31 de janeiro de 2026
#Florianopolis #Saude

CEPON alerta para a importância da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero permanece como um importante desafio de saúde pública no Brasil, o que reforça a necessidade de ações contínuas de prevenção. Durante a campanha Janeiro Verde, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) destaca a vacinação contra o HPV como a principal estratégia para reduzir a incidência da doença, que está entre os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres brasileiras.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente entre as mulheres, excluídos os tumores de pele não melanoma. Em Santa Catarina, o impacto também é expressivo. Somente em 2025, o CEPON, unidade do Governo do Estado gerida pela FAHECE, realizou 1.758 atendimentos a pacientes diagnosticadas com a doença, evidenciando a importância do investimento em medidas preventivas.

De acordo com o diretor-geral do CEPON, Dr. Alvin Laemmel, o câncer do colo do útero é, em grande parte, evitável. “A vacinação contra o HPV representa um dos maiores avanços da saúde pública na prevenção desse tipo de câncer. Ao incentivarmos a imunização, especialmente entre crianças e adolescentes, estamos investindo no futuro e protegendo vidas. Como hospital público de referência em oncologia em Santa Catarina, o CEPON reforça seu compromisso com a promoção da informação, da prevenção e do acesso às políticas de saúde”, destaca.

A principal causa da doença é a infecção persistente por tipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV). Embora o organismo consiga eliminar o vírus na maioria dos casos, a infecção crônica pode evoluir para lesões precursoras e, posteriormente, para o câncer. Fatores como tabagismo, imunossupressão, múltiplos parceiros sexuais, ausência do uso de preservativos e presença de comorbidades aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

CEPON alerta para a importância da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer do colo do útero

Bela da Praia acontecerá no mês de