img

VARIEDADES

Segunda edição estadual do Enchefs está com inscrições abertas até 27 de maio em Santa Catarina

Publicado em 24/05/2022

Segunda edição estadual do Enchefs está com inscrições abertas até 27 de maio em Santa Catarina

Santa Catarina realizará, pela segunda vez, a etapa estadual do Festival Enchefs, evento que indica representantes para o prêmio nacional Dólmã ? o Oscar da gastronomia brasileira.


A edição catarinense é uma iniciativa da Embaixadora do Festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora da edição de 2019 e participante da primeira edição do reality “Mestre do Sabor”.

O prêmio Dólmã está na sua 8ª edição e as disputas em Santa Catarina contarão com eliminatórias regionais nas unidades do Senac de Florianópolis, Joinville, Concórdia, Blumenau e Criciúma, entre os dias 6 e 14 de junho. Este ano, serão contempladas as categorias profissional para cozinha, com duas vagas, e profissional de coquetelaria, com uma posição. 

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site: https://www.janeteborges.com.br/enchefs-sc, até o dia 27 de maio, com valor de R$38,50. A etapa estadual, com os finalistas da regional, ocorrerá dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis. Já a final nacional será em Macapá (AP), no mês de agosto. 

 "O Festival Enchefs é uma oportunidade única de vivenciar o melhor da gastronomia catarinense. Como Embaixadora e organizadora da etapa estadual tenho muito orgulho de dizer que nossos profissionais – tanto de cozinha quanto de coquetelaria, estão entre os melhores do país. O objetivo do Festival vai muito além de trazer um prato para disputa. Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores do nosso estado e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais.”, afirma Janete.

Um dos critérios de avaliação é a relevância regional que o prato ou o coquetel tem para Santa Catarina. "Trabalhar a regionalidade de Santa Catarina em um prato ou um coquetel, é valorizar a nossa biodiversidade, os saberes e fazeres locais, respeitar a sazonalidade do ingrediente, conhecer quem produz e como produz o que consumimos e buscar aí, nesses conhecimentos, a inspiração para as receitas. É trazer "ao palco” ingredientes e produtos locais esquecidos, pouco conhecidos ou em risco de desaparecer e mostrar que ali tem valor, que ali tem outras formas de se utilizar e consumir. Tudo isso faz parte de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo que pode ter a gastronomia como um dos elementos estratégicos para a mudança”, analisa Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais do Senac SC, responsável pelo Observatório da Gastronomia.
 
Além de ser sede das etapas regionais e estadual, o Senac Santa Catarina é o maior apoiador do evento e traz a expertise dos profissionais para auxiliar nas competições. "Este evento é de grande relevância, pois estamos associando a marca Senac com o evento mais importante da gastronomia nacional, e por meio dele, temos a oportunidade de mostrar nossa expertise e profissionalismo.

Os competidores do Festival Enchefs/SC representam alguns dos melhores profissionais do nosso estado. Os critérios de avaliação foram inspirados nas Competições Senac, que valem vaga para World Skills, uma das maiores competições de educação profissional do mundo. Além disso, o comitê avaliador possui grande competência técnica para atender esta demanda”, pontua Felipe Martins, Analista Educacional de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Senac SC. 

Além do Senac SC, são apoiadores: Observatório da Gastronomia SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Convention e Visitor Bureau de Florianópolis e Sebrae.





Prefeitura de Florianópolis inicia planos de manejo de sete unidades de conservação

12/08 | Geral
De acordo com o secretário Fábio Braga, a medida é fundamental para resguardar o meio ambiente e assegurar a gestão efetiva dos espaços protegidos. 

Palco Bosque 55 destaca artistas da cena local na programação do Floripa Eco Festival

12/08 | Variedades
A cena cultural de Florianópolis nunca esteve tão forte como nos últimos anos. Artistas de diversos estilos, com diferentes influências e formas de manifestação, conquistaram espaço e, hoje, despontam em plataformas digitais e lotam shows pela cidade.

Histórias das antiprincesas Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra no Domingo com Teatro desta semana

12/08 | Cultura
O projeto direcionado ao público infantil acontece todos os domingos no Villa Romana Shopping em Florianópolis, com entrada gratuita

Feira Viva a Cidade realiza edição especial para o Dia dos Pais

12/08 | Diversao
Realizada semanalmente, a Feira Viva a Cidade promovida pela CDL de Florianópolis, por meio do Núcleo do Centro Histórico, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, recebe edição especial em comemoração ao Dia dos Pais, comemorado no dia 14 de agosto.

Adria Santos inaugura instituto que promove esporte e cidadania

10/08 | Comunidade
Projeto da velocista e maior atleta paralímpica brasileira ensinará atletismo gratuitamente às crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Joinville

Confira a atualização da situação das chuvas em Florianópolis

10/08 | Cidades
A Prefeitura de Florianópolis atualiza a população sobre a situação na cidade por conta das fortes chuvas e ventos registrados na Capital desde a noite desta terça-feira (9) e durante o dia de hoje. 

Defesa Civil atualiza situação das chuvas em Santa Catarina

10/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina atualiza a situação das chuvas que caem no estado desde a última segunda-feira, 8.

Personalizados com importados gourmet são opções de presentes para o Dia dos Pais

10/08 | Comunidade
Massas importadas, rótulos de vinhos, destilados e cervejas especiais escolhidos e harmonizados por sommelière compõem algumas das opções de presenteáveis elaborados pelo Hippo para o Dia dos Pais. Especialistas da Rede criaram várias opções de cestas gourmets que podem combinar com diferentes perfis de pais.

Defesa Civil de SC recomenda à população que evite sair de casa sem necessidade

10/08 | Geral
A passagem de um ciclone extratropical provoca chuva intensa e ventos fortes em grande parte do Estado nesta quarta-feira, 10. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda à população que evite sair de casa, salvo em caso de necessidade, e que notifique os órgãos responsáveis sobre qualquer ocorrência.

CDL de Florianópolis e Polícia Militar lançam campanha de Segurança no Comércio

10/08 | Geral
Lançamento aconteceu na noite desta terça-feira, (9), na reunião do Conselho Deliberativo

Ciclone afasta-se de Santa Catarina no fim de quinta-feira

10/08 | Geral
Tempo permanece instável com chuva em SC e maiores volumes do centro ao leste do Estado, com chuva mais persistente e forte no Litoral e Vale do Itajaí até a tarde (Aviso de chuva). No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste

Abrigo emergencial vai atender pessoas em situação de rua a partir de quarta (10) em São José

10/08 | Cidades
A Defesa Civil de São José emitiu alerta para o volume da chuva e ventos intensos nesta semana.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade