Definida a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense 2026

Os clubes que participarão da edição de 2026 do Campeonato Catarinense estiveram reunidos com a direção da FCF (Federação Catarinense de Futebol) na tarde desta segunda-feira, na Sede da entidade, onde aconteceu o Congresso Técnico que definiu a fórmula de disputa da competição.
O Figueirense foi representado pelo Diretor Executivo (Figueirense FC SAF), Rafael Franzoni, acompanhado pelo Gerente Executivo de Futebol, Daniel Kaminski.
O Estadual da próxima temporada iniciará no dia 07 de janeiro e terá o seu encerramento em 08 de março, com 12 datas. Com o novo formato, todos os clubes da elite jogarão entre 10 e 12 partidas no Catarinense 2026.
FÓRMULA DE DISPUTA
Os 12 clubes estarão divididos em duas chaves na primeira fase. Os times de um grupo jogarão contra as equipes da outra chave, ou seja, os duelos de etapa inicial serão de Grupo A x Grupo B, totalizando seis rodadas. Cada time jogará três partidas como mandante e outras três como visitante. Os quatro primeiros de cada chave avançarão às quartas de final e os dois últimos jogarão o quadrangular do descenso.
A divisão dos grupos foi feita de acordo com a colocação do Campeonato Catarinense 2025:
Grupo A: Avaí (1º Série A), Camboriú (2º Série B), Concórdia (10º Série A), Marcílio Dias (8º Série A), Brusque (6º Série A), e Joinville (4º Série A);
Grupo B: Chapecoense (2º Série A), Carlos Renaux (1º Série B), Barra FC (9º Série A), Figueirense (7º Série A), Criciúma (5º Série A) e Santa Catarina (3º Série A).
Os clubes entrarão em campo nas quartas de final, semifinal e final. Os duelos ocorrerão em partidas de ida e volta. Os dois finalistas garantirão vaga na Copa do Brasil e também na Copa Sul/Sudeste de 2027. Os dois clubes com melhor campanha, sem vagas garantidas em competições nacionais , irão se classificar para a Série D de 2027.