Florianópolis, 18/04/2024
Publicado em 13/05/2022
A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal e patrimônio dos catarinenses e do Brasil, completa 96 anos nesta sexta-feira, 13. Para comemorar a data, às 10h30 começa uma programação especial. Quem passar pela cabeceira insular da estrutura poderá conferir o espetáculo da Camerata Florianópolis Tributo à Música Popular Brasileira, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca.
A construção do primeiro elo entre a Ilha de Santa Catarina e o continente foi um marco histórico para os catarinenses e para os brasileiros. A obra, que durou quatro anos, contou com material importado dos Estados Unidos e tecnologia de ponta. Tratava-se da maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal no mundo.
A Ponte Hercílio Luz, em estilo Art Déco e com 821 metros de extensão, é a maior e única ponte pênsil do mundo que usa o apoio de barras de olhal. Estas, são enormes estruturas de aço fundido que travam a ponte com a ajuda de eixos rígidos.
Além de garantirem a segurança, o visual que as barras proporcionam é um espetáculo, já que lembram elos de uma corrente de bicicleta. Delicadeza e brutalismo em uma arquitetura só.
Para erguer a obra, o Brasil não tinha indústrias suficientes que fabricavam aço na proporção e volume que a Ponte Hercílio luz exigia, na época. Por isso, foi preciso importar os materiais dos Estados Unidos, que resistem até hoje à ação do tempo.
A Ponte Hercílio Luz funcionou de 1926 a 1991, quando, por motivos de falta de manutenção e adequação à época, foi interditada. O que fez com que a ponte pênsil ficasse inutilizada durante mais de 20 anos — com um respiro só em 1997, ano em que a Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Artístico e Arquitetônico do Brasil.
Fatores como o salitre (produto da ação corrosiva do mar), aumento da capacidade para além do planejado na inauguração e falta de manutenção culminaram na primeira interdição, em 1982 (houve reabertura parcial em 1988 e total em 1990) e na segunda, em 1992 (que durou até a reabertura de 2019).
Para que fosse devolvida à comunidade, a Velha Senhora passou pela maior e mais complexa obra de recuperação da história de Santa Catarina. Na semana de sua reabertura, a Velha Senhora serviu de palco cultural e recebeu mais de 1 milhão de pessoas.
A história da Ponte Hercílio Luz começa em 1922. O projeto, que é ousado até hoje, foi realizado para ligar a, até então, isolada ilha de Santa Catarina ao continente. Além disso, abrir um canal para o tráfego de carros e pedestres e, à época, charretes.
As curiosidades dessa obra magnífica começam pelo seu nome. Quando projetada, a Ponte Hercílio Luz, na verdade, tinha o nome de Ponte da Independência. Porém, em 1924, dois anos antes de a ponte ser concluída, o governador de Florianópolis, engenheiro e idealizador da obra, Hercílio Luz, faleceu de câncer de estômago. Por esse motivo, e pelo simbolismo que a ponte carrega da concepção de Hercílio, a ponte foi rebatizada com seu nome.
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