img

Florianópolis, 18/04/2024




GERAL

Ponte Hercílio Luz completa 96 anos neste dia 13 de maio

Publicado em 13/05/2022


Paulo Luís Cordeiro
Ponte Hercílio Luz completa 96 anos neste dia 13 de maio



A Ponte Hercílio Luz foi reaberta ao público em dezembro de 2019.



Por: Paulo Luis Cordeiro

A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal e patrimônio dos catarinenses e do Brasil, completa 96 anos nesta sexta-feira, 13. Para comemorar a data, às 10h30 começa uma programação especial. Quem passar pela cabeceira insular da estrutura poderá conferir o espetáculo da Camerata Florianópolis Tributo à Música Popular Brasileira, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca. 

Trânsito no entorno da Ponte Hercílio Luz sofrerá alterações nesta sexta-feira

Histórico resumido da ponte

  • 1922 - Iniciam-se as obras para a construção da Ponte Independência, a primeira ligação entre a ilha e o continente.
  • 1926 - É inaugurada a ponte Hercílio Luz. Ela ganhou este nome em homenagem ao então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, responsável pela construção da ponte. 
  • 1982 - Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz é interditada totalmente.
  • 1988 - A ponte é reaberta parcialmente (somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal).
  • 1991 - Interdição total - A ponte é novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. O piso asfáltico do vão central é retirado, aliviando 400 toneladas de peso. A interdição dura até 2019.
  • 2019 - Reencontro com os catarinenses - No dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.

Sobre a construção da Ponte

A construção do primeiro elo entre a Ilha de Santa Catarina e o continente foi um marco histórico para os catarinenses e para os brasileiros. A obra, que durou quatro anos, contou com material importado dos Estados Unidos e tecnologia de ponta. Tratava-se da maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal no mundo.

A Ponte Hercílio Luz, em estilo Art Déco e com 821 metros de extensão, é a maior e única ponte pênsil do mundo que usa o apoio de barras de olhal. Estas, são enormes estruturas de aço fundido que travam a ponte com a ajuda de eixos rígidos.

Além de garantirem a segurança, o visual que as barras proporcionam é um espetáculo, já que lembram elos de uma corrente de bicicleta. Delicadeza e brutalismo em uma arquitetura só.

Para erguer a obra, o Brasil não tinha indústrias suficientes que fabricavam aço na proporção e volume que a Ponte Hercílio luz exigia, na época. Por isso, foi preciso importar os materiais dos Estados Unidos, que resistem até hoje à ação do tempo.

A Ponte Hercílio Luz funcionou de 1926 a 1991, quando, por motivos de falta de manutenção e adequação à época, foi interditada. O que fez com que a ponte pênsil ficasse inutilizada durante mais de 20 anos — com um respiro só em 1997, ano em que a Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Artístico e Arquitetônico do Brasil.

Fatores como o salitre (produto da ação corrosiva do mar), aumento da capacidade para além do planejado na inauguração e falta de manutenção culminaram na primeira interdição, em 1982 (houve reabertura parcial em 1988 e total em 1990) e na segunda, em 1992 (que durou até a reabertura de 2019).

Para que fosse devolvida à comunidade, a Velha Senhora passou pela maior e mais complexa obra de recuperação da história de Santa Catarina. Na semana de sua reabertura, a Velha Senhora serviu de palco cultural e recebeu mais de 1 milhão de pessoas.

Um pouco sobre o projeto da Ponte Hercílio Luz

A história da Ponte Hercílio Luz começa em 1922. O projeto, que é ousado até hoje, foi realizado para ligar a, até então, isolada ilha de Santa Catarina ao continente. Além disso, abrir um canal para o tráfego de carros e pedestres e, à época, charretes.

As curiosidades dessa obra magnífica começam pelo seu nome. Quando projetada, a Ponte Hercílio Luz, na verdade, tinha o nome de Ponte da Independência. Porém, em 1924, dois anos antes de a ponte ser concluída, o governador de Florianópolis, engenheiro e idealizador da obra, Hercílio Luz, faleceu de câncer de estômago. Por esse motivo, e pelo simbolismo que a ponte carrega da concepção de Hercílio, a ponte foi rebatizada com seu nome.



Ponte Hercílio Luz completa 96 anos neste dia 13 de maio




Ponte Hercílio Luz completa 96 anos neste dia 13 de maio




Com informações de SECOM/SC








Shopping












Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade