img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Epagri lança publicação de educação financeira para pescadores artesanais

Publicado em 12/05/2022


Nilson Teixeira / Epagri
Epagri lança publicação de educação financeira para pescadores artesanais



O material busca dar mais independência para esta população, com ênfase em controle de produção, custos da pescaria, mão de obra e depreciação dos equipamentos.

“Os conhecimentos apresentados neste Boletim Didático são alguns dos itens de educação financeira que entendemos ser essenciais aos pescadores artesanais, em especial às mulheres que em grande maioria exercem a administração dos recursos financeiros da atividade”, descreve Naiara Sampaio Silva, extensionista rural da Epagri em Itajaí e autora da obra.

O Boletim traz histórias e diálogos, relatando a realidade vivenciada por uma família de pescadores em relação aos principais conceitos financeiros e problemáticas do dia a dia. Possui ainda exercícios para serem resolvidos com os pescadores, podendo-se utilizar dados da própria família, além de auxiliar na apropriação de definições e conceitos financeiros.

Unidades

O conteúdo está organizado em três unidades que vão ajudar os pescadores e pescadoras a reconhecer e listar todos os equipamentos utilizados na pescaria, ter uma noção de durabilidade e valor atual dos equipamentos, entender o que é e calcular a depreciação dos equipamentos. Também são repassadas informações sobre registros da produção e receita bruta, com objetivo de fazer com que o usuário adquira o hábito de anotar em planilhas a produção semanal por espécie e o preço de venda, compreenda e calcule a receita bruta obtida.

Na unidade três o leitor vai aprender conceitos de custos, margem bruta e receita líquida. Aqui ele deve compreender a importância dos custos fixos, variáveis e saber diferenciá-los, calcular a receita líquida, conseguir diferenciar receitas líquida e bruta e entender o que é margem bruta e a importância dela para a pescaria









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade