img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Artista plástico paulistano Camilo Silva apresenta exposição em Florianópolis

Publicado em 21/06/2022


Artista plástico paulistano Camilo Silva apresenta exposição em Florianópolis



Artista plástico paulistano de Presidente Prudente, radicado em Florianópolis desde 1992, realiza sua segunda exposição na capital, reunindo gravuras e pinturas produzidas nos últimos dois anos

Nos dias 22 e 23 de junho, próximas quarta e quinta-feira, o artista plástico e agitador cultural Camilo Silva promove sua segunda exposição em Florianópolis. “Aqui. Agora. Grato.” reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica criadas nos últimos dois anos. A exposição estará aberta ao público na rua Anitta Garibaldi, 246, das 18h às 22h, com entrada gratuita.

 

Camilo Silva

 

Com 35 anos, esta é a segunda exposição do artista em Florianópolis. Nascido na cidade paulistana de Presidente Prudente, e morador da ilha desde 1992, quando mudou-se com seus pais. Apesar de não ser de família de pais artistas, desde pequeno aprecia arte e acompanha o trabalho do irmão, o também artista plástico Pedro Silva (atualmente residente em Nova Iorque)

 

Camilo iniciou várias faculdades. Mesmo nos cursos de publicidade, design, relações públicas e psicologia, sentia que sua criatividade era podada. Nesta época, ainda não desenhava nem pintava, e o seu negócio era criar objetos com os garimpos que fazia. Ainda não se via como um artista, e se apoderar disso era um obstáculo interno.

 

Em 2018, Camilo Silva criou esculturas com peças descartadas numa empresa de ônibus. As obras foram soldadas, pintadas com verniz automotivo e mostravam novas prespectivas para o uso da matéria. “Mecanisbus” apresentava o mundo em vários lados, diversas versões e infinitas possibilidades. A partir daqui, Camilo se viu no palco, aceito e descoberto como artista, e esse era o seu lugar e o seu trabalho.

 

No ano seguinte, abriu o Atelier 389, no Baixo Centro, e junto com seus primos promoveu uma revolução na região, movimentando a cena artística da capital. Criador do movimento de conscientização Bituca é Lixo, Camilo Silva é também um agitador cultural.

 

Desde o início da pandemia, o artista começou a trabalhar com tinta nanquim e fez uma série de gravuras. Os elogios, o reconhecimento e as encomendas nutriram o processo criativo, o levando à produção das peças que, reunidas, formam a exposição de 2022: “Aqui. Agora. Grato.”

 

Aqui. Agora. Grato.

A mostra reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica nas quais o artista explora de forma irreverente as múltiplas possibilidades das formas orgânicas com inusitado senso de cor e espaço.

 

Suas telas emitem uma vibração muito particular, repletas de profundidade e intensidade, que levam a diversas leituras, permitindo ao espectador concluir, a partir do seu próprio olhar, os caminhos propostos por cada obra.

 

São criações experimentais, dinâmicas e, acima de tudo, intuitivas, que dialogam entre si e estabelecem laços, criando conexões entre a obra e quem as vê. Um complexo emaranhado que transcorre e transborda com clareza de contornos e rigor absoluto com a estética privilegiada do artista

 

Serviço:

Exposição: Aqui. Agora. Grato.

Artista: Camilo Silva

Data: 22 e 23 de junho – quarta e quinta-feira

Horário: das 18h às

Endereço: Anitta Garibaldi, 246, no Centro de Florianópolis

Entrada gratuita

Mais informações pelo 48 99982 5405



Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade