A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito firmou parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese) para analisar a mobilidade urbana e aprimorar o transporte público de passageiros em São José.
O estudo será usado como referência em licitação para concessão do sistema de transporte coletivo, garantindo a eficiência do serviço. Atualmente não há uma concessão, pois o contrato venceu em 2008. "A atual gestão está trabalhando para viabilizar a concessão de um novo sistema", afirma a secretária de Segurança, Andrea Luiza Grando.
“O transporte público faz parte da realidade de boa parte dos josefenses. Garantir um transporte de qualidade é pensar facilitar a vida das famílias e integrar os bairros de São José", afirma o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
Cronograma do estudo
O cronograma do estudo é de nove meses. O projeto será dividido em seis etapas: levantamento de informações; diagnóstico do sistema atual; estruturação do modelo para a licitação; desenvolvimento do manual e cálculos dos custos; estudo econômico-financeiro do modelo; e elaboração do termo de referência do edital.