O Destino Floripa & Região capacitou mais de 200 empresas operadoras de turismo e agentes de viagem do Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, considerados os maiores emissores de visitantes da América Latina para Florianópolis e cidades vizinhas. A entidade encerrou nesta semana o ciclo da ação Florianópolis Day de 2024 na América do Sul, visitando as capitais destes países para qualificar os profissionais do trade sobre o potencial da capital catarinense e seu entorno.
A ação, que já foi realizada no Paraguai, em julho, e este mês teve edições no Chile (6/8), Argentina (8/8) e Uruguai (12/8), é um workshop ministrado pela Analista Comercial e de Visitors da entidade, Elaine M. das Neves, para agentes de viagens, operadores de turismo, representantes da imprensa e formadores de opinião. O Florianópolis Day atualiza esse público sobre atrações, particularidades e vantagens em visitar a região não apenas durante o verão, mas também nas demais estações do ano.
A rota direta entre Florianópolis e Santiago, no Chile, iniciou operação em novembro do ano passado e a partir de outubro contará com dois voos diários. A partir de dezembro, começam os voos diretos entre Florianópolis e Assunção, no Paraguai. A capital da Argentina também já tem voos diretos para Santa Catarina e, na alta temporada, há voos diretos ainda da capital do Uruguai.
Levantamento da empresa de viagens Decolar colocou Florianópolis no quarto lugar entre os destinos brasileiros mais desejados por viajantes da América Latina. De acordo com o estudo, os maiores emissores de viajantes para o Brasil são as cidades de Buenos Aires, Santiago, Córdoba e Montevidéu. No ano passado, segundo dados da Embratur, a Argentina foi o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhão de visitantes (32% do total). O Chile foi o terceiro maior emissor, com 458,5 mil (7,7%), seguido pelo Paraguai, com 424,5 mil (7,1%), e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%).