img

Florianópolis, 23/04/2024




ESPORTES

Atleta de São José embarca para participar do Campeonato Mundial de Taekwond Songahm

Publicado em 02/07/2015


Daniel Pereira
Atleta de São José embarca para participar do Campeonato Mundial de Taekwond Songahm



Nesta sexta-feira (3), a atleta Sônia Cabral embarca para Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos. A Prefeitura de São José está apoiando a viagem da atleta.

A atual campeã brasileira de taekwond songahm Sônia Cabral se prepara para enfrentar um dos maiores desafios da sua carreira: seu primeiro campeonato mundial. Nesta sexta-feira (3), ela embarca para Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos, onde a competição ocorre de 8 a 10 de julho. Moradora de São José, a atleta é faixa preta 1° Dan e representará a cidade nas competições da categoria feminina de 19 a 29 anos. Apesar de não esconder a ansiedade, ela está bastante preparada com uma rotina de treinos e condicionamento físico.

Sônia conta que sua história no esporte começou aos quatro anos. A mãe tentou fazer da filha uma bailarina de sucesso, mas foi surpreendida pela garota quando a encontrou nas aulas de arte marcial que o irmão participava. “Um belo dia eu sumi das aulas de ballet. Depois disso, o tatame me ganhou”, lembra. O irmão, oito anos mais velho, também continuou no esporte. “Meus pais sempre nos incentivaram e acompanharam nos treinos e competições”, afirma.

Diferente do taekwond olímpico, o taekwond songahm tem uma preocupação maior com o equilíbrio entre corpo e mente. Movimentos pontuais, utilização de armas orientais e luta sem excesso de contato são alguns pontos principais. “O nosso foco é a velocidade e a qualidade técnica. Por isso, para marcar ponto, não é necessário ter somente força”, explica Sônia, que dá aulas para crianças e adultos em uma academia.

Ela acredita que o carinho de familiares e amigos é a sua maior motivação para a competição. “Esse é o meu maio amuleto”, destaca, ao lembrar que esta é a sua primeira viagem internacional e a competição é o evento mais esperado da modalidade. Para se preparar, ela treina constantemente. Além da musculação, a parte técnica é bastante explorada com o instrutor Rodrigo da Rocha. Algumas vezes, ela vai até Curitiba para treinar com o mestre Ademar Andrade, profissional que formou mais campeões no Brasil.

A Prefeitura de São José está apoiando a viagem da atleta. “É importante para divulgar o esporte na cidade e, quem sabe, começarmos a estruturar algum projeto com crianças e jovens para os próximos anos”, assinala a superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Andréa Grando.

É possível iniciar no esporte a partir dos três anos de idade. Durante as aulas, os alunos aprendem a ter disciplina, responsabilidade, lealdade. Para as crianças, por exemplo, treinar a lateralidade, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Durante as aulas, todos os movimentos feitos de um lado, eles são repetidos do outro. Alternado entre direita e esquerda.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade