A partir da tarde, com a entrada de um sistema de alta pressão na retaguarda da frente fria, o tempo começa a abrir, ficando com sol e variação de nuvens em todas as regiões.
Entre a noite da sexta-feira (09) e a madrugada do sábado (10), não se descarta a chance de precipitação invernal (chuva congelada/graupel/neve) nos pontos mais altos da Serra.
A massa de ar seco e frio derruba as temperaturas ao longo do período, com as mínimas ocorrendo no final da noite, que ficam entre -2 e 5°C do Extremo Oeste aos planaltos e nas áreas serranas da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, e variam entre 6 e 12°C nas demais regiões.
À tarde, as máximas oscilam entre 8 e 12°C no Grande Oeste, no planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana e marcam entre 14 e 21°C no restante do estado.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
O vento predomina do quadrante sudoeste/sul em todas as regiões, com intensidade fraca a moderada e com rajadas variando entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras, no Planalto Sul e nas áreas Serranas do Litoral Sul, ficando acima de 60 km/h no mar, o que deixa o mar agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com picos de ondas de sul/ sudeste, alturas entre 1,5 e 2,0m e picos entre 2,5 e 3,0m em alto mar, e mar pouco agitado no Litoral Norte, com ondas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m em alto mar.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à navegação, pesca e esportes náuticos.
Tendência para os próximos dias
Na segunda-feira (12) e na terça-feira (13), o tempo de mantém firme e ensolarado em todas as regiões, devido à massa de ar seco e frio.
As temperaturas seguem baixas no estado, com mínimas negativas nas áreas altas, favorecendo a ocorrência de geada ampla, e com máximas se elevando gradativamente nas tardes.
Com informações de DEFESA CIVIL/SC