Frente fria traz geada ampla e temperaturas de até -8°C em SC; Florianópolis pode registrar mínima de 4°C

A Defesa Civil de Florianópolis emitiu alerta para uma forte massa de ar polar que atinge Santa Catarina a partir desta terça-feira (1º). O fenômeno provoca temperaturas negativas, geada ampla e possibilidade de alagamentos costeiros no litoral catarinense.
De acordo com a previsão meteorológica, o frio intenso deve se prolongar até quinta-feira (3), com mínimas entre 0°C e -6°C nas regiões Oeste, Planalto e Alto Vale do Itajaí. No Planalto Sul, os termômetros podem chegar a -8°C. A Grande Florianópolis também deve registrar frio intenso, com mínimas de 7°C na terça, 4°C na quarta e 5°C na quinta-feira.
Além do frio, o afastamento da frente fria combinado com o vento persistente do quadrante sul e ondas de até 3 metros pode provocar inundação costeira e redução da faixa de areia nas praias, especialmente na região da SC-405 (Rio Tavares), Centro-Sul da Ilha, Sul da Ilha, Barra Velha, Araranguá, Itajaí e Joinville. Os alagamentos devem coincidir com os picos de maré alta, com maior risco entre 15h desta segunda (30) e 23h59 de quarta-feira (2).
Confira a previsão para os próximos dias:
Segunda-feira (30/06): Chuva entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, com abertura de sol no Oeste e Sul. Máxima de 18°C, com queda acentuada ao longo do dia.
Terça-feira (01/07): Sol predomina do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com geada e mínimas de até -8°C no Planalto Sul. Florianópolis pode ter mínima de 7°C.
Quarta-feira (02/07): Geada ampla e mínimas próximas ou abaixo de 0°C em diversas regiões. Capital deve registrar 4°C ao amanhecer.
Quinta-feira (03/07): Frio persiste, mas com leve elevação nas temperaturas durante o dia. Florianópolis tem previsão de 5°C pela manhã.
Sexta-feira (04/07): Sol entre nuvens, com chuva isolada no Litoral. Temperatura começa a subir, mas ainda há risco de geada nas áreas altas do estado.
A Defesa Civil orienta atenção redobrada com idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. Em caso de emergência, o número 199 está disponível 24h.
Foto: NotiSerraSC