img


VARIEDADES

Fanfarra da Ponte vai agitar o Centro de Florianópolis com arraiá fora de época

Publicado em 19/09/2024

3º Fanfarraiá ocorre no dia 22 de setembro, na Rua Victor Meirelles, com programação musical intensa para não deixar ninguém parado e comidas típicas


Fanfarra da Ponte vai agitar o Centro de Florianópolis com arraiá fora de época

Arraial em setembro? Temos!! A Rua Victor Meirelles, no Centro Leste de Florianópolis, vai se transformar em um grande palco para a 3° edição do Fanfarraiá, o tradicional arraial da Fanfarra da Ponte, projeto que une musicistas, músicos e estudantes de sopro e percussão na capital. O evento ocorre no dia 22 de setembro, das 15h às 22h, e promete muita música e diversão para todas as idades em pleno mês de setembro. O evento gratuito e aberto ao público é uma celebração da cultura popular e uma oportunidade para a comunidade apreciar o talento e a dedicação dos músicos e alunos envolvidos no projeto, vai contar com uma programação musical de cerca de 10 horas, mas em caso de chuva, o evento pode ser adiado.

O Fanfarraiá é um evento único e uma grande oportunidade da Fanfarra da Ponte e os alunos do Núcleo de Estudos apresentarem o repertório ensaiado durante todo o primeiro semestre. Este ano, a programação está repleta de atrações imperdíveis, e sim, terão comidinhas típicas de um arraial de verdade! Entre as atrações está a apresentação energizante do DJ Chong, com uma seleção musical diferenciada e especial; tem também apresentação do FanForró (arrumadinho de forró dos profs da Fanfs), e a Gafieira do Carlão, que promete envolver o público com o melhor do samba de gafieira e com identidade própria. E o ponto alto da noite será a apresentação da Fanfarra da Ponte, com um repertório vibrante e arranjos próprios, e com a participação dos alunos do Núcleo de Estudos da Fanfarra. Além das apresentações artísticas, o Fanfarraiá vai contar ainda com as tradicionais barraquinhas de comidas típicas.

O evento desempenha um papel crucial na captação de recursos para a sustentabilidade dos projetos da Fanfarra da Ponte, como as apresentações em comunidades vulneráveis da região, o que promove a inclusão e a educação musical local. E o Núcleo de Estudos Fanfarra da Ponte é um projeto cultural realizado pela Associação Cultural Cachola de Bernunça, por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da CELESC.

“O Fanfarraiá é mais do que uma festa; é uma celebração da cultura e um momento de união da comunidade. É também uma oportunidade para mostrarmos o trabalho incrível que nossos alunos e músicos vêm desenvolvendo. Esperamos que todos venham e se juntem a nós para um dia inesquecível,” afirma Mônica Becker, produtora da Fanfarra da Ponte.

 

Sobre a Fanfarra da Ponte

A Fanfarra da Ponte nasceu no Carnaval de 2020 com um pequeno grupo de músicos que, com o desejo de colorir e balançar as ruas de Florianópolis, levou seu estandarte e seu cortejo pelo Centro da cidade. Com a intenção de promover a experiência de construir o Carnaval junto com o povo, na rua, o grupo colocou as tradicionais marchinhas carnavalescas em seu merecido lugar ao sol e, ao mesmo tempo, trouxe diversas outras canções populares da atualidade, vestindo esse repertório com uma roupagem própria. 

A partir desta primeira experiência, seus criadores perceberam a potencialidade da Fanfarra da Ponte como objeto de formação musical. Contemplado em 2022 pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o coletivo realizou um processo seletivo e em janeiro iniciou o 1º Núcleo de Estudos de Sopros e Percussão da Fanfarra da Ponte, com 90 participantes. Desde então, já foram realizadas mais de 25 apresentações e 12 turmas de aulas  com os professores Eva Figueiredo (clarinetes e clarone), Carlão (trompetes e trombones), Osvaldo Pomar e Ricardo Lagartixa (percussão).

 

Serviço:

O quê: 3º Fanfarraiá

Quando:22 de setembro, das 15h às 22h

Onde: Rua Victor Meirelles, Centro Leste, Florianópolis

Evento gratuito e aberto ao público 

Aceitamos contribuição espontânea para apoiar as atividades do projeto