21 de outubro de 2025
#Geral

Inscrições do ENEM são prorrogadas até esta sexta-feira (13)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) segue sendo a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil.

Os interessados em realizar o Exame 2025 terão até a próxima sexta-feira, 13 de junho, para fazer a inscrição. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, no site do INEP. Com a ampliação do período de inscrições, algumas datas do cronograma do Enem 2025 foram atualizadas, mas os dias de aplicação das provas estão mantidos: 9 e 16 de novembro. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será divulgado no dia 20 de junho, e a divulgação dos resultados das provas está prevista para 16 de janeiro de 2026.

As provas acontecerão no dia 15 de junho, nas cidades de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. Os cursos mais concorridos são Fisioterapia, no CEFID de Florianópolis, com 38,47 candidatos por vaga, seguido de Medicina Veterinária, no CAV de Lages, com 18 candidatos por vaga, e Educação Física, também no CEFID de Florianópolis, com índice de 17,40 candidatos por vaga.

E como estão os candidatos? Os alunos do Gaia Curso e Colégio estão sendo preparados para a maratona dos vestibulares desde o início do ano. O professor Samuel Abreu, Diretor de Ensino da escola, explica que “nossos diferenciais estão reunidos no projeto CEO – Centro de Explicações e Orientação ao Aluno, com ações como Prática de Prova, Estude com o Professor, simulados, super revisões, aulas discursivas, aprofundamentos por área, Laboratório de Redação e uma equipe experiente e acolhedora”. Já o professor Robson, Diretor de Turmas, reforça que, com a proximidade das provas, o Gaia também trabalha a autoconfiança dos alunos com apoio psicopedagógico, sempre equilibrando estudo intenso e bem-estar.

Inscrições do ENEM são prorrogadas até esta sexta-feira (13)

Os bons resultados e o que há