Publicado em 11/01/2016
“David Bowie morreu em paz hoje, cercado por sua família depois de uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos vão dividir a dor pela perda dele, pedimos que vocês respeitem a privacidade da família neste período de luto”, informou o comunicado oficial.
Seu filho, o diretor Duncan Jones, também se pronunciou em sua conta no Twitter. "Muito triste em dizer que é verdade. Ficarei offline por um tempo. Amor para todos", escreveu.
David Bowie nasceu David Robert Jones, em 8 de janeiro de 1967, na cidade de Brixton, Londres, Bowie formou a primeira banda aos 15 anos, The Konrads. Ele adotou o sobrenome Bowie em meados dos anos 1960, já que seu sobrenome gerava confusão com Davy Jones, do The Monkees.
Segundo a Roling Stones, o mais recente disco de David Bowie, Blackstar, foi lançado em 8 de janeiro de 2016, e críticos de todo o mundo estão definindo o álbum como uma obra-prima. “É um dos trabalhos mais agressivamente experimentais que o cantor já fez”, escreveu o crítico David Fricke, daRolling Stone EUA. No entanto, o CD não é um ponto fora da curva, já que Bowie tem sido um pioneiro desde o final dos anos 1960, quando despontou com a faixa “Space Oddity”. A seguir, ouça dez canções-chave de Bowie que pavimentaram o caminho para um trabalho como Blackstar.
Icone e influência
A influência de David Bowie é única, musical e socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, "ele penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável."De fato, grande é sua influência no mundo da música entre artistas e bandas mais antigas e a nova geração, e, além de ter auxiliado movimentos como a libertação gay e a recriação de uma nova juventude independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma carreira prestigiada no cinema.
Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular 100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39ª posição em sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".
A influência de David Bowie é imensa, musical e socialmente. Suas canções e as apresentações inovadoras trouxeram uma nova dimensão para a música popular do começo da década de 70, influenciando fortemente tanto suas formas imediatas como seu desenvolvimento posterior.