24 de outubro de 2025
#Cultura

Museu Histórico de Santa Catarina sedia exposição sobre bicentenário de Dom Pedro II

A partir do dia 30 de outubro, às 19h, o Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, recebe um acervo de porcelanas, cristais, medalhas, ordens honoríficas, documentos raros e outros objetos que pertenceram à realeza e à aristocracia na exposição “O Bicentenário do nascimento de Dom Pedro II e os 180 anos de sua passagem por Santa Catarina”. A entrada é gratuita e, na ocasião, será inaugurado o busto de Dom Pedro II doado por Plinio Verani.

A exposição promete uma imersão na história do Império do Brasil, no Palácio Cruz e Sousa, edifício que, há 180 anos, foi convertido em Paço Imperial para recepcionar o Imperador Dom Pedro II, tornando Florianópolis temporariamente a capital do Império do Brasil. A curadoria e o acervo pertencem ao advogado, pesquisador e escritor André Luiz Rigo, também conhecido pelo perfil @barao_de_perdizes no Instagram.

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, das 10h às 13h30. O Museu não abre às segundas e aos domingos.

Serviço:

O quê: Exposição “O bicentenário do nascimento de Dom Pedro II e os 180 anos de sua passagem por Santa Catarina”
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis (SC)
Abertura: 30/10/2025, às 19h.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, das 10h às 13h30. O Museu não abre às segundas e aos domingos.
Entrada gratuita