A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu nesta semana as obras dos três novos parques lineares e as áreas já foram liberadas à população.
Os três novos parques, que se estendem por aproximadamente 25 mil metros quadrados, contam com ciclovias, trilhas para caminhada, espaços para atividades físicas e áreas de descanso, além de áreas de lazer voltadas para crianças e famílias. A iniciativa visa aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também promover a integração entre os bairros e a preservação ambiental.
Os moradores já começaram a visitar os parques, e muitos expressaram entusiasmo com a nova infraestrutura. “É uma área muito agradável, com bastante grama e que as crianças estão adorando. Todos estão adorando”, afirma Ariane Késia Maia, 30 anos, mãe da Vitória, 8, e de Helena, um ano, que aproveitam o início da noite de quinta-feira (26) para se divertirem no Parque Linear do Sertão do Maruim.
“Aqui não tinha nada para as famílias aproveitarem, agora com esse parque podemos nos reunir de dia e a noite. Todos podem aproveitar”, destaca Thais Schitz, 39, mãe da Catarina, 2 anos.
Atualmente, São José conta com sete parques lineares, localizados nos loteamentos Lisboa, Renata, Araucária, Ceniro Martins e nos bairros Areias, Ipiranga e Fazenda Santo Antônio.
Os novos parques foram planejados com foco na sustentabilidade, incorporando sistemas de drenagem eficiente e plantio de espécies nativas, que ajudam a promover a biodiversidade local.
Resultado de uma cooperação com a incorporadora Pedra Branca, o Parque Linear do Sertão do Maruim, localizado na rua Francisco Antônio da Silva, será doado pela empresa ao Município. A Prefeitura viabilizou o terreno com uma área de 10 mil metros quadrados. A praça conta com ampla área de convívio para os moradores, quadra poliesportiva, quadra de areia, playground com acessibilidade, pet place, academia de ginástica ao ar livre, mesas de jogos, além de mesas de piquenique e de refeição coletiva, além de ser totalmente iluminada.
No bairro Serraria, o novo parque liga os loteamentos Morar Bem até o Zanellato. Com 9,3 mil metros quadrados e atende uma população estimada de mais de três mil habitantes. No local há uma ciclovia, pista de caminhada, áreas para descanso com bancos e mesas, além de toda iluminação no parque.
Já no Parque Linear Picadas do Sul, com uma área de 5,3 mil metros quadrados, o terreno fica entre as ruas Doze de Outubro até a Jandaia, em uma área que era utilizada como “lixão” e onde havia uma vala a céu aberto. Entre as obras realizadas estão uma academia da terceira idade, pista de caminhada, quadra de areia, parque infantil, quadra de futebol e bancos de concreto.