A coluna encerra outubro com ótimos assuntos. Que tal conferir?

Mulheres – As jornalistas Roberta Tomasini e Camila Balthazar no pré-lançamento do D/Season, novo empreendimento da Dimas Construções.

Roberta Tomasini e Camila Balthazar – Crédito: Junior Somensi

 

 

Mulheres e vinho – O final de semana foi de aprendizado e inspiração para as empresárias da AEMFLO e CDL São José, que participaram de uma missão empresarial pela Serra Catarinense, em parceria com o Sebrae Delas. A visita a renomadas vinícolas da região, como a Monte Agudo, proporcionou momentos de troca de experiências e degustações exclusivas.

Empresárias da AEMFLO e CDL São José – Foto divulgação

 

 

Halloween – Seguindo a tradição de trazer as melhores atrações gratuitas, o MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis, está com uma programação especial para o Halloween. As atividades para toda a família estão marcadas para o sábado, dia 26 de outubro, mas no dia 25, a partir das 18h30 tem recreação infantil gratuita e a partir das 19h a cantora Indayana leva sucessos da MPB e Brasilidades, no formato de voz e violão, para o palco da Praça MULTI. No sábado, a partir das 15h30 tem apresentação do espetáculo “A Bruxa do Cabelo Branco”, com a Traço Cia de Teatro, no palco da Praça MULTI. Às 16h30 inicia a brincadeira das “Gostosuras ou Travessuras?” pelo boulevard e pintura facial com os recreadores da equipe Fuzarka e a partir das 17h30, a DJ Veronica Kist anima o bailinho que terá Concurso de Fantasia e ainda recreação temática de Halloween. Às 20h, o Trio Greentea, formado por Scar, na voz, Eryka Gonzalez, no baixo e Laura Gelpi, no sax, vai apresentar sucessos do R&B, Soul e Jazz no palco da Praça MULTI. O shopping a céu aberto fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis.

Halloween no Multi – Crédito Marcia Pietrobom

 

 

Poesias – A primeira publicação de poesias da psicóloga Joanna Carolina Martins será lançada a partir das 19h da quarta-feira, dia 30 de outubro, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Em “Sussurros da Alma: Emoções em Poesia”, a autora apresenta 201 poesias sobre vivências emocionais de amigos, colegas, familiares e as próprias da escritora, dentro e fora da clínica. “São poesias profundas, algumas referentes a vivências anteriores à aquisição da palavra. Outras, descrevem vivências na clínica ou na vida”, compartilha Joanna, que é nascida e mora em Florianópolis. A obra de 320 páginas e publicada pela Bybook projetos editoriais, apresenta textos e fotografias. Na página final do livro, de acordo com a autora, há um QR Code que direciona o leitor para músicas que têm como letras algumas de suas poesias.

Joanna Carolina Martins – Crédito Divulgação

 

 

Capa de revista – A Cirurgiã Geral e pós-graduada em Dermatologia, Tricologia e Cosmiatria e Laser por renomadas instituições, a médica Dra. Carol Berger, especializada em procedimentos faciais e corporais e referência em gerenciamento de envelhecimento, é destaque na capa da edição de outubro da Revista Saúde, que circula na região da Grande Florianópolis. A médica vem se destacando por sua abordagem “360”, como costuma descrever, que se refere a um olhar mais integrativo do paciente, avaliando a saúde de forma mais ampla, não meramente a parte estética, com cuidados preventivos e tratamentos para melhorar a saúde em diferentes aspectos e, como consequência, fazer com que o paciente tenha pele e cabelos mais saudáveis e jovens. A Revista Saúde, uma das principais publicações do país voltadas para a área da saúde pelo olhar médico, foi criada na cidade de Umuarama, no Paraná, e hoje possui edições em oito estados brasileiros. Em Santa Catarina há edições na capital, Florianópolis, e em Balneário Camboriú. Na pauta principal desta nova edição, com o título “Muito além da beleza: conheça a trajetória de amor e dedicação da médica pela sua carreira – e constante aprimoramento – na área da saúde”, a Dra. Carol Berger compartilha a sua trajetória desde o início da sua paixão pela Medicina, principais desafios e grandes experiências vivenciadas desde a sua formação, e também fala sobre as tecnologias disponíveis na área da dermatologia. A edição número 35 da Revista Saúde – Florianópolis já está disponível para leitura na versão impressa, com exemplares gratuitos, e online. 

Dra Carol Berger na capa da Revista Saúde – Grande Florianópolis

 

 

“Revista Íntima” – A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo “Revista Íntima”. A peça será apresentada nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, com entrada gratuita. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia. No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público. O projeto reafirma o compromisso da La Vaca com a criação de espetáculos que dialogam com questões relevantes para a realidade brasileira do nosso tempo, como já fez com montagens de destaque como “Kassandra” e “Homens Pink”. “Revista Íntima” teve seu processo de criação compartilhado com mulheres que cumprem pena no Presídio Feminino de Florianópolis, que participaram de leituras e ensaios. O projeto promoveu também ações públicas de caráter reflexivo, por meio de encontros com a professora da Universidade de Michigan Ashley Lucas e com a dramaturga Dione Carlos.

Cartaz Revista Íntima

 

 

Noivos casam no Dia das Bruxas – No dia 31 de outubro, às 16h30, o pitoresco Ribeirão da Ilha, será o cenário de uma cerimônia que promete encantar a todos. A jornalista e colunista Yula Jorge se unirá a Roberto Pacheco em um casamento inspirado no Festival Celta de Beltane (Festa do Fogo) e no Dia das Bruxas, ambos comemorados na mesma data. “Na ilha das bruxas, um chamado do coração… para sermos estrelas em constelação”, assim começa o convite escrito por Yula, que também é escritora e carrega nas veias o sangue poético de Cora Coralina, sua tia-bisavó. A ideia de ‘constelar’ inicia com o dress code dos convidados, que inclui tons de prata, grafite, cor de lua e estrela – 50 tons de cinza! E não tem a ver com o livro ou o filme, mas com um visual que promete render registros memoráveis. O convite estilizado tem as mãos do artista plástico Luciano Martins, um dos mais renomados de Santa Catarina, que eternizou os noivos em uma obra de arte. E a decoração, feita pela madrinha dos noivos, Rosangela Buitoni, junto com Willian Fernandes, também promete surpreender com rusticidade e requinte. A cerimônia, coordenada por Mari Ferraz, será celebrada pela apresentadora de TV Laine Valgas, amiga da noiva que acompanha essa genuína história de amor há mais de seis anos. Os padrinhos estarão em trajes all black e com gravata da cor vinho, combinando com o inusitado vestido da noiva. Outro detalhe será o porta-alianças, uma bola de cristal com gelo seco para um toque de encantamento. A celebração será marcada por rituais que homenageiam os quatro elementos da natureza. O ar será perfumado com Mirra e a terra enfeitada pela fada das flores (a daminha de honra), enquanto Yula chegará pelas águas sendo recebida pela Senhora do Fogo, interpretada pela talentosa bailarina Dani Angeli, que abre caminho para sua passagem. Ao final do casamento, os convidados receberão de lembrança toda a energia do casal, representada no “Sal de Pirlimpimpim”, um preparo feito por eles com calêndula, alfazema azul, pétalas desidratadas, sal rosa do Himalaia e óleo essencial de lavanda, para escalda-pés ou banhos relaxantes.

Convite Luciano Martins

 

Outubro Rosa – Claudia Amendola, presidente da AVOC – Associação de Voluntários do CEPON, durante o Dia Rosa Casa & Design, que ocorreu na quarta-feira (23), no Shopping Casa & Design, angariou 400 lenços para o hospital e contou com a participação de 200 pessoas.

Claudia Amendola – Crédito Paulinho Sefton

 

 

Cineastas – Nascida em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, Eglê Malheiros, de 96 anos, exemplo da presença feminina na história do cinema catarinense, é um dos destaques da 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba, que acontece de 4 a 9 de novembro. É que no dia 7 de novembro, a partir das 19h, o documentário “Eglê”, dirigido por Adriane Canan e produzido por uma equipe técnica formada só por mulheres, será exibido de graça na Praça Central de Garopaba. Com produção da Margot Filmes e coprodução da Lilás Filmes e da Calêndula Filmes, o documentário produzido em 2023 com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ANCINE/FSA (Arranjos Regionais), circulou por festivais nacionais e recebeu o Prêmio de Melhor Longa Nacional no VII Curta Lages – Festival Internacional de Cinema (2024) e Menção Honrosa na Mostra de Audiovisual do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 (2024), em Florianópolis. Natural de Quilombo, no interior de Santa Catarina, formada em Jornalismo e com Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de SC (UFSC), Adriane, que cursou também a oficina de Roteiro Avançado na Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba, está feliz em poder participar do FICA Garopaba. Já o documentário “Plantadeira”, que será exibido no sábado, dia 9, às 18h, marca a estreia de Sheide Mara como diretora. Totalmente produzido na cidade de Garopaba, o curta-metragem “A Última Primavera”, dirigido por Michelly Hadassa, promete ser uma das sensações do FICA Garopaba. O curta será exibido dentro da Mostra Vozes Veladas, com filmes Catarinenses, a partir das 18h do dia 9 de novembro. Com coordenação de Cristovam Muniz Thiago, a 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba deve atingir um público de 2.300 pessoas nos cinco dias de evento. Serão realizadas ações gratuitas presenciais e com classificação livre na praça e nos demais espaços culturais e educacionais de Garopaba e nas cidades de Imbituba, Laguna e Florianópolis. A programação completa está disponível no @fica.garopaba. O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.

Eglê Malheiros nos anos 80 – Crédito Paulo Dutra

 

 

Sorria Floripa – Florianópolis vai se transformar na capital do riso no mês de novembro com a 1ª edição do Sorria Floripa, um festival de stand up comedy inédito na capital. Nos dias 9 e 10 de novembro, nomes de peso da comédia nacional sobem ao palco em quatro sessões. Cris Pereira (Gaudêncio), Marcito Castro, Eduardo Jericó e Serginho Lacerda são os nomes confirmados na programação. As apresentações acontecem em sessões às 19h e às 21h, no Boulevard 14/32, no Floripa Airport, garantindo doses de muitas risadas e humor. O Sorria Floripa é um evento patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e apoio cultural do Floripa Airport. Os ingressos à venda no site Pensa No Evento. Valor do ingresso: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) – https://www.pensanoevento.com.br/ Produto cultural totalmente patrocinado pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Cris Pereira – Divulgação

 

 

 

A COLUNA DESEJA SAÚDE E BOAS ENERGIAS!

 

 

 

Lembrando que os homens também são acometidos pela doença, portanto, o cuidado é de todos!