22 de dezembro de 2025
#Florianopolis #Turismo

Mercure Florianópolis celebra 20 anos com nova experiência de hospedagem para a temporada

Ícone da hotelaria catarinense, o Mercure Florianópolis celebra 20 anos de operação com uma ampla modernização de sua estrutura, o lançamento de uma nova categoria de hospedagem e a conquista inédita da certificação internacional Green Key, a mais importante chancela global em sustentabilidade e responsabilidade social no turismo.

“Mais do que uma reforma, o projeto reafirma o papel da Capital como um destino que valoriza experiências conscientes e de alto padrão. Cada detalhe foi pensado para ampliar o conforto dos hóspedes, aliando o cuidado com o meio ambiente e a conexão com a essência e a cultura local”, destaca Laryssa Teles, gerente geral do hotel.

Para Olivier Hick, COO da Accor no Brasil, “alcançar 20 anos com o selo Green Key traduz exatamente o que acreditamos: é possível unir hospitalidade, responsabilidade e autenticidade em cada estadia. E a modernização é o novo capítulo dessa trajetória que celebra o vínculo afetivo que o hotel construiu com a cidade e seus hóspedes.”

Nova experiência em hospedagem e gastronomia – O hotel acaba de anunciar a ampla reforma em suas áreas comuns e apartamentos. O destaque é a nova categoria “Família”, desenvolvida para casais com crianças e grupos que buscam conforto e praticidade.

Dos 32 apartamentos da nova classe, 16 foram totalmente renovados, com mais amplitude, design funcional e banheiros maiores, traduzindo o conceito de hospitalidade contemporânea.

“Essa atualização reflete uma tendência do mercado: atrair o público familiar e corporativo que busca hospedagens versáteis, com estrutura adaptável a diferentes perfis de viagem”, conta Laryssa.

Na gastronomia, o destaque é o novo espaço do café da manhã, assinado pelo Garapuvu Café & Bistrô, que ganhou mais espaço e ambiente ainda mais acolhedor. O foco para a alta temporada é oferecer maior capacidade de atendimento e uma atmosfera moderna e convidativa, ideal para aproveitar a localização estratégica do hotel na cidade.

“Tudo foi pensado para o público viver uma experiência gastronômica que acompanha o ritmo da cidade: café da manhã completo para quem começa cedo, opções práticas para quem trabalha na região, o ambiente ideal para reuniões ao longo do dia e também para relaxar com os amigos no happy hour — sempre com ingredientes frescos e atendimento acolhedor”, diz Jean Querino, sócio-diretor do Garapuvu.

Expectativa de temporada histórica – Ao atender hóspedes de diversas partes do mundo, o Mercure reflete o espírito cosmopolita de Florianópolis. Na última temporada, os principais visitantes foram do Brasil (45%), Chile (41%) e Argentina (9%), com um crescimento expressivo do público chileno. Para os próximos meses, a expectativa é de um cenário mais equilibrado entre o público chileno, peruano e argentino.

Em sintonia com esse perfil internacional, a capital se prepara para viver um dos verões mais movimentados da década. A Prefeitura estima a chegada de 3 milhões de turistas até maio de 2026. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz deve receber 2,1 milhões de passageiros no período de dezembro a março, sendo 819 mil em voos internacionais, impulsionados por rotas diretas com Argentina, Chile, Peru e Europa.

O futuro do turismo com o primeiro Green Key de SC – O Mercure Florianópolis é o primeiro hotel do Estado a receber o selo concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, e coordenado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR Brasil).

A certificação reconhece práticas consistentes de sustentabilidade, que incluem eficiência energética e redução do consumo de recursos naturais, uso consciente da água, gestão de resíduos e eliminação de plásticos de uso único, educação ambiental e valorização da cultura local.

“Fazer parte dessa rede internacional, composta por mais de 7.500 estabelecimentos em 87 países, nos coloca em um novo patamar de responsabilidade ambiental e social, sintonizado com as demandas globais por um turismo mais consciente e regenerativo”, reforça a gerente geral.

Galeria de arte aos 20 anos de história – Para celebrar seus 20 anos, o hotel criou espaços permanentes de exposições de arte, transformando o local em uma galeria viva, onde a arte dialoga com a experiência de hospedagem.

“Acreditamos que cada estadia é uma oportunidade de troca, de descoberta e de pertencimento. Por isso, seguimos com assertividade nossa missão de ser um local onde conforto, cultura e consciência caminham juntos, inspirando quem chega e transformando quem parte”, conta Laryssa Teles.