A cidade de Praia Grande, no sul de Santa Catarina, é conhecida pela Capital dos Canyons e destaca-se pelos famosos passeios de balão
As experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente 9 em cada 10 turistas brasileiros. Para usufruírem dessas vivências, eles preferem estar sozinhos (26%) ou acompanhados por companheiros e filhos (40%) e têm especial predileção pelos passeios a pé nas cidades visitadas (63%) como principal atividade. O contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% buscam por momentos de relaxamento. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Sebrae e o TRVL LAB, um laboratório de inteligência de mercado em viagens, visando conhecer melhor o mercado do turismo de experiência no Brasil.
O levantamento mostra que o brasileiro está sintonizado com o comportamento do mercado global, que tem registrado um crescimento expressivo do turismo de experiência. Impulsionado principalmente pelo impacto do período de isolamento social gerado pela pandemia, o ato de viajar se fortaleceu como uma atividade exploratória, com foco em experiências para se aproveitar o melhor de cada lugar. Essa atitude tornou-se fator determinante para a escolha, inclusive, dos destinos.
Para a analista de Competitividade do Sebrae Germana Magalhães, o Brasil tem muito a ganhar com o fortalecimento desse perfil do turista nacional e estrangeiro. “Além de termos um país rico e diverso, que oferece atrativos que vão da floresta Amazônica às praias, do Pantanal às serras gaúchas, temos também um povo com uma cultura única”, comenta.
Germana lembra que o turismo de experiência já é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor. “Estudos feitos pelo Sebrae apontam que o ecoturismo já é ofertado em 66% das empresas dessa indústria. Todo esse novo comportamento do turismo brasileiro e internacional está fortalecendo esse segmento, que vem registrando um crescimento de 30% ao ano e atualmente já responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país”, comenta.
Planejamento
Ainda de acordo com a pesquisa, a parcela mais significativa dos entrevistados (32%) gastou acima dos R$ 5 mil em sua última viagem e sete em cada 10 fizeram as compras em cartão de crédito ou débito.
Quase 30% dos viajantes brasileiros fizeram a compra ou reserva da experiência no destino com um mês ou mais de antecedência e a grande maioria dos entrevistados (77%) usou o Instagram descobrir a atração visitada.
Outro aspecto importante indicado pela pesquisa trata da compra antecipada das experiência por meio de plataformas digitais – de acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados usaram sites e aplicativos de agências de viagens para compra ou reserva das atividades.
Mais números da pesquisa
@ismael.pics O Vale das Pirâmides Sagradas, no Parque Estadual da Serra Furada em Grão-Pará, é um dos principais destinos de ecoturismo de Santa Catarina |