A última coluna de julho encerra com arte, cultura e outros assuntos interessantes.

Escritora – Mais um livro de Ana Lavratti é destaque na finissage do projeto “Mulheres à beira de um ataque de artes”, no Museu da Escola Catarinense. O 11º livro de Ana Lavratti, “Alegria a gente cria”, convida o leitor a administrar a vida com mais protagonismo, sem deixar que a pró-atividade comprometa a leveza e autocuidado. A coletânea com 95 poemas motivacionais terá sessão de autógrafos no dia 31.07 na finissage do projeto Mulheres à beira de um ataque de artes. O lançamento, com roda de conversa sobre o monólogo interior vencedor – como a escolha das palavras impactam na direção e na dimensão dos nossos sentimentos – será às 17h, no Museu da Escola Catarinense (rua Saldanha Marinho, 196 – Centro). A participação é gratuita e o livro tem valor promocional de R$ 40,00. Vencedora do Prêmio Catarinense de Literatura, da Academia Catarinense de Letras, e do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Cultura / Economia Criativa, Ana Lavratti também recebeu a Medalha da Academia de Letras dos Militares Estaduais e a Medalha Francisco Dias Velho, no aniversário de Florianópolis. Com notória expertise na redação de biografias, ela passou a escrever post-poemas como ferramenta para praticar o monólogo “vence-dor” numa sucessão de episódios de superação.

Ana Lavratti – Divulgação

 

 

Teatro – A nossa mais autêntica e prestigiada das manezinhas vai divertir e emocionar o público em “Dona Bilica Naquele Tempo”, comemorando os 10 anos da criação do espetáculo baseado em pesquisa que virou filme documentário.  O dia é 16 de agosto, no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20:30h, em Florianópolis. Os Ingressos estão à venda na www.blueticket.com.br.  Dona Bilica Naquele Tempo é um espetáculo cômico, onde a atriz  Vanderleia Will e o diretor Renato Turnes realizaram uma pesquisa de campo junto a moradores nativos de Florianópolis , representantes genuínos da cultura ilhoa, que segundo a atriz, são a última geração que viveu “naquele tempo”. Suas vivências, relatos e estórias são o mote que norteia o espetáculo. O documentário que leva o mesmo nome registrou todo este processo.  A volta à pesquisa de campo serviu de embasamento para criar um enredo, uma dramaturgia, uma pesquisa e laboratório intenso de observação e entrevistas com “típicos” moradores de Florianópolis que vivem e mantém traços da cultura em seu modo de vida. Este trabalho valoriza a cultura local, em seus trejeitos e expressões típicas e ajuda o espectador a reconhecer e identificar que apesar de todo crescimento, a Ilha de Santa Catarina ainda respira e convive com um modo muito peculiar de viver a vida.

Dona Bilica – Foto: Vanessa Soares

 

 

Comunicação – A partir de agora, a Impulse Estratégico Comunicação, agência que tem à frente a jornalista Mirian Morfim da Silva, assume Assessoria de Imprensa e ações de relacionamento com jornalistas, influenciadores e players no mercado para dar continuidade na visibilidade do Square SC e elevá-lo a novos patamares. Para a jornalista e CEO da agência Impulse Estratégico Comunicação, Mirian Morfim da Silva, é desafiador e gratificante poder trabalhar com o Square SC. O Square SC é conhecido pelo compromisso com a excelência e a inovação, agora conta com a expertise da Impulse Estratégico Comunicação para fortalecer a presença na mídia e entre os principais influenciadores locais. Essa parceria ressalta a importância da comunicação integrada e do relacionamento sólido com a imprensa para o sucesso contínuo do empreendimento. Com mais de uma década de experiência em assessoria de imprensa, marketing digital e eventos, a Impulse Estratégico destaca-se na comunicação de importantes players do mercado catarinense, unindo soluções criativas e ferramentas tecnológicas em cada campanha.

Equip da Impulse Estratégico Comunicação – Divulgação

 

 

Projeto – O projeto Acolher Moçambique, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), está com uma campanha para reestruturar a padaria instalada no Centro de Acolhimento de Muzumuia, na África. O objetivo principal é arrecadar doações para comprar um novo forno com capacidade para dobrar a produção de pães. O novo equipamento, modelo Anelar 9M², tem como tempo de assar 500 pães apenas 15 minutos, o que aumentaria a produtividade da padaria. O custo do forno novo é de R$300 mil. A padaria no projeto Acolher Moçambique foi inaugurada em 2016, no Centro de Acolhimento de Muzumuia, e é uma das oficinas de qualificação profissional para os jovens acolhidos pela FSF. Atualmente, 50 jovens trabalham no local e produzem quatro mil pães por dia. Com o novo forno, a capacidade será de até 10 mil pães diários. Os alimentos produzidos são vendidos para manutenção e investimento no próprio projeto. A capacitação na padaria possui duração de seis meses e, posteriormente, toda a equipe de jovens é renovada para abrir oportunidade para novos aprendizes. São várias as formas de capacitação, entre elas, aprendizado do processo produtivo – quantificação de ingredientes, preparo da massa, formação manual do pão, processo de fermentação, de forno – ; noções de organização e limpeza; procedimentos de higienização pessoal;  atendimento ao público; operação de caixa e trabalho em equipe. Para participar da campanha, as doações podem ser feitas a partir de R$10 pelo link: fraternidadesemfronteiras.colabore.org/forno-mocambique

Padaria no projeto Acolher Moçambique – Divulgação

 

 

Arte – Foi um sucesso o lançamento do catálogo “Patrícia Di Loreto Encontros coloridos e os tecidos da vida invisível”, dia 26 de julho, às 19h30, na Helena Fretta Galeria de Arte. A publicação é a primeira reunião impressa de obras da artista, com pinturas produzidas entre 2011 e 2024. A edição conta com organização de Francine Goudel e texto crítico das historiadoras da arte Luciane Garcez e Sandra Makowiecky. O encontro iniciou com uma conversa com Patrícia e a curadora Francine Goudel, com mediação de Simone Bobsin. O catálogo que reúne obras de cinco séries da artista e é resultado do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023. E o mesmo foi distribuído gratuitamente no lançamento.

Patricia di Loreto – Crédito: Carlos Pontalti

 

 

Internacional – O Villa Romana Shopping aposta fortemente no aumento do mix de marcas internacionais para acompanhar o crescimento de Florianópolis, abrindo duas lojas próprias multimarcas com importação de marcas americanas e européias. As lojas The Gallery Florianópolis e Maison The Gallery, localizadas no primeiro andar (L1) e terceiro andar (L3), respectivamente, apresentam um mix de marcas vendidas com exclusividade na cidade, na região Sul e até no Brasil – como a Versace Jeans Couture, exclusiva no Sul do Brasil, e Just Cavalli e Elizabetta Franchi, marcas vendidas exclusivamente no Brasil pela Maison The Gallery do Villa Romana Shopping. A loja The Gallery Florianópolis reúne as coleções de marcas internacionais da Polo Ralph Lauren, Emporio Armani e EA7, Boss e Hugo, Tommy Jeans, Diesel, Veja, Lacoste, Coach New York e Columbia, além das marcas nacionais de alfaiataria da Shoulder e Maria Filó. A Polo Ralph Lauren, por exemplo, é vendida no Villa Romana Shopping com exclusividade em multimarcas no Brasil. Já a Maison The Gallery reúne coleções de marcas internacionais renomadas, como Just Cavalli por Roberto Cavalli, Elisabetta Franchi, Philipp Plein e Versace Jeans Couture – a Maison The Gallery foi a primeira multimarcas no Brasil a receber a Philipp Plein, com exclusividade no Sul do Brasil. Com um projeto sofisticado e um ambiente moderno, a multimarcas de grifes internacionais atende aos públicos feminino e masculino. As novas marcas fazem parte do projeto de expansão do shopping. Com 10.130,58m² mil metros quadrados a mais e grandes grifes nacionais e internacionais, o Villa Romana Shopping entregou no mês de junho a tão aguardada ampliação do 3º andar. Para complementar o mix, o andar apresenta as lojas Boss, Tommy Hilfiger, o novo Bistrô Botânia da pâtisserie Mayra Pauli, Loungerie, Club Melissa, Ashua, Dzarm, Zeiss Vision Center, Joalheria Boiko, Monviso, Novo Bressan Cabeleireiro, Cidadania. Já, Óticas Chilli Beans, e muitas outras novidades. Em breve inaugurações das lojas Lacoste, Daiso, Kings Sneakers, Souq, Mundo Zero, Ocular Laser Brasil, Bagaggio, CBA Empreendimentos e a marca australiana Cotton On.

Gerente de Varejo do Villa Romana Shopping Katy Bairros – Divulgação

 

 

Hotelaria e Turismo – Com um público de mais de 3 mil visitantes nos três dias do evento, provenientes de 16 estados e Distrito Federal, 181 cidades e dois países encerrou nessa quinta-feira (25.07), o 35ª Encatho & Exprotel, no CentroSul, em Florianópolis. A Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, que acontece paralela ao evento, reuniu 200 marcas em 86 estandes. Com uma programação intensa, subiram ao palco cerca de 50 palestrantes e painelistas renomados, e realizadas mais de 15 reuniões de entidades do trade. O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, demonstrou mais uma vez ser um marco no setor hoteleiro e de turismo. “Estamos muito felizes com o resultado do evento, dos contatos e parcerias firmadas e das vendas realizadas. Vivenciamos um ambiente dinâmico, de troca de ideias, conhecimentos e oportunidades de negócios. Superamos nossas expectativas. Esta edição foi mais do que um evento, foi um catalisador para a evolução da indústria hoteleira e turística”, comemorou Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC.

Encatho & Exprotel 2024 – Divulgação

 

 

Terapia Capilar – O Silmara Hoepers Institut, referência em beleza e estética, inaugurou sua nova área de Terapia Capilar em Florianópolis. Com produtos de alta tecnologia cosmecêutica e equipamentos de última geração, o espaço promete revolucionar o tratamento dos fios e do couro cabeludo, trazendo inovação e resultados efetivos para seus clientes. A CEO do Institut, Silmara Hoepers, é uma autoridade no setor. Com 16 anos de experiência e vasta formação acadêmica, incluindo graduação, pós-graduação em Estética e Beleza, e mestrado em Ciências Farmacêuticas, Silmara é professora universitária e palestrante renomada. Sua expertise abrange maquiagem, visagismo, biossegurança, ética profissional, embelezamento de sobrancelhas, cílios e lábios, além de coloração, imagem pessoal e branding pessoal. Em março de 2024, Silmara concluiu uma especialização em Paris, focada em estilo, tendências e mercado de luxo, recebendo certificado internacional e reconhecimento na Europa. Com a nova área de Terapia Capilar, o Institut agora oferece tratamentos exclusivos com a marca DNA Vital Group, reconhecida nacionalmente por sua excelência em Terapia Capilar. Silmara Hoepers também é associada à AICI Brasil e vencedora do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença – Categoria Educação, promovido pelo núcleo ACIF Mulher, em 2023. Sua dedicação e inovação constante garantem que o Silmara Hoepers Institut continue a ser uma referência no setor de beleza e estética. Rua Patrício Farias, 101, sl 602. Itacorubi – (48) 98449-5554

Silmara Hoepers – Divulgação

 

Musical – Proporcionar um passeio pelos musicais mais famosos do mundo é a proposta do espetáculo “Uma Viagem À Broadway – O Recital”, produzido pela Cia Grito, de Florianópolis. As apresentações no Teatro Hermelinda Izabel Merize, em São José, acontecem no domingo, dia 28 de julho, em dois horários, às 17h e 20h. Os ingressos estão à venda no linktree.com/ciagrito. Segundo Anael Kruscinsck, que faz a direção geral do espetáculo junto de Isabelly Ferreira, o projeto “Uma Viagem À Broadway” começou a ser desenvolvido em 2019, por Gabriel Ubirajara, que era presidente da Cia na época, com a ideia de ser um show de finalização do ano da Cia. “Na primeira edição do espetáculo, todos os integrantes da companhia subiram no palco apresentando recortes de musicais da Broadway e foi um sucesso total. Tanto que agora, estamos apresentando a quarta versão do show que é aprimorado, ano após ano”, destaca. Isabelly explica que cada nova edição traz novidades. “Neste ano, a Cia resolveu explorar o formato de show e recital, focando nas trilhas sonoras mais clássicas, emocionantes e nostálgicas do mundo da Broadway”, compartilha. Mais de 40 artistas da Cia participam do espetáculo, que dura 90 minutos, com 10 minutos de intervalo entre os atos. Serão apresentadas 28 canções, entre elas Chicago, Rei do Show, Aladdin, Enrolados, Tarzan, clássicos do Abba, Anastasia, Encanto, Rei Leão, cada uma com produção única, desde coreografias a trajes deslumbrantes, que exploram a individualidade e personalidade de cada artista. As apresentações acontecem no Teatro Hermelinda Izabel Merize, que fica junto ao Centro Multiuso (na Av. Acioni Souza Filho, s/n, bairro Campinas) em São José. A classificação é de 10 anos e os ingressos custam a partir de R$ 35.

Cia Grito – Crédito: Maria Antônia Oliveira

 

 

A COLUNA DESEJA DIAS ILUMINADOS E DE AMOR NO CORAÇÃO!