7 de outubro de 2025
#Brasil #Politica

Bolsonaro nega ter cogitado plano de golpe de Estado em depoimento ao STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro negou, nesta terça-feira (10), que tenha cogitado um golpe de Estado durante seu governo. A declaração foi dada em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que investiga uma suposta trama golpista após as eleições de 2022.

“Da minha parte, nunca se falou em golpe. Golpe é abominável”, afirmou Bolsonaro. Segundo ele, um golpe “seria fácil de começar”, mas o “afterday é imprevisível e danoso para todo mundo”.

A fala foi uma resposta direta às acusações feitas pelo tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens. Em delação, Cid afirmou que Bolsonaro teria participado da discussão de uma minuta de decreto golpista para justificar uma intervenção militar. O ex-presidente negou ter redigido ou alterado qualquer documento com esse objetivo. “Não procede o enxugamento. Não tem cabeçalho nem fecho”, declarou.

Durante a oitiva, Bolsonaro reforçou que sempre agiu dentro da Constituição e refutou qualquer tentativa de ruptura institucional. “Nunca tomei medidas contra a Constituição”, disse.

O interrogatório deve seguir até as 20h, com possibilidade de perguntas do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e das defesas dos demais acusados. Bolsonaro e mais sete investigados integram o chamado “núcleo 1” da denúncia apresentada pela PGR.

Com informações da Agência Brasil