Que tal conferir agora a 1ª coluna de outubro que chega repleta de assuntos interessantes?!

Teatro – O sucesso se repete mais de 20 anos depois. A temporada da nova montagem de ‘Norma’ está sendo recebida em todo o Brasil com plateias lotadas. “𝐍𝐎𝐑𝐌𝐀” traz 𝐍í𝐯e𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 e 𝐃𝐚𝐧𝐢𝐞𝐥 𝐑𝐨𝐜𝐡𝐚 nos papeis principais. O texto de Dora Castellar e Tônio Carvalho fala sobre Norma e Renato, dois seres humanos que se movimentam de forma muito diversa pela vida. Ela é rígida, segue padrões, “leis”, códigos. Ele se permite correr riscos, fazer escolhas, mudar, renascer. A peça, com direção de Guilherme Piva, chega a Florianópolis para duas sessões nos dias 16 (20h) e 17(18h) de novembro, no Teatro Ademir Rosa (CIC). O texto de Dora Castellar e Tônio Carvalho mostra-se ainda mais atual, pois reafirma o poder transformador do acolhimento, da escuta, do amor. Duas pessoas machucadas pela vida se cruzam, se enxergam e tentam expurgar seus medos e fraturas, compreender o outro com todas suas incoerências e complexidades. O espetáculo nasceu de um engano. Certo dia, um dos autores, Tônio Carvalho, discou um número errado, sendo hostilizado pela mulher que estava do outro lado da linha. Ele divagou sobre que tipo de vida levaria essa pessoa para ser tão dura. Imaginou então uma mulher em crise e teve a ideia de batizá-la de Norma. E Renato aparece na vida dela justamente representando essa possibilidade de “renascimento”. Guilherme Piva não esconde o entusiasmo de trabalhar com Nívea Maria e Daniel Rocha. Os ingressos já estão à venda no 𝐝𝐢𝐬𝐤𝐢𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬𝐨𝐬.𝐜𝐨𝐦. (https://www.diskingressos.com.br/grupo/1994/2024-11-17/sc/florianopolis/norma)

Daniel Rocha e Nívea Maria – Foto divulgação da peça Norma.

 

 

Oficina de Zine Colageria – Estudantes, professores, artistas e público em geral interessados por temas relacionados à cultura, linguagem e expressão artística, podem se inscrever para participar da Oficina Zine Colageria, que será ministrada por Pati Peccin, e promovida pela Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 14 de outubro. A idade mínima para participar é de 12 anos. De acordo Pati Peccin, na oficina os participantes vão experienciar a confecção de um fanzine e irão produzir colagens com o tema proposto.  “O fanzine é uma publicação alternativa de pequena tiragem e impresso artesanalmente. Produzido por um grupo de pessoas a fim de abordar temas correlacionados, fazendo parte de movimentos de contracultura. Nesta oficina serão abordados temas socioculturais para que os participantes estabeleçam um diálogo a partir do seu próprio universo, criando linguagens que se adaptam ao estilo de cada um”, compartilha. Com carga horária de 6 horas, a oficina será realizada em dois dias, nos dias 22 e 24 de outubro, e no final, cada participante poderá levar para casa um exemplar do fanzine. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no site fundacaoculturalbadesc.com ou acessado através do link disponível na bio do @fundacaobadesc. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Oficina de Zine Colageria – Crédito: Elisa Imperial

 

 

Avant Première – A CASACOR / SANTA CATARINA está de portas abertas em Florianópolis, depois de recepcionar a imprensa que veio de várias regiões do estado. Também, mais de 800 convidados especiais  movimentaram a sede do evento no sábado, 28. A mostra acontece no antigo Hotel Maria do Mar, onde será construído o empreendimento D/Season Residence Club por parte do patrocinador local, Dimas Construtora, e segue até 24 de novembro. Os franqueados Francis e Luiz Bernardo – com os 50 profissionais participantes –  apresentaram o circuito de ambientes internos e externos da edição, que acontece no mesmo lugar de 2023, porém, com uma estrutura diferente, que está surpreendendo os visitantes. “O ponto forte do passeio é, sem dúvida, o pôr do sol, que reúne as pessoas nos ambientes externos à beira-mar”, e ontem a imprensa fez muitos registros deste cenário”, disse o franqueado Luiz Bernardo. “Nossos profissionais estão de parabéns. Trabalharam intensamente e agora recebem o retorno do público. E nós só temos a agradecer a todos pela presença em nossa abertura”, disse a franqueada Francis Bernardo. Na tradução do tema “De presente, o agora”, os profissionais investigam a ancestralidade e chamam à reflexão sobre as possibilidades de futuro, diante do cenário atual do planeta, com a emergência climática e as questões que envolvem os eixos social, ambiental e econômico da sustentabilidade. O tema está impresso nos traços, materiais, objetos e mensagens dos ambientes. Com grande movimentação do mercado local, a CASACOR mostra mais uma vez sua importância e por que a marca é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas. A mostra abre de  terça a sábado, das 13h às 21h. Nos domingos e feriados, das 13h às 19h.

George Zanetti Vandresen, diretor de Engenharia Dimas Construções; Luiz Bernando, franqueado da CASACOR/SC; Daniel Dimas, CEO Dimas Construções; Francis Bernardo, franqueada da CASACOR/SC e Gabriel Freire, diretor Comercial e de Incorporação Dimas – Foto/Carlos Alves

 

 

Lançamento – A exposição Estandartes em Contratempos, que pode ser visitada de graça até o sábado dia 5 de outubro, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, ganhará um catálogo. O lançamento, com entrada gratuita, será a partir das 11h, do dia 5. Com organização de Eneléo Alcides e Fernando Albalustro, a publicação traz histórias e imagens do carnaval das Escolas de Samba de Florianópolis, além de registros de todos os materiais apresentados na mostra, que ocupa desde abril deste ano o museu localizado na Praça XV de Novembro. Eneléo destaca que o catálogo, no formato digital e impressa, conta ainda com textos de especialistas sobre carnaval, fantasias de destaque, as roupas de comissão de frente e dos casais de mestre sala e porta-bandeira, alegorias, pinturas de artistas catarinenses, documentos históricos mostrando a importância do carnaval na cidade desde o século XIX e mais de 400 fotografias da produção e do desfile de carnaval de 2024. No material é possível ver os bastidores, os ateliês e os galpões de alegorias, os ensaios técnicos, os núcleos educativos, os históricos carros de mutação e as bandeiras de todas as escolas. “O catálogo Estandartes em Contratempos permite ao público mergulhar no universo da produção do desfile e conhecer um pouco mais sobre a importância e a plasticidade do nosso carnaval”, compartilha Eneléo. O catálogo conta com fotografias de Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Marco Sardi e Roberto Alvarenga e textos de Alzemi Machado, Fabiolla Vieira, Fabrício Peixoto, Fernando Albalustro, Fernando Constâncio, José Alfredo Beirão Filho, Marcelo Machado, Rosângela Cherem, Eduarda Andrade, Rainara Sofia e Eneléo Alcides.

Exposição Estandartes em Contratempos – Crédito: Adriana Fuchter

 

 

Gastronomia – Jurerê in_, um dos principais destinos gastronômicos de Florianópolis, apresenta novidades irresistíveis para os amantes da boa mesa nesta Primavera. Os restaurantes Positano, localizado no hotel IL Campanario, e o Fajã, no Jurerê Beach Village – todos abertos ao público – agora oferecem deliciosos almoços executivos premium durante a semana. São menus de três tempos (entrada, prato principal e sobremesa), que mudam diariamente, garantindo frescor e variedade. Além disso, os restaurantes relançaram as suas clássicas feijoadas, que vêm com diferenciais especiais para agradar a todos os paladares, inclusive com versão vegana. Para as famílias que visitam os estabelecimentos, os espaços kids dos hotéis estão disponíveis, com monitores e muita diversão para as crianças. Reservas: Positano: (48) 3261-6096 (whatsapp); Fajã: (48) 99127-9095 (whatsapp); La Fontana: (48) 3261-6096 (whatsapp).

Restaurante Fajã – Crédito divulgação

 

 

Especial Cazuza – Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, o Hard Rock Cafe Florianópolis, que fica no Villa Romana Shopping, em Florianópolis, receberá o show tributo ao Cazuza interpretado pelo cantor Lucas Ricco. A homenagem a um dos maiores cantores, compositores e poetas que a música brasileira já teve faz parte da programação semanal do icônico bar do rock que terá nos próximos dias outros cinco shows especiais, com os artistas Paulinho Freitas, Rodrigo Daca, Iago Chapuis e Rô Conceição, além da apresentação da Banda Sonido Club na noite de sábado. Serão dias e noites de Rock, Pop Rock, Rock Nacional, R&B, Soul e Blues, completando a experiência irresistível de história, música e sabor. A partir das 20h de sexta-feira, o cantor Lucas Ricco subirá ao palco do Hard Rock Cafe Florianópolis para interpretar os maiores sucessos de Cazuza. A apresentação tem a essência de artista que nos deixou em 1990, e através de sua riquíssima obra com 120 canções gravadas, 246 composições, embala e marca a vida de uma legião de fãs apaixonados por suas letras sensíveis e atemporais. Neste tributo serão apresentados os maiores sucessos da carreira de Cazuza, como: “O tempo não para”, “Pro dia nascer feliz”, “Ideologia”, o protesto “Brasil” e “Down em mim”, lançada em 1982, cuja letra foi descartada pelo cantor na adolescência, e resgatada do lixo por sua mãe, a cantora Lucinha Araújo.

Lucas Ricco – Foto divulgação

 

 

Jurerê Funk Festival – Para fechar 2024 com o pé direito, o Stage Music Park confirmou mais uma edição do Jurerê Funk Festival – Summer Edition, evento que teve sua primeira edição em agosto de 2023, e chega com tudo para a época mais esperada do ano, tendo MC Daniel e MC Cabelinho como os principais nomes da festa. Atração do Palco Mundo deste ano no Rock In Rio, MC Daniel, é um dos principais nomes do funk dos últimos tempos. Em agosto deste ano, lançou seu primeiro álbum “Sem Música”. Ao longo de 16 canções inéditas, o artista explora elementos como a mudança de vida que a música lhe proporcionou, sua trajetória no funk, ostentação e empoderamento feminino. Para além do funk, MC Daniel abre um leque de possibilidades ao mesclar seu gênero ao trap, arrocha, pop e forró, reafirmando, mais uma vez, sua versatilidade. O álbum conta com participações de peso, como Ludmilla, MC Ryan SP e KayBlack. Atualmente, MC Daniel conta com mais de 12 milhões de ouvintes mensais só no Spotify e quase 20 milhões de seguidores em seu Instagram. MC Cabelinho, também atração deste ano no Rock in Rio, anunciou no palco do festival um novo álbum para o fim de 2024. O rapper, que já reúne discos e sucessos, possui 5 álbuns lançados até então: “Minha Raiz” (2018), “Ainda” (2019), “Little Hair” (2021), “Little Love” (2022), “LIttle Love Deluxe” (2023).O artista foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” com a música “Carta Aberta”. No último mês, a Deezer liberou o resumo do que foi sucesso no mundo da música em 2023, no My Deezer Year. No Brasil, o TOP de álbuns mais ouvidos do ano traz um veredito: a consolidação do trap nacional, afinal, três dos cinco nomes são de artistas do gênero. E o primeiro lugar foi conquistado pelo trapper, funkeiro e ator carioca MC Cabelinho, um dos principais expoentes do gênero no Brasil. Aos 27 anos, o artista dominou o país com o seu quarto  álbum Little Love, lançado em dezembro de 2022 e que conta com hits como “Fogo e Gasolina” e “Minha Cura”. Essa edição do Floripa Funk Festival – Summer Edition é uma parceria de realização entre o Stage Music Park, a casa dos grandes encontros em Santa Catarina, junto da Fluxo Produções e Buddha, referências no segmento no estado. Os ingressos para o evento estão disponíveis nos setores Pista, Pista Vip, Lounge Music Park e Exclusive Área. A novidade deste ano é que agora o Lounge Music Park é Open Bar (Água, Cerveja, Refrigerante, Vodka nacional, Gin, Johnnie Blonde e Red Bull) e conta com banheiro exclusivo e bar exclusivo, e podem ser adquiridos através do site da Blueticket, com comissários autorizados, na barbearia Barão da Navalha e na bilheteria do Music Park.

MC Cabelinho – Foto divulgação

 

 

Paul McCartney – A capital catarinense está entrando na contagem regressiva para um dos maiores eventos internacionais no estado. O aguardado show de Paul McCartney em Florianópolis está marcado para o dia 19 de outubro, no estádio da Ressacada. Além da expectativa dos fãs, a chegada do Beatle movimenta diversos setores econômicos, principalmente turismo, hotelaria, comércio e serviços. Com 50% do público vindo de fora da cidade, a demanda por hospedagem e transporte já está em alta, o que promete impulsionar ainda mais a economia local. Segundo dados da organização do evento, que tem Paulo Fellin à frente da produção local, apenas 39% dos espectadores são de Florianópolis, ainda que 72% do público seja de Santa Catarina, com uma fatia expressiva de 15% do Rio Grande do Sul e 5% do Paraná. A preparação para receber esse grande contingente de turistas já está em andamento. Em reunião realizada no dia 10 de setembro na Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), foram discutidos todos os aspectos de mobilidade e segurança para garantir uma experiência tranquila para o público. A organização do tráfego e estacionamento foi um dos pontos principais, com um plano detalhado que inclui a venda online antecipada de vagas de estacionamento. A estimativa é que cerca de 10 mil veículos se desloquem para o show, o que demanda uma logística robusta e bem coordenada. Para o setor de turismo, eventos de grande porte como esse são cruciais, especialmente fora da alta temporada. Segundo Kary Pacheco, Diretora Executiva da ABRASEL em Santa Catarina, o show de Paul McCartney é uma excelente oportunidade para o setor de bares e restaurantes. Além do impacto direto no turismo e na rede hoteleira, o comércio local também está se preparando para atender o aumento da demanda. Para além do comércio e da hotelaria local, o turismo de eventos se consolida como um dos grandes motores da economia para o Estado. Com pouco menos de um mês até o grande dia, Florianópolis já começa a sentir os impactos positivos desse evento. A expectativa é que o show de Paul McCartney deixe não apenas uma marca cultural na cidade, mas também um legado econômico, atraindo novos turistas e consolidando a capital catarinense como um destino de destaque para grandes espetáculos internacionais.

Paul McCartney – Foto divulgação

 

 

Palestra com Cíntia Chagas – Especialista em comunicação, palestrante, escritora e educadora Cintia Chagas esteve na noite da 26 de setembro, em Florianópolis participando do evento “A Minha Jornada de Sucesso”. Mais de mil pessoas – em sua grande maioria mulheres empreendedoras, acompanharam a palestra da polêmica professora que ficou conhecida por suas “aulas na balada”, por seu jeito chique e humor ácido. Sua abordagem irreverente e inteligente prova que humor, beleza e conhecimento podem andar juntos. Antes da palestra da comunicadora Cintia Chaga, aconteceu um bate-papo com as empresárias Roberta Pugsley – Líder do W2W Club, Daniella Rebllato – Fisioterapeuta Pélvica e Fundadora do Clube do Vibra, Simony Santana – Empresária e Palestrante, Alessandra Balbinot – Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas com mediação de Janaína Paes – Mentora de Palestrantes na Fadel Palestrantes. O evento foi uma iniciativa das empresas catarinenses Fadel Palestrantes e Bressan Eventos, com produção de Julia Mattos.

Palestra Uma jornada de sucesso, com Cíntia Chagas – Crédito: Karmah Digital

 

 

 

Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz.