De tudo um pouco com muito mais! Que coluna incrível para você conferir.
2º Festival Ó Lhó Lhó! – Os interessados em participar da 2ª Edição do Festival Ó Lhó Lhó!, podem inscrever, até 10 de novembro de 2024, quaisquer trabalhos que utilizem de imagem e som, independente do formato, seja ele documentários, videoclipes, animações, experimentações artísticas, produções universitárias, stop-motion, entre outros. Os selecionados vão integrar a mostra gratuita que será realizada no mês de abril de 2025, em Florianópolis. De acordo com Mariah Girassol, que é diretora executiva do Festival, as obras selecionadas para a mostra competitiva vão concorrer à prêmios no valor de R$1.000 nas categorias Júri Popular, escolhido pelo público e totalizando cinco produções premiadas, ou Dázum Bânhu, escolhido pela organização do Cineclube Ó Lhó Lhó e reconhecendo a conexão da obra com a realidade concreta. “O tema dessa edição é Construindo Coletivos e as obras submetidas devem abordar este tema de alguma forma, seja na estrutura narrativa, no desenvolvimento da produção, nas técnicas aplicadas ou na formação de equipe”, compartilha Mariah, que integra o Cineclube Ó Lhó Lhó, responsável pela execução do Festival. A obra deve ter no máximo 30 minutos de duração e respeitar todos os requisitos do regulamento, que está disponibilizado no link da bio do @festivalolholho. No mesmo espaço é possível acessar o formulário online para inscrição gratuita. A data final para o envio é no dia 10 de novembro. O 2º Festival Ó Lhó Lhó é realizado por meio de recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo de 2023.
Outubro Rosa – Na última quarta-feira (16/10), o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco realizou a 1ª Campanha de Valorização e Saúde da Mulher, dedicada ao bem-estar feminino e aproveitando o mês da campanha Outubro Rosa, com a participação da Dra. Carol Berger. Cirurgiã geral e com especializações em áreas como dermatologia, a médica de Florianópolis compartilhou um pouco da sua bagagem e vivências, além de trazer orientações específicas sobre a saúde da mulher, contribuindo para um momento de reflexão e autocuidado entre os participantes do evento. A ocasião foi voltada para o público interno do Expocentro, em especial para as colaboradoras mulheres, esposas dos colaboradores e profissionais que atuam na praça de alimentação do empreendimento. O encontro contou também com a presença do Dr. Gabriel Quintela, médico oncologista e Diretor Técnico da área de Oncologia do Hospital Unimed Litoral. Completando o time que compartilhou informações importantes e depoimentos enriquecedores com os participantes também estavam as voluntárias da Associação Amor Cura, Patricia Alcantara, Luciana Ilha e Fátima Casini. Além da parte do conteúdo e troca de experiências, o evento promovido pelo Expocentro Balneário Camboriú realizou sorteios, um almoço especial e uma confraternização entre colaboradoras e mulheres da comunidade.
Feira Arte Viva – Começa nesta sexta-feira, 18, um movimento de cultura, arte e entretenimento na edição especial da Feira Arte Viva, que ocorrerá de sexta-feira a domingo, 18, 19 e 20, no Top Market Floripa. Este evento promete encantar os visitantes com uma variedade de produtos e atrações, com mais de 20 expositores, das 11h às 20h. Entrada gratuita. A Feira Arte Viva é conhecida por reunir uma seleção diversificada de expositores, e nesta edição, os visitantes poderão explorar uma ampla gama de produtos, incluindo pijamas confortáveis, deliciosos biscoitos da fazenda, peças de antiguidades que contam histórias, semijoias elegantes, itens para mesa posta que transformam qualquer refeição em um evento especial e muito outras opções de presentes. Além das compras, a feira oferece lazer e cultura. Durante todo o período de evento, a artista plástica, Miriam Borba, estará expondo e pintando ao vivo suas obras de arte. Já no sábado, terá música ao vivo com o talentoso cantor Renato Grotmann, que promete animar o ambiente com repertório pop das 16h às 18h. De acordo com a curadora da Feira, Maiara Gorges, é gratificante acompanhar o desenvolvimento da feira. O Top Market Floripa, conhecido por seu ambiente acolhedor e sofisticado, é o cenário perfeito para esta edição da Feira Arte Viva. Com uma localização central e fácil acesso, o espaço oferece conforto e conveniência para todos os visitantes.
