Confira aqui mais uma coluna repleta de assuntos interessantes!
Exposição – Com mais de cinco décadas dedicadas ao mundo das artes, o artista visual contemporâneo Rubens Oestroem se prepara para abrir a primeira exposição individual a céu aberto da carreira. A mostra inédita será no jardim da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Nascido em Blumenau, em 1953, Rubens passou 10 anos na Alemanha, onde estudou na academia de artes de Berlim, HdK, produziu trabalhos e participou de exposições. No final de 1985 retornou para a cidade natal, no Vale do Itajaí, e em 1988 mudou para Florianópolis, onde desde 1990 reúne num só lugar a casa, jardim e ateliê no bairro Sambaqui. Segundo o artista, os objetos instalativos, como chama suas esculturas, que passam de dois a três metros de altura, são, na sua maioria, produzidos em madeira, objetos encontrados pelo artista durante suas caminhadas no final do dia no bairro, ou trazidas pelo mar. São restos de canoas naufragadas, bem como malhas, panos, galhos, madeiras corroídas pelo desgaste e tempo, e algumas por cupins do mar, que recebem uma pintura policromada em verniz e tinta acrílica, e também pedras amarradas ao tecido que formam as obras. Para a curadora Yara Guasque, os objetos instalativos são fruto de uma sorte de operacionalidade inventada na escassez de materiais e ferramentas ditas artísticas. São o reaproveitamento de objetos encontrados ao acaso. E é essa vaga funcionalidade que norteia a concepção e a realização das obras. “Objetos Instalativos” ficará em exposição de 12 de setembro a 12 de dezembro de 2024, podendo ser visitada de graça de segunda a sexta, das 13h às 19h. A Fundação fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.
Corrida – A 4ª edição do Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz Florianópolis está com inscrições abertas. O evento tem um percurso desafiador de 5 km pelo Centro da cidade, com largada no Beiramar Shopping e chegada no alto do Morro da Cruz, um dos pontos mais bonitos da Capital, com vista panorâmica para toda a Ilha. As inscrições já estão abertas e a virada do primeiro lote será na próxima segunda-feira (9), às 23h59. O limite técnico do evento é de mil inscritos. Organizado pela Ponto Eventos, o desafio é um projeto já consolidado no calendário de provas de Florianópolis e de Santa Catarina, e inédito na Capital. São 285 metros de altimetria. A largada da prova ocorre no estacionamento do último andar do Beiramar Shopping. Após uma descida por dentro do estacionamento do shopping, os atletas farão um percurso plano de 2.000 metros, e em seguida iniciarão a subida do Morro da Cruz com 2.300 metros em direção à sede da NDTV, o local da chegada. Para o organizador do evento, Eduardo Marcondes, o Desafio do Morro da Cruz é uma prova de percurso curto, mas muito desafiador. O evento é uma realização da Ponto Eventos, com apresentação da UGF Cárdio Florianópolis, patrocínio do Beiramar Shopping, Areia Bronze, Sescoop/SC e NDTV, e o apoio da Cantu, Águas Santa Rita, Unimed e Coltex. As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/desafiougfcardiomorrodacruz. No primeiro lote, que se encerra no próximo dia 9 de setembro, os atletas podem se inscrever e garantir o kit completo (camiseta 100% poliamida, numeral de peito, sacochila, chip de cronometragem descartável e brindes dos patrocinadores) por R$ 74,90 mais taxa. Todos os inscritos que concluírem a prova receberão medalha de participação. Grupos de corredores ou assessorias de corrida com dez ou mais inscritos têm direito a 20% de desconto sob o lote vigente. O mesmo desconto será aplicado aos clientes, cooperados e colaboradores do sistema Unimed (na retirada do kit, devem apresentar carteirinha do plano de saúde ou crachá de trabalho/vínculo com a Unimed Singular). Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com a lei nº 10.741, de 2003, têm direito ao desconto de 50% no valor da inscrição do lote final. O documento original de identidade deverá ser apresentado para retirada do kit juntamente com o termo de responsabilidade.
A tradição da rainha – Dia 11 de outubro acontece o Jantar e Baile de Aniversário do Lira Tênis Clube, que completará 98 anos de uma história que se confunde com a própria história de Florianópolis. E, entre as tradições de comemoração mantidas há décadas, e que vale a pena ser registrada por toda magia que envolve, está a coroação da Rainha do Lira, que reina por dois anos à frente da agitada agenda social, cultural e esportiva do clube. Na festa deste ano, Isabela Evangelista Cardoso, a atual rainha, que é filha do presidente da casa, Carlos Eduardo Ferrari Cardoso, e de Ângela Evangelista Cardoso, passará a faixa para a sua sucessora que reinará até 2026.
Samba & Pagode – Jurerê Internacional receberá dois gigantes do samba e do pagode no próximo dia 29 de dezembro, domingo. Os artistas subirão ao palco do Stage Music Park para apresentar seus mais recentes trabalhos, incluindo seus hits que marcaram uma geração e influenciaram novos músicos nos últimos trinta anos. Um dos membros mais proeminentes do antigo Exaltasamba, Péricles, completa doze anos de carreira solo em 2024. Com cerca de 1 bilhão de visualizações no YouTube e mais de 6,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, Péricles é o grande porta-voz do samba e do pagode no país. O cantor já lançou mais de 30 projetos musicais e tem mais de 15 milhões de discos vendidos ao longo dos seus 38 anos de carreira. Em 1986 foi um dos fundadores do Exaltasamba, grupo de pagode muito popular no Brasil. Em 2018, Péricles chegou a ser indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de Samba/Pagode pelo álbum “Em Sua Direção”. Já Sorriso Maroto, é um grupo de pagode que nasceu como brincadeira no Grajaú, em 1997. Com cinco integrantes de lá pra cá, o trabalho de Bruno, Sergio, Cris, Vini e Fred só conquistou mais e mais o coração e ouvidos de uma legião de fãs no país inteiro. Com seu “Pagodinho Diferente”, o Sorriso interage com diversos estilos musicais e leva o jeitinho do samba e do pagode para várias tribos e classes sociais. Com nove certificações de “Discos de Ouro”, quatro de “DVD de Platina” e dois de “DVD de Ouro”, somando mais de dois milhões de discos vendidos, a banda está sempre em busca de inovações, o que os levou a fechar parcerias com grandes nomes do mundo da música. Para iniciar os projetos de comemoração pelo aniversário de 25 anos, o grupo lançou o álbum Sorriso Eu Gosto No Pagode cantando seus sucessos, pela primeira vez em um formato de roda de samba. O projeto ganhou diversos certificados, entre eles, Álbum de Platina e Single de Platina Duplo. Em 2024, com 26 anos de carreira completados, o grupo segue esgotando ingressos, com a turnê Sorriso Maroto As Antigas pelo Brasil. Os ingressos para o show estão disponíveis através do site blueticket, na bilheteria do Music Park, com comissários autorizados, na rede de lojas Barão da Navalha ou na Enzo Milano, em Jurerê Internacional.
Teatro – No último sábado (8), as atrizes Marisa Orth e Tânia Bondezan, acompanhadas do elenco, participaram de um jantar no restaurante Doshira Korea, em Florianópolis. Recepcionados por Kátia Maczewski, eles comemoraram o sucesso da peça ‘Raddojka – Uma Comédia Friamente Calculada’, em cartaz no CIC, com produção da C5 Produções. A noite foi marcada pela combinação perfeita de cultura e gastronomia coreana.
Feira do Queijo – A cada nova edição, a tradicional Feira do Queijo vem com novidades. Na 6ª edição, cinco marcas catarinenses e uma mineira estreiam no evento que movimenta o Rio Tavares, em Florianópolis. Com curadoria de Tiago Pascoal, que é membro da Associação dos Queijistas do Brasil e responsável pela Ao Queijo, a 6ª Feira do Queijo acontece de 13 a 15 de setembro no hall de entrada do MULTI Open Shopping. A entrada é gratuita. Ao todo, 19 expositores oriundos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, vão apresentar durante os três dias de feira, uma variedade de queijos, desde os tradicionais produzidos com leite de vaca, como o serrano e canastra, bem como de leite de cabra, ovelha, além charcutarias, azeites, geleias, doce de leite, chocolate, mel, pães e vinhos. Seis marcas participam pela primeira vez do evento que é realizado desde 2022 no primeiro shopping a céu aberto da região. De Minas Gerais o estreante é a Queijaria Bom Sucesso, que produz queijo de vaca na cidade de Mantiqueira. Já de Santa Catarina os estreantes são: Darê Chocolates, uma pequena e requintada chocolateria de Florianópolis, a Funghini de Rio do Sul, que produz diversos produtos à base de cogumelos, a Sulmel que produz em Xaxim uma vasta de linha de produtos com mel e a Terra a Terra, de São Joaquim, que são produtores de frutas vermelhas e de geleias orgânicas. E de Petrolândia, que fica na região Vale do Itajaí, vem a Rouwstik. A empresa familiar, que começou a produzir queijos em 2017, tem o primeiro selo de queijo artesanal com leite de ovelhas de Santa Catarina e já foi premiada mais de sete vezes no Prêmio Queijo Brasil. O horário de funcionamento será das 16h às 22h, na sexta, dia 13, das 10h às 22h, no sábado, 14, e das 12h às 18h, no domingo, dia 15.
20 Anos de Winter Play – Neste final de semana, o Winter Play esquentou Jurerê Internacional, em Florianópolis. Foram cinco festas que marcaram a edição especial de 20 anos do evento. Há duas décadas, o Winter Play (@winter_play) combina entretenimento, gastronomia, lifestyle e turismo, sempre com a proposta de surpreender através da experiência visual única, por isso, a cada ano, evidencia um tema e leva o público para uma viagem inesquecível de som, luzes, cenografia e intervenções artísticas, tudo de uma forma extraordinária. Em 2025, o Winter Play, depois de 20 anos, embarca para o primeiro destino fora de Jurerê Internacional e passa a ser itinerante. A primeira parada acontecerá na Serra Catarinense.
Show – O Numanice #3, turnê de pagode da Ludmilla, vai percorrer 16 cidades do país, além de contemplar os fãs que residem em Miami e Portugal. Pelo segundo ano consecutivo, Florianópolis está no roteiro da artista, e a Arena Externa do Music Park, em Jurerê Internacional, foi escolhida para receber o espetáculo, marcado para o dia 25 de janeiro de 2025. A venda de ingressos para o evento está aberta através do site da Sympla. “Estou muito empolgada para essa turnê. O ‘Numanice’ é um projeto que desenvolvi com muito carinho e amor, pensando em cada detalhe para levar alegria e boas vibrações para o público. Mal posso esperar para cantar e sambar com vocês!”, celebra Ludmilla. Além de ser grande em representatividade, o projeto é grande em números, tendo sold out completo nos shows de 2023. São mais de 3,5 bilhões de streams somando todas as plataformas digitais. Só o Numanice #3, revelado ao público no final de fevereiro acumula mais de 50 milhões de streams em todas as plataformas e é composto por grandes hits como: “Maliciosa”, “Você Não Sabe o Que é Amor”, “A Preta Venceu”, “Falta de Mim” e muito mais. Ludmilla é a primeira cantora negra da América Latina a alcançar 1 bilhão de streams somente no Spotify (hoje já ultrapassa os 7 bilhões). Os números da artista são superlativos: no Instagram, ela é seguida por mais de 30 milhões de fãs e no YouTube são mais de 8,9 milhões de inscritos em seu canal, onde soma a impressionante marca de mais de 4,1 bilhões de views. As vendas para a turnê Numanice #3 em Florianópolis estão disponíveis através do site da Sympla, na bilheteria do Music Park, com comissários autorizados, na rede de lojas Barão da Navalha ou na Enzo Milano, em Jurerê Internacional.
Mercadão – Durante viagens pelo Brasil, ou até mundo afora, é comum visitar e conhecer as histórias, tradições e culturas de cada cidade. E nessas descobertas um destino pode ser considerado senso comum entre os viajantes: os mercadões. E desde novembro de 2023 Florianópolis conta com um Mercadão na região continental. Com a proposta de oferecer tudo num só lugar, o Mercadão de Coqueiros reúne mais de 25 operações, incluindo uma unidade do Direto do Campo. Segundo a diretora do empreendimento, Dyanine Weiss Besen, o mix diversificado de gastronomias, serviços e lazer, tem o objetivo de facilitar a rotina de quem frequenta o espaço e busca resolver as necessidades do dia a dia num mesmo local. “Assim como nos tradicionais mercados das principais cidades do mundo, buscamos apresentar uma pluralidade de operações tanto que aqui é possível comprar hortifruti, comer um delicioso sanduíche de mortadela e tomar um caldo de cana, enquanto faz uma aposta na loteria ou deixa uma roupa pra lavar na lavanderia”, destaca. O empreendimento, que fica na Av. Engenheiro Max de Souza, 843, bem ao lado do Parque de Coqueiros, tem estacionamento gratuito, é petfriendly, e promove uma feira de artesanatos com artesãos do bairro e região continental. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 20h, e aos domingos e feriados, das 8h às 19h. Cada operação tem um horário específico de funcionamento.
Setembro Amarelo – Cuidar da saúde mental e não reforçar estigmas é o objetivo da campanha Setembro Amarelo, que ocorre durante este mês, tendo o dia 10 como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda! ”, que fomenta ações por todo o país. O número de suicídios no Brasil atinge cerca de 14 mil casos por ano, uma média diária de 38 pessoas que tiram a própria vida, de acordo com dados do Governo Federal. A maior parte dos casos, mais de 90%, estavam relacionados a transtornos mentais, principalmente depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Ainda assim, é preciso avaliar cada caso de forma individual. De acordo com a psicóloga Ana Paula Jacomino, a data reforça a importância da conscientização e um olhar bem cuidadoso sobre o suicídio, sem julgamentos e estigmatizações. Não se pode confundir a pessoa com seus atos, segundo a especialista. “Mas é uma pessoa que entendeu a morte como uma opção, tamanha era a dor que ela estava vivendo. Então, o suicídio, na verdade, ele não está relacionado só com depressão, com transtornos mentais, uso de drogas, essas coisas. Todos nós, seres humanos que sofremos e que temos angústias, em algum momento podemos não dar conta e cometer o suicídio, é uma linha bem tênue”, aponta a psicóloga, que completa que antes de julgar, é preciso olhar para dentro e se perguntar se, em momentos de angústia e dor, o suicídio nunca foi pensado como uma opção. Jacomino entende que não é recomendado somente pensar em suicídio de um modo geral, mas caso a caso, com suas particularidades. Em um momento em que a pessoa escolhe tirar a vida, o sentimento é de perda de sentido, ao contrário da força de manutenção que é constante em nossas rotinas. Todos possuem momentos negativos, rancor, raiva, tristeza, angústias e dores, que fazem parte da vida e permeiam a existência do ser humano. Validar essas percepções e acolher os sentimentos é essencial para que não haja uma violência contra si próprio. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontam que o suicídio é a segunda principal causa de mortes de adolescentes de 15 a 19 anos, o que acende um alerta adicional e reforça a necessidade de uma atenção especial nesta faixa etária. A psicóloga acredita que as situações precisam ser olhadas de forma específica, mas orienta os pais a darem limites e ensinando para os filhos, ainda que firmes, o que precisa ser feito. Somente assim, quando surgirem frustrações no futuro, as crianças e adolescentes poderão saber se adequar melhor às adversidades da vida.
