img


VARIEDADES

"Não há mais caminhos retos" entra em cartaz no Memorial Meyer Filho

Publicado em 08/08/2024

A exposição reúne trabalhos do grupo de investigação em processos artísticos contemporâneos conduzido pela curadora Kamilla Nunes. Abertura será nesta sexta-feira, 9 de agosto, em Florianópolis


Divulgação
"Não há mais caminhos retos" entra em cartaz no Memorial Meyer Filho

Sai a individual do artista Fernando Lindote, entra em cena o terceiro ato "Não há mais caminhos retos" da exposição "Impossibilidade de Esgotamento" com curadoria de Kamilla Nunes. A abertura será nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, das 15h às 18h, no Memorial Meyer Filho, no centro de Florianópolis.

Desde 2022 a artista, curadora e pesquisadora Kamilla Nunes vem conduzindo o grupo de investigação em processos artísticos contemporâneos. A cada semestre os alunos são provocados a criar partindo de um tema central. Neste primeiro semestre de 2024, os participantes se debruçaram a partir de duas palavras-conceito: experiência e causa. 

"Esta exposição é composta por três atos e acontece em espaços e datas distintas, como um pensamento em arquipélago, no qual ilhas imaginárias surgem de questionamentos e experiências individuais e coletivas a serem compartilhadas com o público", explica Nunes. 

O primeiro ato chamado "Imaginações Costeiras" ocorreu na praia do Pântano do Sul em julho; no segundo, denominado "Perder tempo procurando", o Jardim Botânico de Florianópolis recebeu uma série de obras produzidas pelo grupo, que permanece no local durante este mês. No terceiro ato "Não há mais caminhos retos", 19 trabalhos ocupam o Memorial Meyer Filho com visitação aberta ao público até dia 6 de setembro. 

Segundo Kamilla Nunes, o ato propõe uma curva no modo como os textos e paisagens, ou paisagens escritas, ou textos inquietos que desaparecem, ressurgem, são feitos para despertar a percepção das pessoas no dia a dia. Seja nas pequenas alegrias cotidianas, num espaço que se move com as mãos e até em textos que se transformam em contato com o corpo. 

"Já não há caminhos retos para perdas irrecuperáveis, mas ainda podemos reescrever a terra, mover o horizonte e as memórias, reescrever o futuro", enfatiza a curadora. A visitação no Memorial Meyer Filho funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, com entrada gratuita. 

20 anos de ocupação

A presidente do Instituto Meyer Filho, Sandra Meyer, afirma que 2024 é significativo para a história do Memorial Meyer Filho. São 20 anos de ocupação da sala expositiva onde ocorrem as exposições e ações artísticas de forma independente ou em soma com artistas contemporâneos da cidade. A ampla programação é uma maneira de marcar a data e o trabalho de resistência e potência realizado no espaço. 

 

SERVIÇO:

Abertura: Ato III "Não há mais caminhos retos" - Exposição Impossibilidade de Esgotamento

Quando: 9 de agosto

Abertura: das 15h às 18h

Visitação: de 9 de agosto a 6 de setembro 

Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 18h

Endereço: Memorial Meyer Filho, Praça XV de Novembro, 180, Centro, Florianópolis

Entrada gratuita

 

Artistas

Andrea V Zanella

Betânia Silveira

Bodhan

Carol Grilo

Carolina Moraes

Francine Bagnati

Georgia Bergamin

Gustavo Scheidt

Isabel Kanan

Jessica Pellegrini

Julie Bagnati Garbin

Laïs Krücken

Lu de Moraes

Marcio Silva

Mariana Colin

Mariana Vogt

Nestor Jr

Rosi Costah

Zans


Divulgação
"Não há mais caminhos retos" entra em cartaz no Memorial Meyer Filho

O Jardim Botânico recebe a exposição até o final deste mês