Plantas medicinais – Não dá para imaginar a vida sem a beleza das plantas. Elas alegram qualquer ambiente e confortam a relação das pessoas com a natureza, mesmo entre quatro paredes. Mas os benefícios não param por aí. Muitas espécies oferecem propriedades medicinais e servem também como um bom tempero para a comida. Admiradores dos efeitos positivos dos vegetais, a arquiteta e paisagista Ana Trevisan, do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos, e Alésio dos Passos Santos – conhecido como o “Bruxo das Plantas” – , apresentam e apontam sete espécies para cultivar em casa. Apesar das plantas serem naturais é sempre recomendada a consulta e indicação médica para cada caso, entre elas estão o ginkgo biloba; pariparoba; cidrão; alfavaca; bardana; alecrim; erva de baleeira; rosa verde e viagra-de-pobre. Essas e outras espécies formam o Jardim da Cura, cultivado pela arquiteta e paisagista Ana Trevisan na Praça O Futuro é Ancestral, na CASACOR/SC-Florianópolis em cartaz até 24 de novembro, no D/Season Residence Club. A profissional contou com o auxílio do Bruxo das Plantas, profundo conhecedor de fitoterapia e também autor do Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis que pode ser acessado gratuitamente aqui: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1122249/guia-de-plantas-medicinais-de-florianopolis.pdf
Entrega do kit do 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz – Os mil corredores inscritos no 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz têm um compromisso neste sábado (19). A retirada do kit para a prova ocorre das 12h às 22h, no piso L2 do Beiramar Shopping, ao lado da loja Desarranjo Ilhéu, em frente ao novo deck externo. Não haverá entrega de kit fora do dia e dos horários estipulados pela organização. O 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz ocorre neste domingo (20), com largada às 7h30, do estacionamento do último andar do Beiramar Shopping. Após uma descida por dentro do estacionamento do shopping, os atletas farão um percurso plano de 2.000 metros, e em seguida iniciarão a subida do Morro da Cruz com 2.300 metros em direção à sede da NDTV, o local da chegada, onde haverá uma grande festa com show de banda, hidratação e distribuição de brindes e ativação dos patrocinadores. São 285 metros de altimetria. O evento é uma apresentação da UGF Cárdio, com patrocínio de Beiramar Shopping, Sescoop/sc, Areia Bronze, Bio Up e NDTV Record, apoio de mídia de Publicar, Master Brasil, Neooh, Ponto Z, Sinergy e Kallas, apoio da Unimed Grande Florianópolis, La Cave, Coltex, SUQ, Santa Rita, TUM, 048, Banana Brasil, Wickbold, New Millen, DaColonia, Yopp e Prefeitura/Secretaria e realização da Ponto Eventos. A largada do 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz Florianópolis será às 7h30 do dia 20 de outubro, no último andar do Beiramar Shopping. Os 700 metros iniciais do percurso serão por dentro do estacionamento do shopping, em descida, até o acesso à rua Altamiro Guimarães. Em seguida, contorna-se a direita na avenida Beira-Mar Norte, vira à direita novamente na praça Professor Amaro Seixas Neto, acessando a Rua Frei Caneca. o último contorno será à esquerda para subir o morro, na rua Jairo Callado. Serão 2.300 metros de subida até a chegada, na sede da NDTV Record.
DoshiraKorea lança nova edição de menu degustação – Após o grande sucesso e a pedido dos clientes, o DoshiraKorea anuncia mais uma edição do seu aguardado menu degustação, trazendo pratos e entradas que proporcionam uma experiência gastronômica singular da culinária coreana. Combinando sabores tradicionais e um toque contemporâneo, a casa promete surpreender com novidades pensadas especialmente para as próximas estações. No próximo dia 23 de outubro, das 19h às 22h, o restaurante oferece um evento exclusivo que incluirá o famoso set de Bantchan. Um dos pontos altos da noite será a participação especial de Harmoni, mentora de Kátia Maczewski, que virá diretamente da Coreia do Sul para executar o menu ao lado da equipe do DoshiraKorea. Harmoni foi responsável por ensinar as receitas tradicionais e os detalhes únicos da gastronomia coreana que fazem o sucesso do restaurante. O DoshiraKorea, sempre em busca de aperfeiçoamento, se mantém como referência em Florianópolis e pioneiro no estado ao trazer a autêntica experiência asiática. Fãs da culinária coreana, dorameiros e apreciadores da cultura têm a oportunidade de vivenciar uma noite exclusiva com pratos especiais, sabores autênticos e temperos inesquecíveis. Não perca a chance de participar desse evento único, que promete ser uma verdadeira imersão nos sabores da Coreia do Sul.
Noivado com Paul McCartney – Em um momento emocionante durante o HotSound, passagem de som que Paul McCartney fez antes de seu show esgotado no Estádio Monumental, Santiago / Chile, o ícone da música ajudou um casal chileno a ficar noivo no palco. Yamil Álamo e Leonora Pereira, vestidos como versões dos anos 1970 de Paul e Linda McCartney, estava segurando uma faixa que dizia: Paul: Dê-nos um aperto de mão e nos casaremos”. Paul então convidou o casal para subir ao palco. Na frente do artista, Yamil se ajoelhou e pediu sua namorada de seis anos, Leonora, em casamento. O casal, que é da cidade de La Serena, a 400 km de Santiago, planeja se casar com a trilha sonora do clássico de McCartney “Maybe I’m Amazed”. Paul McCartney, que está atualmente na parte sul-americana de sua turnê “Got Back”, tem shows em São Paulo, nos dias 15 e 16 de outubro, e em Florianópolis, dia 19/10. Uma das novidades dessa turnê é a inclusão da última música inacabada dos Beatles, “Now and Then”, nos shows. Depois do Brasil, Paul segue para Peru, Costa Rica, Colômbia e México. Na Europa, estão confirmados shows em Paris, Madri, Londres e Manchester. A GOT BACK Tour no Brasil é uma realização da Bonus Track, com direção de Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer. Com forte experiência na realização de eventos grandiosos no país e de repercussão internacional, a Bonus Track foi responsável pelo show da cantora Madonna, que reuniu 1,6 milhão de pessoas na Praia de Copacabana em maio desse ano, fechando a aclamada The Celebration Tour. Realizou também todas as turnês de Paul McCartney no país, desde 1990. Nos últimos anos, assinou os festivais MITA e Doce Maravilha, e a turnê de Roger Waters. A Bonus Track participa do consórcio vencedor da licitação que devolverá e fará a direção do novo projeto da histórica casa de espetáculos Canecão. A Budweiser é a cerveja oficial da turnê no país.
Folianópolis 2024 – Faltando 30 dias para o início do Folianópolis, o evento divulgou a programação de cada noite da micareta. No trio elétrico, as atrações permanecem 100% dedicadas ao Axé, enquanto no after, exclusivo para o camarote, os foliões podem contar com atrações de pagode, sertanejo e música eletrônica. A festa acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na Passarela Nego Quirido. A Folia começa com tudo na quinta-feira (14), a noite conta com a Banda Eva, liderada pelo carismático Felipe Pezzoni, uma das grandes potências do cenário musical baiano; Léo Santana, ícone do axé nacional, promete fazer a avenida vibrar com grandes hits como “Perna Bamba”, “Zona de Perigo” e “Posturado e Calmo” e Bell Marques, que entra em cena para agitar o público com os clássicos do Chiclete com Banana e os sucessos da sua carreira solo. Na sexta-feira (15), a banda Parangolé entra em cena, e faz a última apresentação no Folianópolis com Tony Salles no comando, o cantor se prepara para focar em sua carreira solo a partir do próximo verão. E para coroar a noite, a avenida receberá o tão esperado retorno da rainha Ivete Sangalo, a maior estrela do axé, que promete incendiar o público com seu novo hit, “Macetando”, sucesso absoluto do Carnaval de 2024. E pra quem estiver com sede depois de tanta Folia, pode ficar tranquilo, a Timbalada chega pra animar a galera no feriado com o sucesso “Água Mineral” e muito mais. No sábado (16), um dos queridinhos do Folia, Tomate (Tom Kray) traz toda a animação e alegria do seu show, e promete jogar o clima da folia lá no alto como já é de costume em suas apresentações. Xanddy Harmonia, que traz sucessos clássicos do axé, como “Vem Neném”, também é atração do último dia de festa. E para completar, o popular grupo É o Tchan encerra a grade de atrações que se apresentam nos trios da micareta mais bonita do Brasil. No after exclusivo para clientes camarote a folia vai até mais tarde e conta com atrações de sertanejo, pagode e música eletrônica. Entre os destaques estão o grupo Kamisa 10, com sucessos como “Você me Usava” e “Lance Livre”, a dupla sertaneja Bruninho e Davi, com hits como “E Essa Boca Aí?” e “Faixa 3”, e a DJ Samhara, que se apresentou no Rock In Rio deste ano e estará no Lollapalooza 2025. Os ingressos para o Folianópolis estão disponíveis através da Blueticket.
Lançamento literário na capital – No último domingo (13), durante a Mostra de Cinema Infantil, no CIC, também aconteceram lançamentos literários para o público infantojuvenil, e um deles se destacou por trazer um tema de fundamental importância para ser discutido na sociedade atual: “Neurodivergente”. O livro foi criado a partir da experiência da fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez em seu trabalho com pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndromes e outras condições neurodivergentes. A história ganha vida (e muitas cores) pelas criativas ilustrações de Bernardo Bertoli Amin, que desenvolveu cada personagem para aproximar e encantar todos os leitores, “tenham eles, mentes típicas ou atípicas, sejam eles adultos ou crianças”, destaca o publicitário.
Tournée AF – A Tournée AF | Première Édition encerra a temporada 2024 com sucesso absoluto de público e um concerto para fechar a programação do ano, o Especial Erykah Badu. A cantora Jéssica Pereira é convidada especial desta edição e apresenta show que celebra o legado musical da rainha do neo soul em quatro cidades catarinenses em outubro. Em Florianópolis, a apresentação será no MULTI, na sexta-feira (18). Entrada gratuita. Aos 53 anos anos, a norte-americana Erykah Badu é considerada um farol de autenticidade, criatividade e inovação. Ela entrou na cena musical nos anos 1990 com o disco de estreia Baduizm, uma mistura única de influências neo-soul e jazz. Na época, foi considerado como “lufada de ar fresco” num gênero musical que começava a parecer comum. De lá para cá, ela passou a ocupar involuntariamente o papel de influenciadora, tanto na música quanto na cultura, na moda e seu estilo afrofuturista, além de seu ativismo social. Para interpretar o repertório da artista na Tournée AF | Première édition – Especial Erykah Badu, a cantora Jéssica Pereira será acompanhada por Yves Tanuri (piano), Tiê Pereira (baixo), Thomas Pessoa (guitarra) e Narciso Farias (bateria). A Tournée AF – Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF – Première Édition conta com o incentivo da Celesc.
Paul McCartney ganha camisa assinada por Pelé – Em um momento emocionante, uma camisa da seleção brasileira de futebol assinada por Pelé e dedicada pessoalmente a Paul McCartney foi entregue ao cantor e compositor pouco antes de seu segundo show em São Paulo em sua turnê Got Back de 2024. A camisa, originalmente assinada por Pelé em 2019, era para ser um presente para McCartney na época, quando o eterno Beatle estava em turnê no Brasil. Porém, os dois ícones nunca tiveram a chance de se encontrar pessoalmente. O empresário de longa data de Pelé, Pepito Fornos, junto com a irmã do jogador, Luiza Nascimento, assumiram a missão de garantir que a camisa fosse entregue ao seu legítimo dono. Cinco anos depois, a camisa, que diz “Paul, mantenha a bola rolando. Eu te amo. Pelé”, foi finalmente apresentada a McCartney, que disse que o presente era um tesouro. Paul McCartney está no Brasil com a The Got Back Tour e se apresenta este sábado, 19/10, em Florianópolis.
Cervejaria de SC abre bar em Florianópolis – Depois de Blumenau e Itajaí, Florianópolis vai receber um bar da Cervejaria Balbúrdia. A previsão é que a unidade na Capital de Santa Catarina, que terá vista privilegiada para a ponte Hercílio Luz e será um dos points do verão, inicie as operações no sábado, dia 9 de novembro. Em Florianópolis, o bar, que vai gerar 13 oportunidades de trabalho, terá dois andares, deck com vista para o cartão postal de SC e entrada pela Rua Almirante Lamego, 425, no Centro. O funcionamento será de terça a domingo, das 17h às 00h30 e o estacionamento será gratuito. Além das 30 torneiras de chope, a maioria da própria Balbúrdia e de marcas convidadas de SC e de outros estados do Brasil, a unidade vai oferecer bar de drinks clássicos e autorais, carta de vinhos e uma variedade de opções de bebidas sem álcool, como sucos e refrigerantes. No cardápio de comidas, as opções vão desde burgers, porções, como de batata-frita, e parrilla, onde o cliente pode escolher o corte de carne, como picanha, mignon, entrecot, chorizo entre outros e consumir no formato de petisco. Com mais de 200 cervejas já produzidas, a Cervejaria Balbúrdia, fundada em 2019 em Blumenau, no Vale do Itajaí, nasceu da ideia de ter cervejas diferenciadas e o compromisso de sair do óbvio. De acordo com o Martins, desde o início, o lançamento de novas cervejas é uma rotina nos bares e mesmo as cervejas ditas de linha passam por mudanças nas suas receitas para buscar uma nova experiência para o público. Já o nome da cervejaria foi inspirado num coletivo de arte de Blumenau, a Balbúrdia Arte, que tem uma pegada de arte contemporânea e sem regras ou limites.
Presença feminina em crescimento – Santa Catarina é considerado um estado promissor e com bons números na abertura de novos negócios. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), entre julho e setembro de 2024, SC registrou a abertura de 65.361 novos negócios, um crescimento de 10,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Outro destaque é que a participação feminina continua a crescer, com 40,5% dos 87.244 novos sócios sendo mulheres. Ainda segundo a Jucesc, no terceiro trimestre de 2024, a maior parte dos novos sócios está na faixa etária dos 21 a 30 anos, com 26.849 registos, ou seja, 30% do total. A empresária Renata Argolo, de 28 anos, é um exemplo disso. Recentemente ela abriu, junto do marido, uma loja voltada exclusivamente para o público feminino no MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis. A Tangerina, que fica na fachada do primeiro shopping a céu aberto da região Sul da Ilha de Santa Catarina, apresenta toda a linha de produtos da marca carioca Farm, desde o vestuário, como peças da Farm Praia, que engloba biquinis, maiôs e saídas de praia, da linha Me Leva, com garrafas, mochilas e bolsas e ainda da recém-lançada Farm Shoes, com sapatos e sandálias. “Neste primeiro momento vamos apresentar toda a linha da marca carioca e a partir do verão vamos ter na loja a nossa marca própria, a Tangerina, com peças mais lisas e atemporais e que conversem com as estampas da Farm”, explica Renata. Entre as empresas recém-abertas no último trimestre, destacaram-se cinco principais atividades: promoção de vendas, serviços de apoio administrativo, comércio de vestuário e acessórios, obras de alvenaria e cabeleireiros, manicure e pedicure. Essas informações são da Jucesc, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos). A Tangerina, que tem a roupa feminina como protagonista e um mix de acessórios, é uma das 23 operações, do total de 36 entre lojas, restaurantes e serviços que integram o mix do open shopping, que são administradas por mulheres. O shopping a céu aberto fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis.
NV celebra um ano – Além do coquetel, algumas clientes fiéis da loja em Florianópolis foram convidadas para um almoço especial no restaurante St Claire, no Pátio Milano, onde tiveram uma experiência gastronômica única em um ambiente intimista. Assim como as coleções, que são cuidadosamente desenhadas, a celebração de 1 ano da NV em Florianópolis reflete o compromisso da marca em oferecer experiências únicas e a essência NV: um estilo de vida onde cada peça e cada momento é pensado para ser singular e memorável, tal como a marca que é referência na indústria da moda. Sobre a comemoração, Nati Vozza destaca: “Estamos animados para compartilhar essa ocasião com um grupo especial de mulheres que, assim como a NV, valorizam o que é raro e extraordinário. Florianópolis sempre recebeu a nossa loja de braços abertos e é um prazer enorme celebrar esse primeiro ano junto com nossas clientes queridas, que compartilham da nossa paixão por moda atemporal e sofisticada”. A empresária celebra o ano de conquistas com a marca, que já se destacava no mercado nacional através de suas vendas online, e agora reforça sua presença com 19 lojas físicas em todo o país, expandindo ainda mais sua influência no estilo das brasileiras. “É emocionante ver como a NV tem se tornado parte do dia a dia das mulheres catarinenses. Estamos muito felizes em comemorar esse marco importante com quem tornou isso possível, nossas clientes”, comemora a gerente da loja em Florianópolis, Bruna Nardin. Crédito das fotos: Larissa Trentini
Exposição – Unindo arte e conscientização, a farmacêutica MSD Brasil vai promover até o dia 27 de outubro, no Shopping Itaguaçu, em São José, uma iniciativa gratuita que tem por objetivo mergulhar no universo feminino e compartilhar informações para a prevenção dos tumores. Composta por peças produzidas por mulheres artistas que passaram pelo processo de tratamento de tumores, a exposição destaca a expressão desta jornada em forma de arte, seja na pintura, escultura ou costura. Essas obras incentivam também, de forma poética, o autocuidado, a autoestima, a resiliência e a força feminina. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar criações de artistas talentosas, como Jade Matos, Karina Koslowski, Iraci Campos, Aline Fraga, Mariana San Martin, Maísa Lima, entre outras. Desde o início do ano, a #SouObraDeArte está percorrendo o Brasil e, em cada cidade, inclui uma obra de uma artista local. Para a edição na Grande Florianópolis, a última da temporada, a artista Roberta Bridi integrará a exposição com a tela “Renova” que, nas palavras de Roberta, “convida o espectador a sentir a potência da resiliência e a capacidade humana de se reinventar”. Inspirada por sua própria experiência de retirar o útero, a artista transmite o renascimento, mostrando que mesmo em meio ao deserto, a força e a beleza podem florescer. Além das peças de arte, o espaço contará com totens que fornecerão informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos relacionados às doenças oncológicas que acometem o universo feminino. Profissionais de saúde estarão à disposição durante todos os dias da exposição para responder perguntas e oferecer orientações personalizadas aos visitantes. Objetos educativos estarão disponíveis, como por exemplo, uma mama artificial que simula o tecido humano, para que as mulheres possam tocar e aprender a fazer o autoexame corretamente, identificando os nódulos na peça. Sandra Monteiro, diretora de Oncologia, Hematologia e Transplante da MSD Brasil, expressa a alegria em trazer a exposição para Santa Catarina, após percorrer 5 cidades brasileiras, proporcionando à população a importância do autocuidado das mulheres e a conscientização.
Celebração – A Comunidade Cristã do Templo de Jurerê Internacional (CCTJI) promove no próximo dia 20 (domingo), o 32º Tempo Solidário – Uma Festa Beneficente. A exemplo da edição do ano passado, esta também será realizada no Parador P12, com um almoço das 12h30min às 15h30min. A renda obtida com a venda dos ingressos será destinada para as obras de construção e manutenção do templo e também para as ações sociais realizadas pela entidade. O almoço será composto por um delicioso cardápio com massas, molhos, polenta cremosa, frango e saladas. O evento terá open bar de cerveja, água e refrigerante. A animação ficará a cargo do DJ Henrique Fernandes. Os ingressos custam R$ 130 (adulto) e R$ 70 (crianças de 6 a 11 anos) e só serão vendidos com antecedência, por meio da organização: Gilberto (99156-3430) e Elisabete (99972-6672) e pelo direct do instagram @c.c.t.j.i. A previsão é reunir cerca de 1.500 pessoas, que ajudarão a tornar realidade o sonho de um novo templo para toda a comunidade. “Nosso principal apoiador, o Grupo Habitasul, fez a doação do terreno de 2 mil metros quadrados, que estava inserido no planejamento do bairro, para a construção de um templo para atender as igrejas cristãs e também nos ofereceu o projeto inicial. E no ano que vem, será inaugurada também a Praça São Francisco de Assis, integrada à igreja”, conta o diretor-geral da Comunidade Cristã do Templo de Jurerê Internacional, Gilberto José Salvato.
Ação BMW Top Car Electric Days – De 18 a 30 de outubro de 2024, a BMW Top Car realizará o BMW Top Car Electric Days, uma ação exclusiva dedicada aos veículos BMW 100% elétricos, reforçando seu pioneirismo no segmento. Desde 2015, com o lançamento do BMW i3 no Brasil, a marca vem liderando o mercado de eletrificação, e para este evento traz uma seleção de modelos equipados com as mais avançadas tecnologias e a maior autonomia entre os veículos elétricos disponíveis no país. O evento ocorrerá em diferentes cidades: de 18 a 21 de outubro em Florianópolis, de 22 a 27 de outubro em Balneário Camboriú, e de 28 a 30 de outubro em Blumenau. Durante esses dias, os clientes poderão conhecer de perto os lançamentos e realizar test-drives para experimentar a eletrificação do “Puro Prazer de Dirigir”. A BMW Top Car oferece a linha completa de veículos elétricos BMW disponíveis para venda no Brasil, que inclui modelos de alto desempenho e tecnologia de ponta. Entre os destaques estão o esportivo BMW i4 (nas versões eDrive35, eDrive40 e M50), o poderoso BMW i5 M60 e o luxuoso BMW i7 xDrive60 M Sport. A gama de SAVs E SACs elétricos é representada pelos versáteis BMW iX1 (versões eDrive20 X-Line e xDrive30 M Sport), o inédito BMW iX2 xDrive30 M Sport, o versátil BMW iX3 M Sport, e o inovador BMW iX (nas versões xDrive40, xDrive50 e M60). Esses modelos combinam performance, autonomia e sustentabilidade, oferecendo uma experiência única de condução elétrica. Durante o BMW Top Car Electric Days, os clientes terão a oportunidade de realizar test-drives em alguns modelos selecionados nas concessionárias de Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau, experimentando de perto a eletrificação do “Puro Prazer de Dirigir”. Além disso, poderão aproveitar condições exclusivas, válidas apenas durante os dias de evento, em todas as concessionárias da rede BMW Top Car, como taxas de financiamento especiais, supervalorização de seminovos e manutenção gratuita inclusa (BSI), garantindo uma experiência de compra vantajosa e sem preocupações.
Avanço no tratamento de câncer de mama – Florianópolis se consolida como referência no tratamento de câncer de mama com radioterapia, graças à integração de tecnologias exclusivas no estado. O médico Arno Lotar Cordova Junior, da São Sebastião Radioterapia, destaca a combinação do Acelerador Linear TrueBeam e do Sistema ExacTrac Dynamic, que trabalham em conjunto para oferecer maior precisão e segurança no tratamento. O TrueBeam é responsável por aplicar a radiação de forma extremamente precisa, atingindo apenas as células tumorais. Ao mesmo tempo, o ExacTrac Dynamic ajusta continuamente o posicionamento do corpo da paciente durante as sessões, garantindo que o coração e outros órgãos saudáveis sejam protegidos, especialmente por meio da técnica de inspiração profunda. Essa parceria entre os equipamentos não só torna o tratamento mais eficaz, como também reduz os efeitos colaterais e o tempo de cada sessão, proporcionando mais conforto e segurança para as pacientes.
CASACOR/SC Floripa – O tema da CASACOR Santa Catarina, “Do presente, o agora”, é um convite para a reflexão sobre o futuro do planeta. Propor soluções para que os seres humanos e a natureza possam existir em equilíbrio e harmonia, é um dos grandes desafios dessa reflexão. Segundo dados do Global Waste Management Outlook 2024 (GWMO 2024), relatório da ONU, o Brasil está 50% abaixo da média no índice de reciclagem da América Latina e até 2050 estima-se que a produção de resíduos deva crescer mais de 50%. Conscientes dessa urgência, profissionais da mostra apresentam tendências, propostas inovadoras e inéditas, descarte consciente, reaproveitamento e um vasto uso matérias-primas, cujos insumos derivam de materiais naturais, recicláveis e de baixo impacto ambiental. A seguir, confira alguns projetos que destacam soluções sustentáveis e tecnológicas na mostra.
CASACOR/SC Floripa 2 – Na sua edição de Florianópolis, apresenta espaços de trabalho que refletem as mudanças nesses ambientes de criação e produção, demonstrando a criatividade do elenco. Seja com protagonismo nas residências ou no mundo corporativo, eles ganham o auxílio luxuoso da tecnologia. A biofilia, conceito que promove a reconexão do ser humano com a natureza, também está presente, assim como ideias para quem gosta de cantos mais intimistas para ler ou trabalhar. Uma homenagem à cantora Nana Caymmi traduz seu legado e traz ares de nostalgia para quem nunca esqueceu de suas máquinas de escrever. Os profissionais Yuri Bini e Daniela Kumagai, autores do Ikigai, apresentaram um mezanino de mais de 80 m2, focado em arquitetura corporativa. O espaço conta com um lounge de descompressão, estações de trabalho automatizadas e elevatórias, e cadeiras da marca Elements, com regulagens exclusivas no mercado. Há conforto, elegância e ergonomia de sobra nos móveis e equipamentos. Mas a cereja do bolo é a parte do mezanino que inclui uma área dedicada para gravação de podcasts, equipada com um incrível videowall. Durante a mostra, eventos se realizam em torno dos podcasts produzidos com o elenco. O BioHub, destaque da marca Escritolândia, tem espaços acolhedores e intimistas. O design biofílico tem formas curvas, muita vegetação e materiais que criam uma atmosfera fluida e leve. Na Casa Transcorrer, do Studio M Arquitetura e Interiores, os profissionais Mariana Gomes, Amanda de Camargo e Gabriel Broring criaram um cenário que homenageia a essência criativa e a história de Nana Caymmi, traduzindo seu legado em um home office nada convencional. No canto esquerdo da mesa, a clássica máquina de escrever Remington Rand simboliza a conexão entre arte e poesia. Com suas teclas marcadas pelo tempo, ela traz consigo um ar de nostalgia, onde o ato de escrever representa parte da vida da cantora. O home office do Refúgio das Ondas, ambiente de Junior Guarezi, convida ao momento de trabalho ou leitura. O conjunto de linhas e formas se contrastam, criando uma linha tênue entre o contemporâneo e o clássico, percebido em cantos arredondados e texturas. As cores fortes e marcantes deixam o ambiente sofisticado. A madeira, que é a protagonista do espaço, traz aconchego e bem-estar, até porque, mesmo sendo um espaço de trabalho, é preciso conforto para esses momentos. O arquiteto Matheus Xavier, em uma de suas Suítes Despertar, trouxe a memória afetiva da família em um home office. A máquina de escrever está nas lembranças de quando seu pai trabalhava nela. Matheus usava a máquina do pai quando criança. Neste canto de trabalho e lembranças, Matheus interpreta o tema “De presente, o agora”, refletindo sobre o tempo, a família e o trabalho.
Contagem Regressiva – Florianópolis se prepara para receber o Square SC Summit. Faltando apenas nove dias, o evento reunirá grandes nomes do empreendedorismo em uma jornada de 10 horas de imersão, conexão e informação, com o objetivo de impulsionar os negócios ainda neste segundo semestre de 2024. Promovido pelo Square SC, o evento ocorrerá no dia 26 de outubro, das 8h às 18h, seguido por um animado happy hour até as 22h. Localizado na Rodovia José Carlos Daux, 5500, no Saco Grande, o evento redefine a experiência de encontros empresariais, proporcionando um ambiente de inovação e crescimento para líderes e empreendedores. Com uma programação repleta de palestras especializadas e encontros com figuras-chave de diversos segmentos, o Square SC Summit visa gerar valor e desenvolvimento para os participantes. Entre os destaques, Reginaldo Boeira abrirá o evento às 9h com a palestra “Quando o sucesso é a única opção”, seguido por Gustavo Succi, que abordará “Empreender com Propósito: O papel dos Conselhos na Transformação das PMEs”. A programação continua com Agnes Cristina discutindo “Estratégia de Marca: Como se destacar no mercado” e Fabricia Borba falando sobre “Marketing Digital: A importância de se posicionar na rede”. Após um intervalo ao meio-dia, Marcos Laplechade retorna às 13h30 com insights sobre “Conflito de Interesses: como identificar e se proteger”. O evento também contará com painéis temáticos, como “Tecnologia a serviço da segurança das pessoas”, com Bruno Correa de Souza, Alessandro K. Fernandes e Maurélio Pinto, e “Novas tecnologias para que o ser humano seja humano”, com Jean Oliskovicz, Sandra Oliskovicz e Analisa Blando Dal Zotto. Marcello Nicolielo encerrará o dia com a palestra “Usando a I.A para dominar mercados assumindo a liderança”. O Square SC Summit é o lugar perfeito para transformar o segundo semestre dos negócios em uma experiência ainda mais lucrativa. Vagas limitadas. Inscrição, acesse: squaresummit.com.br
Jurerê Open by Puro – Um dos principais projetos de expansão comercial e oportunidades de negócios em Florianópolis, o Jurerê Open by Puro, em Jurerê in_, será apresentado pela primeira vez ao público no próximo dia 22. O evento exclusivo, voltado para um seleto grupo de empresários de todo o país e imprensa, ocorrerá no Noma Sushi, um dos exemplos de sucesso do empreendimento. Os convidados terão a chance de conhecer, em primeira mão, as novidades deste projeto, que promete ser um marco no norte da Ilha e se tornar referência no setor de gastronomia na capital. A iniciativa envolve a expansão do Open, com a abertura de diversas operações gastronômicas de peso na área térrea do Puro, empreendimento que também contará com unidades residenciais nos demais andares. A obra já está em plena construção na Plataforma 1 do Jurerê Open (ao lado do hotel IL Campanario), com inauguração prevista para dezembro de 2025. O evento será uma oportunidade única para investidores garantirem a presença de seus negócios e marcas no novo local, já que serão lançados os 12 espaços disponíveis para locação (entre lojas e quiosques). O diretor de negócios renováveis da Habitasul, George Fortunato, explica que “no momento em que Jurerê in_ se prepara para um novo salto no seu desenvolvimento, com a chegada de novos empreendimentos e grandes projetos, como o Puro, o Open também entra neste ritmo de expansão. Tudo alinhado a um mesmo conceito, de operações de alto padrão, visando proporcionar bem-estar e qualidade de vida”. O encontro do dia 22 trará também para os participantes conteúdo sobre tendências em gastronomia e negócios, com a palestra “Ostra feliz não faz pérola”, ministrada pelo renomado chef Rubens Catarina. Com uma sólida carreira internacional, ele já trabalhou ao lado de ícones da gastronomia, como Michel Guerard e Juan Mari Arzak, além de ter sido braço direito de Alex Atala. O Puro marca a primeira etapa da expansão do Jurerê OPEN, que contará futuramente com outras fases de ampliação, e também prevê o retrofit das plataformas 2 e 3, que deverá ser finalizado em 2026. O objetivo é reforçar o conceito de centralidade do Jurerê Open, que se encontra no coração do balneário, sendo também um ponto de encontro de moradores e turistas. Atualmente, a área bruta locável (ABL) do empreendimento é de 4 mil metros quadrados e, ao final do projeto total de expansão, espera-se alcançar quase 11 mil metros quadrados.
Documentário brasileiro “A Queda do Céu” – Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, recebe de 4 a 9 de novembro de 2024 a 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba. Totalmente gratuito, o evento busca democratizar o acesso e apresentar mais de 30 obras cinematográficas com foco na questão ambiental. Na abertura do festival será exibido na Praça Central de Garopaba, o documentário “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. A exibição, a primeira na região Sul do Brasil, começa a partir das 19h. Segundo Cristovam Muniz Thiago, que é coordenador do FICA Garopaba, essa será a primeira vez que o longa nacional será apresentado nas telas catarinenses. “Depois da estreia mundial no Festival de Cannes e da premiação de melhor direção de documentário e melhor som, entregue recentemente no Festival do Rio, o doc que fala da luta indígena Yanomami pela preservação de suas terras, seus modos de vida e contra a destruição ambiental, foi selecionado para abrir a terceira edição do FICA em Garopaba”, destaca Thiago. Após a exibição, será promovida uma roda de conversa para debater aspectos da produção e também sobre questões importantes levantadas pelo longa, que já coleciona uma série de premiações internacionais. Nesta edição, a expectativa dos organizadores do FICA, é que mais de 2.300 pessoas participem das ações gratuitas presenciais e com classificação livre na praça e nos demais espaços culturais e educacionais. Além de Garopaba, estão previstas ações do projeto em Imbituba, Laguna e Florianópolis. A programação completa está disponível no @fica.garopaba. O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023. A programação da 3ª edição do FICA Garopaba foi dividida em cinco mostras: Mostra Anticolonial – Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil, Mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, com filmes Catarinenses.
A COLUNA DESEJA UM FINAL E INÍCIO DE SEMANA REPLETO DE MARAVILHAS!