Food Hall – Florianópolis ganha um novo espaço gastronômico e de convivência a partir desta sexta-feira (13). O Estação Santa Mônica que fica na Madre Benvenuta, principal avenida do bairro que dá nome ao empreendimento, promete movimentar a região com uma proposta que vai além da gastronomia. São 11 opções gastronômicas distribuídos em ambientes internos e ao ar livre, uma ampla área de espaço kids assinado pela Brincaland, além de escritórios e studios de moradia. Com capacidade para 520 pessoas, o ambiente oferece wi-fi gratuito de alta performance, estacionamento fácil, programação semanal de shows e transmissão de jogos em um telão de LED de alta resolução. Ainda no mês de setembro será inaugurada a Praça da Capivaras no terreno que fica ao lado do empreendimento e que foi adotado e revitalizado, reafirmando o comprometimento com a sustentabilidade e a integração social com comunidade do bairro. Entre as operações gastronômicas já confirmadas estão Fiesta Mexicana, Grotto Wine Bar, Tomato, Opoke, Nicolini Gelato, Juistreet, Cerveja 048, Contém Ovo, Green Island, Leban Comida Árabe, Confeitaria Chuvisco, e Brasilenha Steak Burger. Nos dois dias de pré-abertura, os sócios Claudio Silva, e os filhos Claudio, Caio e Caroline Forneroli receberam imprensa, formadores de opinião e convidados, que puderam degustar a experiência de boa comida, diversão e conforto. Mais informações: Instagram @estacaosantamonica
Lez a Lez – No próximo sábado, dia 21 de setembro, a Lez a Lez, marca de moda feminina da gigante têxtil Lunelli, lançará sua primeira coleção de roupas esportivas, a Lez a Lez MOVE, em um evento exclusivo no beach club Hike, na Praia Brava de Itajaí (SC). Com um conceito que une moda, fitness e wellness, a linha MOVE foi, segundo a marca, desenvolvida para mulheres modernas e ativas, “que buscam equilíbrio entre saúde e bem-estar sem abrir mão do estilo e conforto”, e tem como mote a inspiração do movimento como conexão e bem-estar. A programação do evento começa logo cedo, às 7h, com uma prática de alongamento e respiração guiada por Taiana Patricia, estilista da marca e também professora de yoga. Em seguida, Yochabel Vieira dos Santos, estilista responsável pela nova coleção, fará uma breve apresentação. A agenda segue com um aulão de funcional às 8h e um brunch às 9h. Para encerrar, às 9h30, haverá um aulão de beach tennis, destacando o estilo de vida ativo que a coleção MOVE promove. Além das atividades físicas, o evento contará com experiências diversas, degustação de shakes, shots e barras de proteínas, oferecidos pelos parceiros Banana Brasil, Ocean Drop, Alquimia e Saúde. O espaço do Hike será ambientado pela Lez a Lez, reforçando a parceria entre a marca e o beach club, firmada desde 2023. Influenciadoras de peso como Natasha Boratin, Aline De Assis, Marina Gomes Borges e Milena Calegari marcarão presença, juntamente com convidadas especiais, clientes e formadores de opinião. A expectativa é receber mais de 50 pessoas. O público terá acesso às novas peças tanto no e-commerce como também em todas as lojas físicas da Lez a Lez e multimarcas espalhadas por todo o país. Acompanhe mais em @lezalez.
Paul McCartney – Na tarde da terça-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) sediou uma reunião estratégica para organizar a vinda do cantor Paul McCartney a Florianópolis, com show marcado para o dia 19 de outubro de 2024, no estádio da Ressacada. A reunião contou com a presença de representantes de diversos órgãos de segurança, mobilidade urbana e a produção do evento, que trabalharão em conjunto para garantir a segurança e logística de um dos maiores eventos internacionais já realizados na capital catarinense. O Secretário de Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, reforçou a importância do planejamento detalhado para o sucesso do evento. “Essa reunião corresponde ao tamanho do artista que está sendo trazido à Florianópolis. E as pessoas podem ter certeza que estão na cidade mais segura do país, e as nossas forças de segurança estarão unificando o máximo de seus esforços”, afirmou Graff. Estiveram presentes no encontro o Secretário de Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff; o Coronel da Polícia Militar Emerson Fernandes, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da PM; o Cel. PM Dante da Costa Chierighini, Comandante do 1º CRPM; o Tenente-Coronel PM Rudinei Gonçalves, Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária; o Delegado de Polícia Gustavo Kremer, Gerente de Fiscalização, Jogos e Diversões; Marine Silva Floriano, Agente de Polícia Civil; o Ten Cel BM Zevir Anibal Cipriano Junior, Comandante da 1ª RBM; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Alessandro José Machado; o Perito Criminal Julio Freiberger Fernandes; a Delegada de Polícia Michele Alves Correa Rebelo, Diretora do PROCON; Maria Fernanda Martins, Gerente de Operações Rodoviárias; Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, da Secretaria de Segurança Municipal; o Comandante da Guarda Municipal Andrey de Souza Vieira; Zena Becker, Secretária de Turismo, Cultura e Esporte; Catiane Seif, Secretária Adjunta da Secretaria de Turismo do Estado; Paulo Fellin, produtor do show representando a 5.1 Planning e a Bonus Track, e Marion Souza, produtora local do show; Luciana Locatelli, produtora de eventos local; Gustavo Caleffi e Leandro Squadra, da empresa Squadra; Ricardo, representante da empresa ASSESSAR, responsável pela mobilidade do evento; e Aglaé de Oliveira, advogada responsável pela parte jurídica do show. O principal tema da reunião foi o plano de mobilidade urbana, apresentado pela empresa ASSESSAR, responsável pela logística de tráfego no evento. O plano inclui simulações de fluxo de veículos, estacionamento e transporte público para um público estimado de 30 mil pessoas, além de rotas específicas para veículos de emergência e transporte alternativo. “Nossa expectativa é receber cerca de 10 mil veículos, e estamos estudando o melhor formato para minimizar o impacto, principalmente na saída do show”, explicou Ricardo, representante da ASSESSAR. Uma importante ação do plano é estimular a venda online antecipada de vagas de estacionamento, distribuídas em diferentes áreas da cidade, com transporte de ônibus até o local do show. A medida visa reduzir o trânsito na região da Ressacada e garantir a fluidez no deslocamento do público. Durante a reunião, também foi abordada a criação de um centro de monitoramento na Ressacada para controlar todas as operações de segurança e logística em tempo real. A coordenação entre os órgãos de segurança será fundamental para garantir o sucesso do evento, que mobilizará equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. O Secretário Graff destacou que Santa Catarina é reconhecida como um dos estados mais seguros do país, o que reforça a confiança na capacidade de organização do evento. A expectativa é de que nas próximas semanas sejam divulgadas novas informações sobre itens com entrada permitida no evento, mapas de deslocamento e diretrizes sobre estacionamentos. O público poderá contar com materiais informativos em vídeo e mapa para facilitar o acesso ao local do show. Com a realização deste grande evento, Florianópolis reforça sua posição como destino para grandes espetáculos internacionais, em um esforço conjunto entre segurança, turismo e produção local. “Na cidade que abracei como minha casa, quero deixar um legado de grandes shows e espetáculos”, concluiu Paulo Fellin. O show de Paul McCartney em Florianópolis promete ser um marco para a cidade e para o estado de Santa Catarina, fortalecendo ainda mais sua imagem como um local seguro e acolhedor para turistas e grandes eventos culturais.
Solidariedade Literária – Após viver desilusões, se deparar com desafios, cometer erros e superar obstáculos, Inocêncio vence seus dragões externos e internos e torna-se um adulto consciente. É tempo de retornar ao lugar onde nasceu trazendo os tesouros adquiridos durante sua Jornada. Não se trata de ouro, prata ou pedras preciosas, mas tesouros de conhecimento e sabedoria que serão compartilhados com a comunidade, beneficiando a todos. Essa jornada em busca de si mesmo é o fio condutor de “Inocêncio e os Tesouros esquecidos” (Editora Selene, 141 páginas), novo livro do escritor Valdi Ercolani, de 85 anos. Ele lançará a obra no dia 1º de outubro (terça-feira), no Plaza 50 (Alameda Jaú, 297, Jardins), em São Paulo. É o quinto livro da carreira deste gaúcho que vive há décadas na capital paulista e ainda mantém fortes laços com a terra natal. Inspirado na Jornada do Herói mitológico, um modelo narrativo que encontra reflexão em diferentes épocas e culturas, o autor construiu uma saga de autodescoberta em que Inocêncio, o personagem principal, vivencia os cinco estágios de transformação e crescimento: a infância, a juventude, a maturidade, a maturidade profunda e a colheita. Com a maestria inconfundível dos autores experientes, Valdi Ercolani descreveu a Jornada com as palavras mais fiéis possíveis, a fim de tornar a história atraente aos novos leitores e ao seu público. “Para isso, usei a razão e a lógica como ferramentas. Não ofereço nenhuma religião nova, pois minha ‘religião’ é o universo, e o único objetivo dos meus livros, dirigidos aos corações humanos, é ensinar a pensar, a expandir consciências”, diz Valdi, que, além de escritor, já trabalhou muitos anos como publicitário e cineasta. Em tempos sombrios de desumanidades e renúncia ao juízo e ao pensamento, a quem se destina tanta reflexão que promete encantar e provocar novas indagações? Segundo o autor, aos pais que se preocupam com a felicidade dos seus filhos, aos professores e educadores que procuram formar cidadãos íntegros e amorosos ajustados à sua época, e aos jovens e adultos que estão buscando e ainda não acharam o seu caminho. Toda a renda da venda do livro obtida no lançamento da obra será destinada à campanha SOS Rio Grande do Sul para continuar ajudando as famílias atingidas pelo maior temporal da história do estado, que deixou um rastro de destruição, mortes e desabrigados em muitas cidades. Basta o interessado doar o valor de R$ 100,00s para a chave pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38) da conta SOS Rio Grande do Sul, apresentar o comprovante da doação na noite de lançamento e receber um livro autografado pelo escritor. O lançamento não é apenas uma celebração literária, mas também uma oportunidade para contribuir com uma causa nobre. “É uma troca”, diz Valdi Ercolani. “Por um lado, o leitor gasta R$ 100,00 e leva uma obra com uma visão de mundo adquirida durante 82 anos. Por outro, ajuda o recomeço da vida de famílias atingidas”.
Filme – O drama sobrenatural de realismo mágico que se passa no Brasil dos anos 60, o “Macumba: Folclore de Família”, gravado em Florianópolis no início de 2023, com atores e atrizes locais, será exibido na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura, no dia 19 de setembro, às 19h30. Após a sessão, haverá debate com o elenco, formado por Raquel Stüpp, Chico Caprario, Joana dos Santos e Zoê França Danielewicz. Escrito, produzido e dirigido pela catarinense Aline Andrade, o curta-metragem narra uma história baseada em conto da família da cineasta, que é de Içara, cidade localizada no Sul de Santa Catarina. A cultura catarinense se faz evidente com o enredo em torno de uma família católica de origem italiana com crenças e costumes típicos na década de 60 e o seu encontro com elementos da fé afro-brasileira de umbanda. O filme apresenta questões morais e religiosas através do ponto de vista de uma menina de 12 anos que recebe visitas da orixá Iansã e de Santa Bárbara – que ela descobre serem a mesma entidade. De acordo com Aline, a obra é um comentário sobre as similaridades de povos distintos que fazem da mesma área seu lar e tem como objetivo posicionar um espelho para auto-avaliação. “A semente da história foi a parte mais difícil de expressar: a menina tinha medo das surras que levava dos pais, e Iansã aparece com objetivo de confortá-la mas também fortalecê-la”, reflete Aline. Gravado em Florianópolis no início de 2023, o curta abriu o 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM, no mesmo ano em que foi produzido, e já foi reconhecido em diversos festivais como o New York Brazilian Film Festival, Hollywood Florida Film Festival, The Fantasy Film Festival (Paris), Los Angeles Children Film Festival, para citar alguns. De acordo com a roteirista e diretora, que vive e trabalha em Los Angeles e Hollywood (EUA), conforme ela foi escrevendo a história, ela pode se conectar mais com sua própria família. Assim, a expectativa é de que o público brasileiro siga pelo mesmo caminho de conexão. Pelo que ela já pode observar nas exibições nos EUA e na Europa, o público, em geral, tem muita curiosidade sobre a religião dos Orixás. “Fico observando a reação de quem está assistindo ao filme e eles sempre veem como novidade a religião afro-brasileira, é muito bacana perceber que também estou contribuindo para levar a cultura do Brasil a outros lugares”, observa Aline. A exibição do “Macumba: Folclore de Família” tem o apoio da Cinemateca Catarinense e da Fundação Catarinense de Cultura. A sessão é gratuita, mas como os lugares são limitados é necessário reservar os ingressos pela plataforma do Sympla.
Vaso&Cor – De cinza já bastam os dias nublados. Para o empresário Erivelto Fonseca foi, ao adicionar cor e leveza a uma indústria até então monocromática e pesada, que ele viu sua trajetória profissional tomar um rumo que o coloca como pioneiro na criação de vasos de fibra de vidro em grande escala no Brasil. Aos 15 anos, completados em 2024, a Vaso&Cor, sua empresa nascida no Sul de Santa Catarina, é a elite do mercado neste segmento. Atualmente, são 58 coleções disponíveis, e a cada ano novas soluções em cores, acabamentos e produtos são lançadas. Com atuação em todo o mercado nacional e presença crescente no mercado internacional, atende mais de seis mil profissionais de arquitetura e paisagismo por meio de e-commerce, atendimento direto e lojas físicas. O caminho, claro, não foi tão bonito quanto o desenho de um jardim. Filho de pais separados, o alagoano teve uma infância de pobreza, sempre em busca de espaço entre os irmãos e um desejo latente de melhorar de vida. Prestes a terminar os estudos na escola, aos 17 anos, viu em um tio, que abria uma fábrica de vasos de cimento – cinzas, portanto, uma oportunidade de trabalho e de juntar uma grana para o futuro. Algum tempo depois embarcou para Londres para encarar as dores de um imigrante distante de casa e, enfrentando muitas dificuldades no caminho. Com sua primeira filha a caminho, decidiu retornar ao Brasil, e escolheu Santa Catarina como nova morada. “Minha filha nasceu e a única coisa que eu realmente sabia fazer eram vasos. Liguei para o meu tio para pedir a permissão de abrir uma fábrica aqui. Ainda eram vasos de cimento, ou cinzas ou brancos, além de pesados. Com três anos, a Vaso&Cor faliu. “Mas eu não desisti”, relembra Erivelto que, depois deste revés, viu nos moldes de fibra de vidro o material que revolucionaria sua vida e a história da própria indústria. A partir deste momento, a empresa não parou mais de crescer e se destacar. Hoje, aos 43 anos, o fundador e CEO destina seu tempo para pensar nas estratégias e análises de dados da empresa, por exemplo, mas sem abdicar da posição de mente criativa na criação de novos designs. Para o futuro, ele vislumbra o aumento do portfólio da Vaso&Cor. “Eu não vejo só vasos, vejo soluções completas, programas que estreitam ainda mais as nossas parcerias, outros produtos, queremos ser fornecedores de um grande ecossistema”, finaliza.
A COLUNA DESEJA UM FINAL DE SEMANA ILUMINADO!