Publicado em 20/02/2024
A iniciativa irá selecionar quatro bandas catarinenses, sendo duas da região oeste ou serrana, e duas representantes de outras regiões do Estado, para se apresentarem ao vivo no palco da 7º edição do Festival.
Podem inscrever-se artistas residentes no estado de Santa Catarina, preenchendo o formulário através do site www.magnoliafestival.com.br na aba “Inscreva-se aqui” . Para efetuar e validar a inscrição é preciso responder todos os itens solicitados no formulário, incluindo dados cadastrais, informações técnicas, assim como opções em links de acesso à produção musical. O regulamento completo pode ser acessado em https://magnoliafestival.com.br/aberto-edital-de-selecao-para-o-magnolia-festival-2024/ .
“Um dos objetivos do Magnólia é potencializar a produção musical da nossa região e do Estado, abrindo as portas para artistas, trazendo visibilidade e inserindo o seu trabalho no mercado musical. Acompanhamos atentos às produções do cenário musical catarinense e sabemos da qualidade dos trabalhos que estão sendo produzidos no Estado. Por isso, pensamos em um espaço especial no Festival, que abrace artistas locais e de outras mesorregiões”, pontua Ana Laura Diaz idealizadora do Magnólia Festival.
A escolha dos trabalhos levará em consideração critérios como criação musical autoral, qualidade técnica e estética, singularidade e criatividade do produto musical, viabilidade, entre outros. Os quatro selecionados pela curadoria irão concorrer ao Prêmio “Novas Potências Magnólia Festival 2024”, que selecionará os dois melhores shows apresentados no palco no Magnólia. A escolha será feita por uma banca formada por três programadores de festivais, levando também em consideração o voto dos produtores e do público que compareceu ao evento. A premiação prevê valor em dinheiro e troféu, além de abertura e visibilidade junto a produtores de outros festivais brasileiros.
Economia criativa
O Magnólia Festival nasceu em 2017 com o objetivo central de inserir o interior de Santa Catarina na rota de grandes shows da nova música brasileira, que antes só poderiam ser acessados nas capitais. Além de pensar na difusão da música, o projeto trabalha com diferentes formações abordando temáticas do mercado musical com a intenção de preparar os profissionais e movimentar a economia local.
Ao longo dos anos o Magnólia tornou-se um dos maiores festivais de música do Estado. Idealizado por produtores culturais de Chapecó/SC, o projeto contempla a comunidade regional e movimenta a economia criativa do oeste catarinense. Sua última edição gerou cerca de 100 vagas diretas de trabalho, além de reflexos em setores como alimentação, turismo, gastronomia, transporte, comunicação, serviços gerais, entre outros. Em sua 6° edição o Magnólia trouxe para Chapecó um público vindo de 60 municípios de 5 estados brasileiros.
A edição de 2024 foi selecionada pela Lei Paulo Gustavo SC/2023 através da Fundação Catarinense de Cultura. Novas informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do projeto.
Enzo Hoffmann |
Enzo Hoffmann |