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Plataformas digitais impulsionam a venda de carros

Comércio online de veículos cresceu, mas como comprar pela internet com segurança?

Tradicional sim. Digital também.

Lojas com tempo de mercado garantem mais segurança ao cliente.

Passar o dia percorrendo lojas, olhando carro por carro, conversando para saber detalhes da mecânica, lataria, elétrica, pneus e outros componentes, além das condições de pagamento… ufa! Cansei só de pensar! E você? Ainda percorre essa maratona para trocar de veículo?
As compras digitais no setor automotivo vêm ganhando força. Um monitoramento feito pela Sondagem do Comércio do FGV IBRE – Instituto Brasileiro de Economia – mostra que houve um aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças, no segundo trimestre de 2024. O instituto vem monitorando o comércio online no Brasil desde o terceiro trimestre de 2020 com o Indicador de Vendas Online (IVO), que mede a participação das vendas realizadas por canais digitais, como websites, aplicativos e e-mails.
Os consumidores estão preferindo pesquisar, pela internet, direto do conforto de casa, ou durante o intervalo do almoço ou café. Escolhem marca, modelo, ano, cor, valor e só depois de saber os detalhes procuram a loja para a última negociação e buscar o veículo. Às vezes, nem isso é preciso.
Confirmando esta tendência de mercado, lojas tradicionais investiram em processos que garantem um atendimento online ágil e seguro, com consultores especializados em garantir ao cliente todas as informações e orientações para uma ótima experiência de compra digital. É o caso da RB Motors, loja com 33 anos de história.  “A RB Motors com lojas em Florianópolis, Itajaí e Urubici vem dando espaço para os clientes escolherem entre o atendimento online e o presencial”, explica Douglas Oliveira, sócio da empresa. Ele conta que cada loja tem um perfil. A matriz, em Florianópolis, é a mais tecnológica, com cerca de 60% a 70% das vendas online, direto no site da empresa. A loja de Itajaí mescla as vendas entre online e presencial. Já em Urubici as vendas se concentram no atendimento direto com o cliente, no balcão da loja, falando com o vendedor.

Os números são satisfatórios para uma revenda de carros seminovos, mas a tendência é de aumento nas vendas online, principalmente na região serrana, seguindo a loja de Florianópolis. Em Urubici, estão sendo instalados novos outdoors pela cidade para impulsionar a venda digital. Douglas acredita que está no caminho certo. “Fomos a revenda da região da Grande Florianópolis pioneira no segmento a ter um sistema para controle de entrada e saída de veículos. Fomos a primeira a acreditar, desenvolver e investir nos canais digitais, redes sociais e ações de mídias on e off como eventos externos para atender melhor nossos clientes e vamos seguir com esta estratégia”.

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