img

Florianópolis, 19/04/2024




ECONOMIA

Procon de Florianópolis autua iFood e solicita retirada imediata da opção de pedido mínimo no aplicativo

Publicado em 10/05/2022


Procon de Florianópolis autua iFood e solicita retirada imediata da opção de pedido mínimo no aplicativo



Prática é considerada como venda casada, que viola o Código Defesa do Consumidor. Empresa tem 20 dias para responder a notificação

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Procon Municipal), emitiu um auto de infração contra o iFood, nesta terça-feira (10), por conta da imposição de pedidos com valor mínimo nas compras realizadas junto a fornecedores cadastrados na plataforma. A empresa tem até 20 dias para prestar os devidos esclarecimentos.

Em junho do ano passado, o Procon de Florianópolis já havia notificado o iFood para prestar esclarecimentos sobre a prática do pedido mínimo, porém não obteve resposta. Em setembro, o órgão solicitou novamente as informações e a empresa também não se pronunciou. 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, uma empresa não pode prejudicar a liberdade de escolha do consumidor decorrente do condicionamento, subordinação e vinculação da aquisição de outro produto, quando o propósito do consumidor é, unicamente, o de obter o produto ou serviço principal.

"Isso que acontece no aplicativo é o que chamamos de 'venda casada'. A prática força o consumidor a adquirir um ou mais itens perante o mesmo fornecedor, para conseguir concluir o seu objetivo inicial. Por isso, após diversas tentativas, estamos emitindo um auto de infração para que, caso novamente não haja resposta, possamos penalizar a empresa", explicou o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Miltinho Barcelos.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade