As compras digitais no setor automotivo vêm ganhando força. Um monitoramento feito pela Sondagem do Comércio do FGV IBRE – Instituto Brasileiro de Economia – mostra que houve um aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças, no segundo trimestre de 2024. A Sondagem do Comércio do FGV IBRE vem monitorando o comércio online no Brasil desde o terceiro trimestre de 2020 com o Indicador de Vendas Online (IVO), que mede a participação das vendas realizadas por canais digitais, como websites, aplicativos e e-mails, no total de vendas do Comércio.
Os consumidores estão preferindo pesquisar, pela internet, direto do conforto de casa, ou durante o intervalo do almoço ou café. Escolhem marca, modelo, ano, cor, valor e só depois de saber os detalhes procuram a loja para a última negociação e buscar o veículo. Às vezes, nem isso é preciso.
Confirmando esta tendência de mercado, “a RB Motors com lojas em Florianópolis, Itajaí e Urubici vem dando espaço para os clientes escolherem entre o atendimento online e o presencial”, explica Douglas Oliveira, sócio da marca. Ele conta que cada loja tem um perfil. A matriz, em Florianópolis, é a mais tecnológica, com cerca de 60% a 70% das vendas online, direto no site da empresa. Já a loja de Itajaí mescla as vendas entre online e presencial, dependendo a maior parte do fluxo de loja e em Urubici, as vendas se concentram no atendimento direto com o cliente, no balcão da loja, falando com o vendedor.
Os números são satisfatórios para uma revenda de carros seminovos, mas a tendência é de mais crescimento. E a expectativa é realmente de aumento nas vendas online, principalmente na região serrana, seguindo a loja de Florianópolis. Em Urubici, estão sendo instalados novos outdoors pela cidade para impulsionar a venda digital. Douglas acredita que está no caminho certo. “Fomos a revenda da região da Grande Florianópolis pioneira no segmento a ter um sistema para controle de entrada e saída de veículos, fomos a primeira a acreditar, desenvolver e investir nos canais digitais, redes sociais e ações de mídias on e off como eventos externos para atender melhor nossos clientes e vamos seguir com esta estratégia”.