A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu nesta terça-feira (3) as obras de pavimentação asfáltica da Rua Jorge José da Silva, principal acesso ao Aeroclube de Santa Catarina, localizado no bairro Sertão do Maruim. O local é considerado estratégico para o setor de transporte de órgãos a serem transplantados no Estado, além de atender a Segurança Pública catarinense com voos de emergência do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Civil.
O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, e de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Pedro Paulo Duarte da Silva, estiveram no acesso vistoriando a conclusão dos serviços e destacaram a importância dela para São José e para Santa Catarina. “É uma obra almejada há 47 anos, e agora a Prefeitura conseguiu retribuir ao Aeroclube com essa via pública onde passam diariamente ambulâncias, viaturas da Polícia Militar e Civil, Bombeiros e todos que precisam de um deslocamento rápido no Estado”, observou Pedro Paulo.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, foram 40 dias de obras com intervenções de drenagem, base, sub-base e capa asfáltica na via, que tem 700 metros. “Nosso objetivo é proporcionar melhor mobilidade urbana para a nossa população. A Prefeitura vem realizando diversos trabalhos nas ruas de São José com abertura e revitalização de ruas, entre outros serviços. E tudo isso para com o bem-estar de todos os josefenses.”
O presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Marcelo Dauer, enalteceu a importância da obra, lembrando que atualmente o local é utilizado para pousos e decolagens, com média de 1,2 mil voos mensais, o dobro do Aeroporto Internacional de Hercílio Luz, em Florianópolis. “Somos uma instituição com credibilidade e credenciada junto à Anac (Agência Nacional de Avião Civil), formando cerca de 100 pilotos por ano em sua escola de aviação”, comentou. Somente com o transporte de órgãos a serem transplantados no Estado são em média 12 voos mensais.
Ele lembra que o Aeroclube completa 87 anos de existência no dia 21 de setembro e que neste período já atuou em várias causas sociais. “No período da pandemia da Covid, realizamos o transporte de mais de quatro mil quilos de equipamentos, respiradores e outros insumos necessários para auxiliar no combate ao covid. Foram mais de 10 mil quilômetros rodados, mobilizando diversas aeronaves e atendendo a demanda de todo o Estado.”