A coluna finaliza o mês de setembro com assuntos incríveis. Confira agora!
“Camerata Disney” – No dia 5 de outubro, a partir das 18h, a Camerata Florianópolis apresentará o “Camerata Disney”, no Floripa Airport. O espetáculo celebra os cinco anos de inauguração do aeroporto, eleito quatro vezes seguidas o melhor do Brasil. Além de homenagear as crianças no mês dedicado a elas, o Floripa Airport, em parceria com a Camerata, irá realizar arrecadação de alimentos para doação. O evento é gratuito para todos os públicos. Com temas do universo mágico criado por Walt Disney, a Camerata, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, estará no palco junto com um seleto time de vocalistas, composto por Amandah Amâncio, Joana Castanheira, Carla Domingues e Cadu Duarte, para apresentar músicas de filmes como “Frozen”, “O Rei Leão”, “A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “A Pequena Sereia” e “Alladin”. A apresentação viaja pelo mundo encantado, com as cores, luzes, figurino e telão reproduzindo cenas que remetem às canções. Os arranjos são do pianista Alberto Heller, os figurinos de José Alfredo Beirão e a direção de produção de Maria Elita Pereira. Realizado pela Cia de Produção, que ano passado promoveu a primeira edição do “Música pelos Ares”, o “Camerata Disney” no Floripa Airport é um projeto totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.
Paisagismo – Quando abriu seu escritório de paisagismo no início dos anos 2000, a arquiteta e paisagista Ana Trevisan teve que investir tempo e energia para educar o mercado sobre os inúmeros benefícios do trabalho. Naquele tempo, as pessoas pouco falavam sobre os efeitos positivos de viver em conexão com a natureza. Ou mesmo, consideravam desnecessário contratar um profissional da área para transformar os jardins em uma extensão das suas casas e negócios. As sementes lançadas por Ana, lá atrás, floresceram. Tanto é que a profissional comemora 20 anos de trajetória no mercado à frente do “Ana Trevisan Espaços Vivos”. A celebração inclui sua presença no elenco da CASACOR/SC-Florianópolis 2024, onde assina com sua equipe a Praça “O Futuro é Ancestral” em exposição para visitantes a partir do dia 29 de setembro. Mesmo com toda a autoridade sobre o assunto, Ana e seu time mantêm os ouvidos bem abertos na hora de fazer um briefing cara a cara com o cliente. Por mais avanços que a área tenha conquistado, ainda é recorrente pedidos de pouca manutenção do jardim. Uma ideia que Ana logo trata de converter, mostrando todos os benefícios que emergem do contato direto com a terra. Para muito além das plantas, os projetos assinados pelo escritório são pensados para provocar interações entre as pessoas e a natureza. Neste sentido, Ana faz bom uso de elementos – mobiliário para área externa – que possam incentivar os momentos a céu aberto.
4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz – Faltando pouco menos de 30 dias para o 4º Desafio UGF Cárdio, o evento apresenta as novidades e as atrações para o evento deste ano, agendado para 20 de outubro. A prova tem um percurso desafiador de 5 km pelo Centro da cidade, com largada no Beiramar Shopping e chegada no alto do Morro da Cruz está com inscrições abertas e o limite técnico é de mil participantes. Para a edição deste ano, a Ponto Eventos, empresa organizadora da prova, além do percurso diferenciado, preparou um pós-prova de respeito: a vista mais linda da Capital, show com a banda Baile da Vince, chope e distribuição de produtos dos patrocinadores. Haverá ainda sorteios para os participantes. Antes disso, no próximo sábado (28), haverá um treinão de preparação para a corrida, encontro alusivo ao Dia Mundial do Coração, celebrada todos os anos no dia 29 de setembro. O treinão será também uma oportunidade de conscientização para os cuidados com o coração, para a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas para a prevenção de doenças coronarianas. As inscrições estão no segundo e último lote e podem ser feitas no link https://bit.ly/desafiougfcardiomorrodacruz. Os atletas podem se inscrever e garantir o kit completo (camiseta 100% poliamida, numeral de peito, sacochila, chip de cronometragem descartável e brindes dos patrocinadores) por R$ 94,90 mais taxa. Todos os inscritos que concluírem a prova receberão medalha de participação.
Moda – As modelos e influenciadoras Aline Assis, Marina Gomes Borges e Natasha Boratin (foto) estavam entre as beldades convidadas para o lançamento da linha “Move”, a primeira da marca Lez a Lez que une Fitness e Wellness, durante evento exclusivo na Praia Brava, em Itajaí, no último sábado (21). O encontro contou com aulões de yoga, funcional, beach tennis e um brunch especial para os presentes, entre nomes da imprensa, influenciadores e convidados da marca catarinense. A manhã de sábado que marcou o lançamento da linha fitness da Lez a Lez também proporcionou aos convidados experiências junto a parceiros como Banana Brasil, Ocean Drop e Spa de pés e mãos.
Destaque – Júlia Sirotsky e Karina Dutra comemoram o sucesso do 3º Soubio Experience, evento que recebeu mais de 5 mil pessoas em Florianópolis e já tem nova edição confirmada para 2025.
Música autoral – Musicistas solos, bandas ou grupos interessados em apresentar trabalhos autorais podem participar da chamada pública da Fundação Cultural BADESC. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 20 de outubro de 2024. Três projetos serão selecionados para participar do evento musical programado para o mês de dezembro no jardim da Fundação, em Florianópolis. O regulamento completo, bem como o formulário de inscrição, está disponível no site fundacaoculturalbadesc.com ou pode ser acessado através do link disponível no @fundacaobadesc. Localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, a Fundação Cultural BADESC está com três exposições abertas para visitação: “Domesticar” de Adriane Hernandez, “Gestos e Horizontes” – Residência Artística e de Pesquisa Paulo Gaiad e “Objetos Instalativos” de Rubens Oestroem. As visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 13h às 19h.
Diversão em família – Neste final de semana, o Jurerê OPEN, em Jurerê in_ (Florianópolis), se transformará no destino ideal para toda a família! Com uma programação recheada de muita diversão, será possível curtir cinema ao ar livre e a estreia da 1ª Robofest. Haverá ainda shows musicais, aulão de dança, feira de artesanato e clubinho da leitura. Os amantes da sétima arte poderão assistir a dois filmes incríveis. No sábado, a diversão começa às 14h com Pica-Pau: as Férias no Acampamento, onde nosso querido personagem e seus amigos promovem diversas trapalhadas para salvar um acampamento. Às 17h, a programação continua com a comédia brasileira Partiu América, que narra a história de uma família que se aventura nos parques de diversão dos EUA. As exibições são gratuitas, com classificação livre e contarão com pipoca e refrigerante (mediante cadastro na hora). Haverá shows musicais antes e depois dos filmes. Lembre-se de chegar cedo, pois os lugares são limitados e, em caso de chuva, o evento será cancelado. Outra atração imperdível do final de semana será a 1ª Robofest, evento para crianças e adolescentes, em parceria com o SESI/SENAI – FIESC. O objetivo é envolver os participantes com oficinas e demonstrações de robótica em um ambiente acessível e divertido. Este será o primeiro de três encontros, sendo que os próximos estão marcados para 19/10 e 9/11, no mesmo local. Além de conhecer de perto os protótipos dos robôs de competição das equipes de robótica, os visitantes poderão participar de oficinas ministradas pelos próprios alunos das escolas SESI da Grande Florianópolis, com atividades de desenho, corte a laser e Lego. As turmas são limitadas a 15 participantes, com idades de 5 a 15 anos. As inscrições custam R$ 20,00 e devem ser feitas previamente neste link: https://forms.gle/ejEUyvnC6AJwegxi6
Câncer de mama – O décimo mês do ano carrega consigo mais que uma campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, mas sim um alerta para que todos os meses do ano sejam de atenção. E durante o Outubro Rosa, são realizadas ações e atividades para chamar a atenção sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), Santa Catarina deve registrar 39.600 novos casos de câncer só em 2024, deste total, 3.860 são de mama. Em Florianópolis, a incidência é de 340 novos casos, só neste ano. Especializado em mastologia e reconstrução de mama desde 2021, o médico Marcelo Prade ressalta que além do autoexame e acompanhamento com um profissional, o estilo de vida é um fator importante quando o assunto é prevenção que deve ser feita o ano todo. Durante o mês são promovidas diversas campanhas que incentivam a realização de exames de rotina, como o autoexame, mamografia e ultrassom de mamas. Porém, segundo o mastologista, esses dois últimos devem ser realizados anualmente, ou conforme a idade e os fatores de risco. O médico compartilha que além dos profissionais na área da oncologia e mastologia, é fundamental o apoio de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, radiologistas, radioterapeuta e terapia ocupacional. Prade explica que a mastologia tem evoluído muito, e se antes era preciso fazer uma mastectomia, ou seja, a retirada total da mama, agora é possível, em alguns casos, realizar procedimentos menos invasivos. Porém, quando a cirurgia plástica é necessária, podem ser realizados procedimentos como a mamoplastia, que tem como objetivo alterar o formato e o volume das mamas, a fim de deixá-las mais harmoniosas, a colocação de prótese de silicone, lipoaspiração e colocação de gordura, que permitem um tratamento oncológico de qualidade. Para o especialista, essas técnicas, além de proporcionar uma melhora na autoestima das pacientes, são fundamentais para o aumento do bem-estar durante esse momento tão delicado.
Teatro infantil – Neste domingo, dia 29 de setembro, às 16h, acontece o teatro “Viagem ao País das Maravilhas”, espetáculo gratuito, no Floripa Shopping. A peça, da Companhia Entre Sonhos, é inspirada numa das histórias mais conhecidas do Mundo, Alice no País das Maravilhas. No palco, estão confirmadas as presenças dos personagens Coelho Branco, Chapeleiro Maluco, Rainha de Copas e Flores Falantes, representados por quatro talentosos atores em uma apresentação com duração de 35 minutos. Após a apresentação, o público poderá tirar fotos com os personagens. O espetáculo será no formato de pocket show, apresentado no vão central do Floripa Shopping, ao lado do brinquedo da Masha e o Urso, outra sensação entre as crianças. Como o espaço é limitado, a orientação é que todos cheguem cedo para não perder nada da magia, pois o espaço é limitado. Considerado um dos mais completos da Capital, o empreendimento está localizado às margens da SC 401 e investe diariamente em ações para aproximar o público, proporcionando experiências de excelência aos seus clientes. O Floripa Shopping disponibiliza estacionamento gratuito no horário do almoço, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h às 14h. Para ficar por dentro e saber mais informações sobre as reservas, acesse o site do Floripa Shopping www.floripashopping.com.br ou acompanhe pelas redes sociais no perfil @floripashopping.
Gessele Trend Talk – Primeiro evento da série reuniu expressivos nomes do mercado para apresentar as inovações mundiais nestes setores aconteceu nesta quinta-feira (26/09), na Maison Gessele, em Itapema, reuniu renomados profissionais dos setores de moda, design e arquitetura do Estado para um debate sobre a intersecção entre essas áreas e o papel de grandes marcas em seu tempo. A iniciativa foi promovida pela Gessele Empreendimentos, referência em construção de luxo no país. Participaram da ação a empresária do ramo de luxo, Manu Berger, a consultora de imagem, Carol Frizzo, e o arquiteto e urbanista, Geovani Capelina. Paula Gessele, vice-presidente da marca, abordou o compromisso com a exclusividade. A exclusividade propiciada pela empresa se reflete também em sua sede, a Maison Gessele, concebida para fornecer uma experiência acolhedora e encantadora aos visitantes. “Criamos esse espaço com o objetivo de abraçar nossos clientes, para que já se sintam em casa desde o momento em que entram aqui. ” O cuidado, segundo Paula, não é apenas estético, traduz uma relação de confiança e valor, aspectos fundamentais no mercado de luxo. O “Gessele Trend Talk” se firma como um espaço de troca de conhecimento e inovação no Estado. Mais do que construir imóveis, a empresa promove experiências exclusivas, enraizadas na tradição das realezas, mas com os olhos voltados para o futuro.
25 anos do Fort Atacadista – A família Pereira, no comando do sétimo maior grupo supermercadista do Brasil, o Grupo Pereira, celebrou na última quarta-feira (25) o aniversário de 25 anos da rede Fort Atacadista, com grande festa para 500 convidados em Joinville (SC). A data e cidade escolhidas para a ocasião não foram por acaso: foi em Joinville onde foi inaugurada a primeira loja do atacarejo Fort, em 1999, e também foi na cidade que a rede – hoje presente em sete estados do país – atingiu a marca de 60 unidades, com a inauguração da quarta loja do Fort Atacadista, no bairro Floresta, também neste dia 25/9.
Treinão – Faltando três semanas para a South Run Morro do Sertão, a organização promove neste sábado, 28 de setembro, a partir das 7h30 da manhã, um treinão para reconhecimento do percurso da etapa. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, para que a equipe técnica possa acompanhar com segurança o grupo que percorrerá os trechos que passam pela Praia dos Açores , Pântano do Sul, Costa de Dentro, Costa de Cima e Morro do Sertão do Ribeirão da Ilha. A South Run Morro do Sertão acontece no dia 20 de outubro, domingo, com percursos de 5, 10 e 21 KM em terreno misto, contemplando areia, asfalto, chão batido e lajotas, sempre em meio à natureza. A equipe de fotógrafos da Banlek, que fará a cobertura da prova, estará no treinão de sábado fazendo registros. As inscrições para este sábado estão acontecendo pelo IG @southrun_ e para a prova através do site Ticket Sports. A South Run tem apresentação da Ocean Drop, patrocínio CCMS Soluções Rápidas, OAD, Zen Telecom, Iônica Farmácia, Life Fitwear, Banaiuka, apoio Rizoma, Oakley, Mana’o, Hotel São Sebastião, Concierge, Rancho, Praiano, Mysticeta e Entre Mares, e parceria de divulgação do Grupo ND.
Antigos na Ponte Floripa – Para os amantes de carros antigos e diversão, neste domingo, dia 29, a Ponte Hercílio Luz, o principal cartão postal de Florianópolis, se transformará em um verdadeiro paraíso automotivo com a terceira edição do evento “Antigos na Ponte Floripa”. Das 10h às 17h, a ponte receberá exposição de cerca de 500 veículos, prometendo encantar os apaixonados por clássicos e reunir a família. De acordo com um dos organizadores do Encontro Volks Floripa, Thiago Barão, o evento contará com a participação de 10 grupos de carros antigos da região, incluindo o Chevette Clube Floripa, Carangos Floripa, Floripa das Antigas e muitos outros. “É a oportunidade perfeita para admirar de pertinho modelos que marcaram época e que são verdadeiros tesouros sobre rodas”, pontua Barão. E não para por aí, para tornar o dia ainda mais animado, haverá uma praça de alimentação com os food trucks, a tradicional Kombi de chopp e música ao vivo com o cantor Marcos Paulo. E para fechar o final de tarde de domingo, terá um animado pagode em frente ao restaurante Amo Floripa Café, localizado na cabeceira da ponte.
A COLUNA DESPEDE-SE DE SETEMBRO, FELIZ EM PODER DIVULGAR ASSUNTOS INTERESSANTES PARA VOCÊ, LEITOR. ATÉ A SEMANA QUE VEM!