img

Florianópolis, 25/04/2024




COMUNIDADE

Prefeitura de Florianópolis apresenta projeto da Praça Senhor Jesus dos Passos

Publicado em 02/07/2015


PMF
Prefeitura de Florianópolis apresenta projeto da Praça Senhor Jesus dos Passos



Com 1.940 m², nova área de lazer do Centro de Florianópolis retratará história do local e das tradições religiosas que se fundem com a colonização da ilha.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) tem planos para a Praça Senhor Jesus dos Passos. O projeto de revitalização do local, situado no Centro entre as ruas Bulcão Viana, José da Costa Moelmann e Silva Jardim, foi apresentado ontem, dia 02 de julho, no Auditório Engenheiro Osny Berreta do Imperial Hospital de Caridade (IHC).

Cesar Souza Júnior, prefeito de Florianópolis, Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), e Volnei Ivo Carlin, superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), juntamente com suas equipes técnicas, fizeram a apresentação do projeto aos membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos que participaram da reunião.

O projeto de revitalização está aprovado, e além de aprimorar o desenho urbano da região, presta uma homenagem a memória cultural e religiosa do povo catarinense e a história da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que celebra 250 anos de fundação em 2015.

Na praça será instalado um monumento em homenagem ao Irmão Joaquim do Livramento, que dedicou sua vida à construção do Imperial Hospital de Caridade, obras de caridade e a criação de Santas Casas de Misericórdia em várias cidades brasileiras.

A PMF busca parcerias para realizar a obra, que após a obtenção de recursos poderá ficar pronta em até cinco meses.

Sobre o projeto

Com 1.940 m², a Praça Senhor Jesus dos Passos será uma nova área de lazer do Centro de Florianópolis, retratando a história do aterro do local e das tradições religiosas que se fundem com a colonização da ilha.

O projeto de revitalização foi construído com respaldo de uma pesquisa histórica, que buscou ressaltar ainda mais a importância da localidade para a história da cidade, bem como perpetuar as histórias do Irmão Joaquim do Livramento e do Senhor Jesus dos Passos.

Para tanto, foram determinadas referências conceituais que ajudarão a inserir a população na história que norteou o projeto. O chafariz, que ficará no centro da praça, representará a água que predominava no local antes do aterro. Dois mosaicos farão menção à religiosidade, retratando as procissões de Corpus Christi e Senhor dos Passos. Um deles, emborrachado e produzido com pneu reciclado, se estenderá da praça até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, representando os tradicionais tapetes de Corpus Christi. No chão da praça, palavras inscritas traduzirão a vida e obra do Irmão Joaquim do Livramento.

O percurso da Praça Senhor Jesus dos Passos se manterá igual ao que os pedestres costumam fazer na área atualmente. A proposta é que o passeio seja inserido como elemento indutor de circulação e estar, possibilitando a passagem e a permanência de pessoas nos diversos ambientes propostos.

Com relação ao paisagismo, a vegetação e a arte pública serão cenários de contemplação e vivência, tendo como base as cores verde e lilás intenso - que simbolizam o Senhor Jesus dos Passos.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade