Publicado em 23/11/2016
A Festa do Morango se realizará entre os dias 25 a 27 de novembro, no Distrito de Taquaras, no Parque do Morango, com muitos atrativos como quiosque de sobremesas, feira do morango, feira de artesanato e produtos coloniais, Sítio do Papai Noel, Casa do Imigrante e muito mais.
Segundo Letícia Weigert, uma das coordenadoras da 25ª Festa do Morango, este ano é especial sobretudo por tentar retratar a história da festa. "É uma celebração, 25 anos de uma festa de uma comunidade pequena, ela tem muita história. Vai ser contada esses 25 anos, do que se tornou a Festa do Morango.", enfatiza Letícia.
Em 2001, a cidade recebeu o título de capital catarinense do morango por meio de uma lei estadual. A região é responsável por 60% da produção do fruto em Santa Catarina. Atualmente, segundo produtores, 80% da economia do município depende do cultivo.
"Esse ano a festa está um pouquinho maior, a gente tem a parte da gastronomia, ela está um pouquinho mais elaborada, a feira do produtor a gente tem produtos de qualidade. Então o visitante vai chegar na festa ele vai sentir essa diferença, nesse preparo da festa que a gente fez, para ela ser especial a gente selecionou bastante, as pessoas que vão estar aqui oferecendo seus produtos.", informa Letícia.
Tradicional, o evento que acontece desde 1992 conta com a participação da comunidade e dos produtores da fruta na região. A organização do evento estima um público em torno de 15 mil pessoas por dia, durante os três dias de comemoração.
No domingo acontece o desfile histórico-cultural. "Ele vai contar a história da nossa festa, porque ela é tão especial, porque ela é tão diferenciada, em relação à outras festas da região. O desfile começará no praça de Taquaras, dá entorno de 1 kilometro até chegar no parque, e as pessoas observam esse desfile por todo esse trajeto. O auge do domingo é justamente a chegada do desfile no parque.", finaliza Letícia Weigert.