O projeto prevê que a unidade seja instalada na antiga estrutura da UNIVALI, uma área de 20 mil metros quadrados, correspondente a quase três campos de futebol, no bairro Sertão do Maruim. A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). "Esse complexo vai diminuir as filas e melhorar muito a saúde da nossa cidade. São José merece um hospital para chamar de seu", afirmou Orvino.
O antigo campus da UNIVALI possui seis edificações já existentes e uma área útil de 12 mil metros quadrados. Isso permitirá que o projeto avance com rapidez, por conta da estrutura já pronta. O complexo hospitalar terá capacidade para 140 leitos de internação, 30 leitos de UTI e um centro cirúrgico com 10 salas.
Além disso, o Complexo contará com um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), oferecendo exames essenciais como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Também abrigará ambulatórios de especialidades, com foco em áreas de alta demanda como oftalmologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.
Na avaliação de Orvino, o Complexo vai beneficiar não apenas São José, mas todo o estado de Santa Catarina, com a melhoria na qualidade do atendimento e desenvolvimento regional.