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ECONOMIA

Plataformas digitais impulsionam vendas de veículos

Publicado em 02/09/2024

Passar o dia percorrendo lojas, olhando carro por carro, conversando para saber detalhes da mecânica, lataria, elétrica, pneus e outros componentes, além das condições de pagamento, pode não ser o ideal para quem está pensando em trocar de veículo.


Plataformas digitais impulsionam vendas de veículos

As compras digitais no setor automotivo vêm ganhando força. Um monitoramento feito pela Sondagem do Comércio do FGV IBRE – Instituto Brasileiro de Economia – mostra que houve um aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças, no segundo trimestre de 2024. A Sondagem do Comércio do FGV IBRE vem monitorando o comércio online no Brasil desde o terceiro trimestre de 2020 com o Indicador de Vendas Online (IVO), que mede a participação das vendas realizadas por canais digitais, como websites, aplicativos e e-mails, no total de vendas do Comércio. 
Os consumidores estão preferindo pesquisar, pela internet, direto do conforto de casa, ou durante o intervalo do almoço ou café. Escolhem marca, modelo, ano, cor, valor e só depois de saber os detalhes procuram a loja para a última negociação e buscar o veículo. Às vezes, nem isso é preciso.
Confirmando esta tendência de mercado, “a RB Motors com lojas em Florianópolis, Itajaí e Urubici vem dando espaço para os clientes escolherem entre o atendimento online e o presencial”, explica Douglas Oliveira, sócio da marca. Ele conta que cada loja tem um perfil. A matriz, em Florianópolis, é a mais tecnológica, com cerca de 60% a 70% das vendas online, direto no site da empresa. Já a loja de Itajaí mescla as vendas entre online e presencial, dependendo a maior parte do fluxo de loja e em Urubici, as vendas se concentram no atendimento direto com o cliente, no balcão da loja, falando com o vendedor.
Os números são satisfatórios para uma revenda de carros seminovos, mas a tendência é de mais crescimento. E a expectativa é realmente de aumento nas vendas online, principalmente na região serrana, seguindo a loja de Florianópolis. Em Urubici, estão sendo instalados novos outdoors pela cidade para impulsionar a venda digital. Douglas acredita que está no caminho certo. “Fomos a revenda da região da Grande Florianópolis pioneira no segmento a ter um sistema para controle de entrada e saída de veículos, fomos a primeira a acreditar, desenvolver e investir nos canais digitais, redes sociais e ações de mídias on e off como eventos externos para atender melhor nossos clientes e vamos seguir com esta estratégia”.