Em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de São José promoveu mais uma rodada de capacitação para os profissionais da Atenção Primária à Saúde nesta terça-feira (13).
O evento realizado pela Secretaria de Saúde faz parte das atividades programadas para o mês de agosto e ocorreu nas instalações da Prefeitura, se alinhando ao objetivo de aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais de saúde no manejo clínico da amamentação. A capacitação anterior aconteceu no dia 7 de agosto.
Durante o evento, a gerente de Saúde da Criança, Carla Regina Galego, abordou a questão nutricional do leite materno, destacando seus benefícios para a saúde e o desenvolvimento dos bebês. As enfermeiras Lígia Machado Serafin e Mayara da Silva Jochem, do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM), também participaram do evento. Elas apresentaram o trabalho realizado pelo centro em São José, que se dedica a incentivar, promover e proteger o aleitamento materno na comunidade.
Os participantes foram expostos a uma variedade de temas relevantes para proporcionar um atendimento humanizado e sensível às necessidades das mães e seus bebês.
O objetivo do encontro, segundo a enfermeira especialista em amamentação do Instituto Brasil Vivo de São José (IBV), Sônia Silva, é melhorar a prática e o suporte oferecido aos profissionais de saúde para promover o aleitamento materno e oferecer assistência eficaz às mães. “A gente atua no sentido de envolver todos os profissionais, fortalecer as ações de aleitamento materno, programar a atuação direta para beneficiar a mãe e o recém-nascido, sempre com foco no sucesso do aleitamento”, esclareceu a profissional.
A importância da amamentação, o conceito dos principais passos para o sucesso do aleitamento materno e as intercorrências mais comuns estão entre alguns dos temas principais que foram abordados durante a capacitação. “As atividades são essenciais para manter em evidência a importância do aleitamento materno, que traz benefícios para a mãe e para o bebê, além de ajudar na doação de leite. Todos envolvidos com mais informação, qualificação e conscientização fazem a diferença e garantem o sucesso do aleitamento”, reforça Sônia.
O evento, que contou com o apoio do Instituto Brasil Vivo de São José (IBV) e da Associação Brasileira de Aleitamento Materno (ABAM), finalizou com a palestra do médico
pediatra Cecim Achar, comprometido com a promoção do aleitamento materno e um treinamento prático com bonecas, que ensinou a forma correta de amamentar.
“A gente aprende muito mais sobre o manejo com o bebê, sobre a estimulação da sucção, as posições da criança no colo. Vai me ajudar muito quando estiver lidando diretamente com as mães”, declarou a enfermeira da rede Tabata Rocha da Cunha.