FloripAmanhã participa do Circuito Urbano 2025 com painel sobre indicadores cidadãos

Evento promovido pelo ONU-Habitat reunirá especialistas para debater o papel dos dados e da sociedade civil na construção de cidades mais justas e sustentáveis
Na segunda-feira, 20, às 11h, a Associação FloripAmanhã participa do Circuito Urbano 2025, iniciativa do ONU-Habitat, com o painel “Cidades que monitoram: veracidade e o poder de indicadores cidadãos”. O evento integra a programação do Outubro Urbano, movimento global que estimula o debate sobre os desafios e soluções para o futuro das cidades.
O painel contará com a participação de Ivo Sostizzo, representante da FloripAmanhã, do professor Hans Michael Van Bellen (UFSC), de Cibele Assmann, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com moderação de Clarissa Teixeira (UFSC). A transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube do Circuito Urbano.
Durante o evento será lançado o RAPI 2025, com 201 indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal de Florianópolis, bem como um conjunto de recomendações aos entes públicos.
“É uma oportunidade de dar publicidade do engajamento da FloripAmanhã em parceria com a UFSC e o Observatório Social de Florianópolis no trabalho de monitoramento cidadão do desenvolvimento de Florianópolis através do RAPI (Relatório Anual de Progresso dos Indicadores), que vem tornando visível em números objetivos e em cores através da semaforização em verde, amarelo e vermelho o poder dos indicadores cidadãos na construção cidadã de Florianópolis”, comenta Sostizzo.
Indicadores e participação cidadã: monitorar é transformar
A proposta do painel é refletir sobre como dados confiáveis, colaborativos e acessíveis à população podem fortalecer políticas públicas e ampliar a transparência da gestão urbana. A experiência de Florianópolis, com o Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI) — produzido pela FloripAmanhã, UFSC e Observatório Social de Florianópolis — será apresentada como exemplo de monitoramento técnico e cidadão que inspira boas práticas em todo o país.
O RAPI avalia mais de 190 indicadores de sustentabilidade e vem contribuindo, desde 2017, para embasar decisões estratégicas e estimular a participação social na construção de uma cidade mais justa e sustentável.
O Circuito Urbano é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com apoio institucional do Ministério das Cidades. O ONU-Habitat é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável. Nesse contexto, promove anualmente o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).
Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma iniciativa para apoiar e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores durante o mês. Em 2025, o tema central é “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”.
Ao participar desta edição, a FloripAmanhã reforça seu compromisso histórico com o planejamento urbano participativo, a transparência de dados públicos e a promoção do desenvolvimento sustentável em Florianópolis e região.