Jardins do Palácio Cruz e Sousa recebem concerto gratuito na sexta-feira ao meio-dia

Os jardins do Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), serão palco de um concerto em celebração pelos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina. No dia 15 de agosto, ao meio-dia, o público poderá assistir gratuitamente à apresentação do Coral Ars Cantus Ensemble, de Varese – Lombardia (Itália), e do Coral do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), regidos pelo maestro italiano Giovanni Tenti.
O evento é promovido pelo Círculo Ítalo Brasileiro junto com o IFSC e com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MHSC. Na mesma ocasião será inaugurada a exposição “Do outro Lado do Oceano: Os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina”, organizada e cedida pelo Museu Casa de Brusque. A exposição relata a saga dos imigrantes que ocuparam a região.
O objetivo é propor uma reflexão sobre o processo de imigração italiana no Brasil, com destaque para a política de imigração que se consolidou a partir da década de 1850. Este contexto histórico visava povoar o interior do Brasil, particularmente a região Sul, e substituir o trabalho escravo pela mão de obra de imigrantes europeus, que viram nas terras brasileiras uma oportunidade de recomeço. A exposição, que tem patrocínio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe), também aborda o Contrato Caetano Pinto e a grande imigração italiana no país, a partir de 1874.