img

Florianópolis, 23/04/2024




CULTURA

Deborah Colker volta a Florianópolis com seu mais recente trabalho

Publicado em 05/03/2022


Divulgação
Deborah Colker volta a Florianópolis com seu mais recente trabalho



 A apresentação vai contar com audiodescrição para deficientes visuais.

Deborah Colker volta a Florianópolis com seu mais recente trabalho, o espetáculo "Cura", nos dias 26 e 27 de março de 2022 (sábado e domingo), às 21h e às 19h, Teatro do CIC.

Nos últimos anos, Deborah dedicou seu tempo a buscar uma cura. No caso, uma solução para a doença genética que seu neto tem, a epidermólise bolhosa. Dessa angústia pessoal nasceu o novo trabalho da Cia. Deborah Colker, um espetáculo que vai muito além do aspecto autobiográfico. “Cura” trata de ciência, fé, da luta para superar e aceitar nossos limites, do enfrentamento da discriminação e do preconceito. A dramaturgia é do rabino Nilton Bonder e a trilha original é de Carlinhos Brown.

O espetáculo estreou em 6 de outubro de 2021, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e passou por nove cidades, com um total de 48 apresentações, e um público total de 50.000. Já a turnê 2022, teve estreia no dia 27 de janeiro, no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro. 

Cia. Deborah Colker - Espetáculo “Cura”

A coreógrafa concebeu o projeto em 2017, mas foi no ano seguinte, com a morte de Stephen Hawking, que encontrou o conceito. Embora acometido por uma doença degenerativa, a ELA (Esclerose lateral amiotrófica), o cientista britânico viveu até os 76 anos e se tornou um dos nomes mais importantes da história da física. Deborah percebeu que há outras formas de cura além das que a medicina possibilita. – Quando foi diagnosticado, os médicos deram a Hawking três anos de vida. Ele viveu mais 50, criativos e iluminados. Entendi o que é a cura do que não tem cura – conta.

A estreia aconteceria em Londres em 2020, mas a pandemia não permitiu. O adiamento deu ao espetáculo mais um ano de pesquisas, transformações e reflexões. – A pandemia me fez ter certeza de que não era apenas da doença física que eu queria falar. A cura que eu quero não se dá com vacina – afirma.

Há dores mostradas no palco, mas há esperança no final. Ela diz que procurou preservar a alegria necessária à vida. Um ingrediente para isso foi a semana que passou em Moçambique durante a preparação, quando conheceu pessoas que não perdiam a vontade de viver, apesar das muitas dificuldades. 

O espetáculo apresenta todos os recursos imunitários e humanitários em aliança pela cura. A ciência, a fé, a solidariedade e a ancestralidade são o coquetel de cura do que não tem cura. Concebido antes desta pandemia, o título não é um “conceito”, mas um grito! – afirma Bonder.

Companheiro de Deborah em toda a trajetória, o cenógrafo e diretor de arte Gringo Cardia é outro que destaca a importância de “Cura” para a artista. – Ela era toda ciência. Passou por um crescimento espiritual. Foi conversar com Deus neste espetáculo – afirma.

O iluminador Maneco Quinderé, que só havia trabalhado com a companhia em “Vulcão” (1994), também criou uma luz fragmentada, como sugerem as ideias de “Cura”. O final tem brilho, indicando renascimento. – Cada segmento tem suas características, e eles formam um caleidoscópio – diz ele.

Cura - Cia. Deborah Colker em Florianópolis

Quando: 26 e 27 de março

Hora: 21h no dia 26 de março e 19h no dia 27 de março

Onde? Teatro do CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianopolis / SC

Informações: (48) 3664-2628

Duração: 1h15min (sem intervalo)

Classificação: Livre

”Conforme Decreto Municipal, será exigido a apresentação do Passaporte Vacinal, e uso de máscara, para ingresso e permanência no evento."









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade