FloripAmanhã promove palestra sobre valorização da vida

Em um cenário marcado por estatísticas preocupantes de suicídio, a FloripAmanhã promove, amanhã, 24, uma conversa aberta com José Vilela Sobreira Sobrinho, do Centro de Valorização da Vida (CVV), como parte da série FloripAmanhã 20+ | Diálogos para o Futuro. O encontro integra a programação do Setembro Amarelo e será realizado das 14h às 15h30, em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet (meet.google.com/meh-aeta-xfr).
O evento faz parte da série “FloripAmanhã 20+ | Diálogos para o Futuro” e busca trazer à tona dados atualizados e reflexões sobre a realidade do suicídio no Brasil, especialmente entre jovens e crianças. O suicídio é hoje uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ficando atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019).
Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, 15.507 brasileiros tiraram a própria vida em 2021 — uma média de 42 mortes por dia. Para cada caso registrado, estima-se que ao menos 25 pessoas tenham tentado.
O papel da escuta e da prevenção
Durante a palestra, José Vilela trará reflexões baseadas em sua vivência como voluntário do CVV, organização reconhecida nacionalmente por seu trabalho de escuta acolhedora e prevenção do suicídio. Formado exclusivamente por voluntários, o CVV atende pessoas que precisam conversar de forma sigilosa, sem julgamentos, críticas ou comparações, muitas vezes, em situações de sofrimento emocional, solidão ou crises.
O apoio é gratuito e oferecido em todo o país por meio do telefone 188 (disponível 24 horas, sem custo de ligação), além de atendimento por chat, e-mail e presencialmente em algumas cidades. O CVV é uma entidade sem fins lucrativos, ideologicamente independente, e atua desde 1962 de forma não religiosa e apartidária. Mais informações estão disponíveis em cvv.org.br, inclusive para quem deseja se voluntariar ou apoiar a instituição.
Ao trazer o tema para o centro do debate, a FloripAmanhã contribui para fortalecer uma rede de apoio fundamental em tempos de crise. A criação de espaços de escuta e acolhimento é parte do compromisso da associação com o bem-estar social e o fortalecimento do capital social de Florianópolis.
Participe, compartilhe e ajude a espalhar a mensagem: viver é sempre a melhor opção. Falar é a melhor solução