"Na Procura da Imagem" é tema da oficina oferecida pela artista Patricia Di Loreto nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho, no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis. São quatro aulas com três horas de duração cada, das 15h às 18h, com a proposta de apresentar aos participantes as ferramentas para a construção de uma imagem. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis somente 15 vagas.
Segundo a artista, as oficinas abrangem uma breve conversa sobre os elementos da linguagem visual a partir de exercícios práticos, aulas expositivas e análises de obras de arte selecionadas. Na vivência, o objetivo é estimular a percepção da composição, linha, ritmos, direção, peso, cor, imagem, luz e sombra.
"Vamos estudar a linha como entidade autônoma e a paleta de cor, como também os elementos formais, composição que fazem o estilo na obra de um artista. A ideia é sair do conceito da representação como única possibilidade para a criação. A partir das obras das minhas séries realizadas entre 2011 e 2024, e de artistas que inspiram os alunos, partiremos na busca de uma possível imagem", comenta.
A procura da imagem tem a ver com o processo pictórico da própria artista. Nas suas pesquisas, Patricia busca as técnicas e cores utilizadas em obras que a interessam. "No meu processo recorro à história de arte e as técnicas dos artistas nos quais me inspiro. Aí surge uma inquietação, um desejo de `fazer`, de produzir. Sempre utilizo papel cenográfico para desenhar meus primeiros esboços que logo me servem para o processo como material de colagem da minha obra".
A oficina de arte "Na Procura da Imagem" conta com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.
SERVIÇO
O que: Oficina de Arte "Na Procura da Imagem"
Quando: 04, 11, 18 e 25 de julho
Horário: das 15h às 18h
Onde: Museu da Escola Catarinense (MESC)
Vagas: 15
Inscrições: gratuitas
Onde: @patidiloreto