23 de dezembro de 2025
#Destaques #Florianopolis #Geral

Mutirão limpa-poste removeu mais de 17 toneladas de cabos obsoletos das ruas de Florianópolis em 2025

Ação integrada percorreu 17 quilômetros da capital, organizou a fiação aérea e reforçou a segurança urbana

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), realizou 27 mutirões limpa-poste ao longo de 2025. A iniciativa em parceria com a Celesc e empresas de telecomunicações é coordenada pela Fiscalização de Serviços Públicos e tem como objetivo remover fios irregulares ou sem uso dos postes das ruas de Florianópolis.

Ao longo do ano, 17.869 quilos de fio foram removidos em várias regiões, percorrendo 17 quilômetros da capital, sobretudo na região central e Norte da Ilha. Durante as diligências também foram emitidos 59 autos de notificação para regularização de possíveis desvios às normas vigentes.

As equipes trabalham na remoção de cabos obsoletos, instalados de maneira irregular ou que estejam soltos. Os mutirões contribuem para a organização visual das ruas e facilitam serviços de manutenção e expansão de redes de energia, internet e telefonia. Além disso, a remoção reduz riscos para pedestres, motoristas e técnicos que trabalham em altura.

O Plano de Cooperação Técnica (PCT) entre Prefeitura, Celesc e empresas completou um ano em 2025, com resultados expressivos de mais de 29 toneladas de fios removidos nas ruas da capital até o começo de dezembro.

“O resultado expressivo de quase 17 toneladas removidas nesse ano é muito perceptível em cada via que o mutirão passou. A cidade fica mais limpa, organizada e ganhamos também em segurança, com menos riscos para quem passa nas ruas e menos oportunidades para furto desse tipo de material. Em 2026, vamos continuar avançando com os mutirões pela cidade”, afirma a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.