, a renda que toda cadeia produtiva presente no evento promove fortalece, através dos impostos, investimentos na educação, saúde e segurança. Além disso, lembra que quase 13% do PIB de Santa Catarina vem do setor, por isso a importância de discutir e qualificar a hotelaria.
“As expectativas neste ano são grandes, tanto que o encontro de todos os secretários de turismo dos municípios catarinenses faz parte da programação do evento. Além disso, é uma ótima oportunidade para construir uma ideia para o turismo no Brasil, especialmente no sul do país, focada na união dos três estados para fortalecer o nosso projeto: “O Sul é Meu Destino”, comenta o Secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina.
Após os discursos foram feitas prestadas as homenagens, Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017” o troféu “Maria Helena Petry Makowiecky”, foi concedido a Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.
Quem também recebeu homenagem foi o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de sua atuação política - municipal, estadual e nacional.
Por fim, os expositores da Exprotel – Feira de Produtos e Serviços do Turismo e da Hotelaria, foram homenageados na pessoa do gerente de vendas da Harus, Maurício Garcia. Ele comenta que a feira é importante para os expositores devido ao sentido geográfico, pois a Exprotel é a feira de maior significado e força no sul do país, por isso a importância de sempre participar e procurar atender o mercado de todo o Brasil.
“A qualificação é a palavra principal do evento. Melhorias no atendimento, no serviço, nas novidades que os próprios expositores trazem para o meio hoteleiro. As facilidades e comodidades que isso vem a oferecer compõem todo o conforto que o cliente pode ter dentro de um quarto de hotel, desde a cama, até os amenities”, finaliza Maurício.
Após a solenidade de abertura e o corte da fita de acesso à Exprotel, o primeiro dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou com visita aos estandes, coquetel e muita cerveja artesanal, uma parceria da ABIH-SC com o Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis, SEBRAE-SC e FAMPESC.
A partir de agora, iniciam oficialmente as atividades do maior evento do sul do país voltado para a hotelaria. A programação extensa conta com simpósio, fóruns, painéis e palestras. Confira a programação completa no site.
O evento vai até sexta-feira (11). As inscrições são gratuitas e permanecem disponíveis durante todo o evento período através do site.