21 de janeiro de 2026
#Destaques #Esportes

57ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina Veleiros da Ilha acontece neste sábado

A contagem regressiva começou: no dia 6 de dezembro de 2025, os barcos vão para a água para a largada da 57ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, uma realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. Considerada a maior e mais tradicional regata oceânica do Estado, o evento promete novamente reunir dezenas de embarcações e centenas de velejadores para o clássico desafio de circunavegar a Ilha de Santa Catarina, com largada às 10h, em frente à Sede Central.

A edição deste ano integra a 9ª etapa da Copa Veleiros de Oceano 2025, reforçando o peso técnico e a representatividade esportiva da competição, que atrai embarcações de diferentes cidades de Santa Catarina e também de outros estados do Sul do país.

Desafio histórico e percurso icônico

Os velejadores encaram um dos percursos mais emblemáticos da vela brasileira: largada defronte à sede central do ICSC, navegação em direção ao sul e contorno completo da Ilha por bombordo, até a chegada no trapiche do GBS, próximo ao Forte de Sant’Ana e à Ponte Hercílio Luz. Trata-se de uma prova de resistência, estratégia e leitura de vento, com mudanças significativas de condição ao longo do trajeto.

O Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina, Idelfonso Witoslawski Júnior, reforça a importância da regata no calendário náutico nacional: “A Volta à Ilha é um patrimônio esportivo de Santa Catarina. Nossa missão é seguir elevando o nível técnico, a segurança e a experiência dos velejadores, mostrando a força da vela catarinense.”

Com mais de meio século de história, a Volta à Ilha se consolida como uma celebração do mar, do esporte e da relação de Florianópolis com sua vocação náutica. É um evento que coloca a cidade no centro do calendário da vela brasileira e reforça a força das tradições que atravessam gerações.

57ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina Veleiros da Ilha acontece neste sábado

A coluna inicia dezembro com tudo e